Sobre o curso:
Coordenação do Curso:
Unidade de Bauru: Profa. Ma. Alessa Berretini da Silva Rodrigues
Contatos:
Matriz Curricular
| 1º | Ciência das Engenharias |
| Empreendedorismo | |
| Gestão Ambiental e Sustentabilidade | |
| Gestão de Marketing | |
| Gestão Empresarial e Liderança | |
| Matemática Computacional | |
| Tecnologia da Informação | |
| 2º | Álgorítmos e Programação |
| Cálculo I | |
| Comunicação Empresarial | |
| Física Aplicada I | |
| Química Geral | |
| Redes de Operações | |
| 3º | Algebra Linear |
| Cálculo II | |
| Estatística Aplicada | |
| Física Aplicada II | |
| Linguagem de Programação | |
| Química Tecnológica | |
| 4º | Custos de Produção |
| Engenharia de Métodos e Processos | |
| Estatística Inferencial | |
| Física Aplicada III | |
| Gestão da Produção e Operações | |
| Gestão e Desenvolvimento de Projetos | |
| Logística e Cadeia de Suprimentos | |
| 5º | Ciência e Tecnologia dos Materiais |
| Engenharia Econômica | |
| Fenômenos do Transporte | |
| Mecânica dos Fluídos | |
| Sistemas Elétricos | |
| Tópicos de Análise Matemática | |
| 6º | Cálculo Numérico Computacional |
| Linguagem Técnica Gráfica | |
| Mecânica dos Sólidos | |
| Metodologia da Pesquisa | |
| Pesquisa Operacional | |
| Processo de Fabricação | |
| Termodinâmica | |
| 7º | Automação de Sistemas de Produção |
| Desenho Universal | |
| Desenvolvimento de Embalagens | |
| Gestão Contábil | |
| Interface Homem-Máquina | |
| Planejamento e Controle da Produção | |
| Resistência dos Materiais | |
| 8º | Engenharia do Produto |
| Gestão da Manutenção | |
| Indústria 4.0 | |
| Projeto Assistido por Computador | |
| Projeto de Fábrica | |
| Robótica | |
| 9º | Controle de Processos Industriais |
| Economia Industrial | |
| Eletiva I | |
| Ergonomia | |
| Gestão da Qualidade | |
| Modelagem de Sistemas de Produção | |
| 10º | Eletiva II |
| Ética e Cidadania | |
| Gestão Agroindustrial | |
| Gestão de Energia Convencionais e Alternativas | |
| Gestão de Pessoas | |
| Higiene e Segurança do Trabalho | |
| Inovação e Gestão Tecnológica | |
| Tópicos Jurídicos Aplicados | |
| ATIVIDADES ESPECÍFICAS | |
| Atividades Extensionistas | |
| Estágio Curricular Supervisionado | |
| Trabalho de Conclusão de Curso | |
| Atividades Complementares |
Docentes
Bauru
|
Autorização do Curso: Resolução CONSU 01/2012 de 11 de dezembro de 2012 Reconhecimento: Portaria da Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior - SERES Nº 295, de 06/01/2022 e publicada no D.O.U. Nº 07, Seção 1, pág. 100, de 11/01/2022. |
| Docente | Tempo |
| Coordenação Profa. Profa. Ma. Alessa Berretini da Silva Rodrigues |
Tempo Integral |
| Profa. Ana Cecília Dias Masson | |
| Profa. Dra. Audrey do Nascimento Sabbatini Martins | |
| Profa. Ma. Camila Roberta Muniz Serra | |
| Profa. Dra. Carmen Francisca Lourenço Pinto Hellmeister | |
| Profa. Esp. Cassiana Anunciata Caglioni | |
| Prof. Dr. Cássio Luís Fernandes de Oliveira | |
| Prof. Me. Cristiano Pansanato | |
| Prof. Me. Dércio Júlio Terrabuio Júnior | |
| Profa. Ma. Elis Angela dos Anjos | |
| Prof. Dr. Fábio Garcia Gatti | |
| Prof. Dr. Fábio José Esguícero | |
| Prof. Dr. Francisco José Lampkowski | |
| Prof. Dr. José Ricardo Scareli Carrijo | |
| Profa. Dra. Josiane Fernandes Lozigia Carrapato | |
| Prof. Esp. Luiz Bertonha Junior | |
| Prof. Me. Luiz Gino Farina de Oliveira | |
| Prof. Me. Marcelo José Storion | |
| Prof. Me. Mário Donizeti do Nascimento | |
| Prof. Esp. Regiel Luiz de Mesquita Gambetti | |
| Prof. Me. Roberval Modesto da Cunha | |
| Prof. Dr. Rodrigo Luiz Guarnetti | |
| Prof. Esp. Rodrigo Neves de Oliveira Escobar | |
| Profa. Ma. Salete Aparecida Rossini Lara | |
| Prof. Me. Thiago Munaro Garcia | |
| Prof. Me. Wallace Christian Feitosa de Paula |
PPC
Avaliação MEC
CEUB - Centro Universitário de Bauru
IGC - 4 (2021)
Enade 2017
Engenharia - 3
Faculdade Iteana de Botucatu
IGC - 3 (2021)
Enade 2017
Engenharia - 3
Estágio curricular e trabalho de curso
O estágio supervisionado tem fundamental importância no processo de formação profissional, interligado com o Trabalho de Curso, cujo relatório contempla a modalidade de consultoria. Constitui em uma ferramenta que possibilita vivenciar o aprendizado entre as diversas áreas de conhecimento, através dos conceitos teóricos adquiridos, nas disciplinas que integra e compõe a grade curricular do curso. Sua finalidade principal é desenvolver habilidades e competências de conteúdo prático em complemento aos conteúdos teóricos desenvolvidos durante o curso. Tem por objetivo dar alicerce a uma interação estrutural e diversificada, testando o nível de consistência e grau de entrosamento, através de uma validação do aprendizado teórico e prático em confronto com a realidade do mundo organizacional e empresarial, ou seja, validar uma passagem natural do "saber sobre" para o "saber como".
Documentos de Estágio
| Botucatu | |
|---|---|
| Engenharia | o Manual de Estágio o Regulamento de Estágio o Plano de Estágio o Relatório Parcial o Relatório Final de Estágio |
| Bauru | |
|---|---|
| Engenharia | o Manual de Estágio o Regulamento de Estágio |
Documentos de Trabalho de Curso
| Bauru | |
|---|---|
| Engenharia | o Regulamento TC |
| Botucatu | |
|---|---|
| Engenharia | o Regulamento TC |
Regulamento de Monitoria
Projeto Integrado
O objetivo do Projeto Integrado em Engenharia de Produção é de conduzir o acadêmico pela rotina de elaboração de projetos técnicos e atividades nas áreas de atuação do Engenheiro de Produção, seguindo normas técnicas de elaboração de projetos, pretendendo-se ainda:
- oportunizar contato com a prática profissional, através do desenvolvimento de atividades em grau crescente de complexidade, desafiando o aluno a compreender a prática profissional e lidar com as suas múltiplas dimensões;
- auxiliar o aluno a posicionar-se como profissional e a confrontar criticamente o que é ensinado com o que é praticado, seja do ponto de vista técnico-científico, ou em termos éticos, induzindo mudanças no ensino e na própria prática;
- integrar teoria, pesquisa e prática, propiciando ao aluno, através da vivência e da aprendizagem contínua, adquirir uma visão sólida da pesquisa no dia a dia da profissão de engenheiro
- oportunizar ao Acadêmico à elaboração de relatórios técnicos e substanciados, oriundos das atividades de síntese e integração de conhecimentos desenvolvidos durante os períodos de atuação;
- promover ao Acadêmico conhecimento relevante nas questões de Política e Educação Ambiental.
| Arquivos projeto integrado | |
|---|---|
| Bauru |
Botucatu
|
| Regulamento projeto integrado | |
| Manual projeto integrado | Manual projeto integrado |
| Modelo Relatório Técnico | |
Contatos:
Regimento Geral
Bauru
Botucatu
Conheça nosso Fies e Descontos para você estudar com a gente.

Whatsapp
Área do aluno
Área do docente
Biblioteca on-line
A ITE em 360º
Entre na sua área
Acessar e-mail 