Sobre o curso:
Coordenação do Curso:
Unidade de Bauru: Profa. Ma. Alessa Berretini da Silva Rodrigues
Unidade de Botucatu: Profa. Dra. Mariana Wagner de Toledo Piza
Contatos:
Matriz Curricular
Ciência das Engenharias |
Gestão Ambiental e Sustentabilidade |
Gestão de Marketing |
Gestão Empresarial e Liderança |
Matemática Computacional |
Tecnologia da Informação |
Algoritmos e Programação |
Cálculo - Funções com uma variável |
Comunicação Empresarial |
Fundamentos e Lógica para Computação |
Química Geral |
Redes de Operações |
Álgebra Linear |
Cálculo - Funções mais de uma variável |
Estatística Aplicada |
Física Aplicada I |
Linguagem de Programação |
Química Tecnológica |
Custos de Produção |
Estatística Inferencial |
Fenômenos do Transporte |
Física Aplicada II |
Gestão e Desenvolvimento de Projetos |
Tópicos de Análise Matemática |
Ciência e Tecnologia dos Materiais |
Gestão da Produção e Operações |
Logística e Cadeia de Suprimentos |
Mecânica dos Fluídos |
Pesquisa Operacional |
Sistemas Elétricos |
Cálculo Numérico Computacional |
Engenharia Econômica |
Linguagem Técnica Gráfica |
Mecânica dos Sólidos |
Metodologia da Pesquisa |
Processo de Fabricação |
Termodinâmica |
Automação de Sistemas de Produção |
Desenho Técnico |
Gestão Contábil |
Gestão da Manutenção |
Planejamento e Controle da Produção |
Resistência dos Materiais |
Engenharia de Métodos e Processos |
Engenharia do Produto |
Indústria 4.0 |
Projeto Assistido por Computador (CAD) |
Projeto de Fábrica |
Robótica |
Controle de Processos Industriais |
Economia Industrial |
Eletiva I |
Gestão da Qualidade |
Gestão de Custo Agroindustrial |
Gestão de Pessoas |
Gestão Estratégica e Análise de Risco |
Eletiva II |
Ergonomia, Higiene e Segurança do Trabalho |
Ética e Cidadania |
Gestão de Energia Convencionais e Alternativas |
Inovação e Empreendedorismo |
Modelagem de Sistemas de Produção |
Tópicos Jurídicos Aplicados |
ATIVIDADES ESPECÍFICAS |
Atividades Extensionistas |
Estágio Curricular Supervisionado |
Trabalho de Conclusão de Curso |
Atividades Complementares |
Ciência das Engenharias |
Gestão Ambiental e Sustentabilidade |
Gestão de Marketing |
Gestão Empresarial e Liderança |
Matemática Computacional |
Tecnologia da Informação |
Algoritmos e Programação |
Cálculo - Funções com uma variável |
Comunicação Empresarial |
Fundamentos e Lógica para Computação |
Química Geral |
Redes de Operações |
Álgebra Linear |
Cálculo - Funções mais de uma variável |
Estatística Aplicada |
Física Aplicada I |
Linguagem de Programação |
Química Tecnológica |
Custos de Produção |
Estatística Inferencial |
Fenômenos do Transporte |
Física Aplicada II |
Gestão e Desenvolvimento de Projetos |
Tópicos de Análise Matemática |
Ciência e Tecnologia dos Materiais |
Gestão da Produção e Operações |
Logística e Cadeia de Suprimentos |
Mecânica dos Fluídos |
Pesquisa Operacional |
Sistemas Elétricos |
Cálculo Numérico Computacional |
Engenharia Econômica |
Linguagem Técnica Gráfica |
Mecânica dos Sólidos |
Metodologia da Pesquisa |
Processo de Fabricação |
Termodinâmica |
Automação de Sistemas de Produção |
Desenho Técnico |
Gestão Contábil |
Gestão da Manutenção |
Planejamento e Controle da Produção |
Resistência dos Materiais |
Engenharia de Métodos e Processos |
Engenharia do Produto |
Indústria 4.0 |
Projeto Assistido por Computador (CAD) |
Projeto de Fábrica |
Robótica |
Controle de Processos Industriais |
Economia Industrial |
Eletiva I |
Gestão da Qualidade |
Gestão de Custo Agroindustrial |
Gestão de Pessoas |
Gestão Estratégica e Análise de Risco |
Eletiva II |
Ergonomia, Higiene e Segurança do Trabalho |
Ética e Cidadania |
Gestão de Energia Convencionais e Alternativas |
Inovação e Empreendedorismo |
Modelagem de Sistemas de Produção |
Tópicos Jurídicos Aplicados |
ATIVIDADES ESPECÍFICAS |
Atividades Extensionistas |
Estágio Curricular Supervisionado |
Trabalho de Conclusão de Curso |
Atividades Complementares |
Docentes
Bauru
Autorização do Curso: Resolução CONSU 01/2012 de 11 de dezembro de 2012 Reconhecimento: Portaria da Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior - SERES Nº 295, de 06/01/2022 e publicada no D.O.U. Nº 07, Seção 1, pág. 100, de 11/01/2022. |
Docente | Tempo |
Coordenação Profa. Profa. Ma. Alessa Berretini da Silva Rodrigues |
Tempo Integral |
Profa. Ana Cecília Dias Masson | |
Profa. Dra. Audrey do Nascimento Sabbatini Martins | |
Profa. Ma. Camila Roberta Muniz Serra | |
Profa. Dra. Carmen Francisca Lourenço Pinto Hellmeister | |
Profa. Esp. Cassiana Anunciata Caglioni | |
Prof. Dr. Cássio Luís Fernandes de Oliveira | |
Prof. Me. Cristiano Pansanato | |
Prof. Me. Dércio Júlio Terrabuio Júnior | |
Profa. Ma. Elis Angela dos Anjos | |
Prof. Dr. Fábio Garcia Gatti | |
Prof. Dr. Fábio José Esguícero | |
Prof. Dr. Francisco José Lampkowski | |
Prof. Dr. José Ricardo Scareli Carrijo | |
Profa. Dra. Josiane Fernandes Lozigia Carrapato | |
Prof. Esp. Luiz Bertonha Junior | |
Prof. Me. Luiz Gino Farina de Oliveira | |
Prof. Me. Marcelo José Storion | |
Prof. Me. Mário Donizeti do Nascimento | |
Prof. Esp. Regiel Luiz de Mesquita Gambetti | |
Prof. Me. Roberval Modesto da Cunha | |
Prof. Dr. Rodrigo Luiz Guarnetti | |
Prof. Esp. Rodrigo Neves de Oliveira Escobar | |
Profa. Ma. Salete Aparecida Rossini Lara | |
Prof. Me. Thiago Munaro Garcia | |
Prof. Me. Wallace Christian Feitosa de Paula |
Botucatu
Reconhecimento: Portaria da Secretaria de Regulação da Educação Superior nº 171, de 06 de janeiro de 2022 e publicada no D.O.U. nº 06, seção 1, pág. 88, de 10/01/2022. |
Coordenação Profa. Mestre Mariana Wagner de Toledo Piza |
|
Prof. Esp. Alexandre Fernandes Stein
|
|
Profa. Dra. Audrey do Nascimento Sabbatini Martins
|
|
Profa. Dra. Caroline Polini Lupi
|
|
Prof. Me. Daniel Lima Vialôgo
|
|
Prof. Me. Dércio Júlio Terrabuio Júnior
|
|
Prof. Esp. Eric Feldsteim Busch
|
|
Prof. Me. Flávio Mangilli Ferreira
|
|
Prof. Esp. Flávio Luiz Mazocco
|
|
Prof. Dr. Francisco José Blasi de Toledo Piza
|
|
Prof. Me. Ivan Roberto Fontes
|
|
Prof. Me. José Carlos Omodei Jr.
|
|
Profa. Ma. Juliana Maria Corvino de Araújo
|
|
Prof. Esp. Luiz Bertonha Jr.
|
|
Prof. Esp. Luiz Cláudio Silva Pinto
|
|
Prof. Me. Marcos Vinício Bilancieri
|
|
Profa. Dra. Mariana Wagner de Toledo Piza
|
|
Prof. Me. Mário Donizeti do Nascimento
|
|
Prof. Me. Roberval Modesto da Cunha
|
|
Prof. Dr. Rodrigo Luiz Guarnetti
|
|
Profa. Dra. Rossana Rebello Mendes Faraldo
|
|
Prof. Esp. Vando Ricardo de Carvalho
|
Avaliações MEC
CEUB - Centro Universitário de Bauru
IGC - 4 (2021)
Enade 2017
Engenharia - 3
Faculdade Iteana de Botucatu
IGC - 3 (2021)
Enade 2017
Engenharia - 3
Estágio curricular e trabalho de curso
O estágio supervisionado tem fundamental importância no processo de formação profissional, interligado com o Trabalho de Curso, cujo relatório contempla a modalidade de consultoria. Constitui em uma ferramenta que possibilita vivenciar o aprendizado entre as diversas áreas de conhecimento, através dos conceitos teóricos adquiridos, nas disciplinas que integra e compõe a grade curricular do curso. Sua finalidade principal é desenvolver habilidades e competências de conteúdo prático em complemento aos conteúdos teóricos desenvolvidos durante o curso. Tem por objetivo dar alicerce a uma interação estrutural e diversificada, testando o nível de consistência e grau de entrosamento, através de uma validação do aprendizado teórico e prático em confronto com a realidade do mundo organizacional e empresarial, ou seja, validar uma passagem natural do "saber sobre" para o "saber como".
Documentos de Estágio
Botucatu | |
---|---|
Engenharia | o Manual de Estágio o Regulamento de Estágio o Plano de Estágio o Relatório Parcial o Relatório Final de Estágio |
Bauru | |
---|---|
Engenharia | o Manual de Estágio o Regulamento de Estágio |
Documentos de Trabalho de Curso
Bauru | |
---|---|
Engenharia | o Regulamento TC |
Botucatu | |
---|---|
Engenharia | o Regulamento TC |
Projeto Integrado
O objetivo do Projeto Integrado em Engenharia de Produção é de conduzir o acadêmico pela rotina de elaboração de projetos técnicos e atividades nas áreas de atuação do Engenheiro de Produção, seguindo normas técnicas de elaboração de projetos, pretendendo-se ainda:
- oportunizar contato com a prática profissional, através do desenvolvimento de atividades em grau crescente de complexidade, desafiando o aluno a compreender a prática profissional e lidar com as suas múltiplas dimensões;
- auxiliar o aluno a posicionar-se como profissional e a confrontar criticamente o que é ensinado com o que é praticado, seja do ponto de vista técnico-científico, ou em termos éticos, induzindo mudanças no ensino e na própria prática;
- integrar teoria, pesquisa e prática, propiciando ao aluno, através da vivência e da aprendizagem contínua, adquirir uma visão sólida da pesquisa no dia a dia da profissão de engenheiro
- oportunizar ao Acadêmico à elaboração de relatórios técnicos e substanciados, oriundos das atividades de síntese e integração de conhecimentos desenvolvidos durante os períodos de atuação;
- promover ao Acadêmico conhecimento relevante nas questões de Política e Educação Ambiental.
Arquivos projeto integrado | |
---|---|
Bauru |
Botucatu
|
Regulamento projeto integrado | |
Manual projeto integrado | Manual projeto integrado |
Modelo Relatório Técnico |