Facebook Pixel Fallback
Topo verde MENU Fechar menu

Vida de Estudante

Orientação Profissional

Este é um espaço destinado para quem está com dúvidas na escolha dos cursos oferecidos pela ITE, ou ainda, apenas quer saber mais a respeito da sua carreira profissional. Tudo para que você saiba como investir na sua formação e também ter uma posição de destaque no mercado de trabalho.

Profissões

Administradores de Empresas 

A principal tarefa do administrador é tomar decisões. Cabe a ele organizar e controlar recursos de toda natureza: humanos, materiais e financeiros. Para isso, é fundamental ter habilidade e conhecimentos específicos para exercer funções administrativas de planejamento, organização, direção e controle. O campo de atuação para o administrador é vasto. Ele pode trabalhar como profissional liberal ou empregado de empresas privadas, órgãos governamentais e organizações não-governamentais, as chamadas empresas do terceiro setor.

Além das funções de assessoria, planejamento, organização, avaliação, o administrador pode, ainda, ocupar cargos executivos, de diretor, gerente ou chefe de seção, nas áreas de recursos humanos, financeira e marketing. Para exercer a profissão de administrador, é necessário obter o diploma de bacharel e ser registrado no Conselho Regional de Administração.

Administradores - Comércio Exterior

As características do profissional de Comércio Exterior o diferenciam, em termos de atuação, do Administrador de Empresas tradicional. As peculiaridades do Comércio Exterior moldam rapidamente o perfil do profissional da área, que iniciará sua carreira de forma simples, como qualquer outra, e evoluirá, dependendo basicamente de sua vocação para negócios internacionais.

Ainda que trabalhe em equipe, seu desempenho será observado em caráter individual, ao prestar contas de sua atuação ao escalão a que estiver subordinado. Com essa composição, fica claramente demonstrada a filosofia organizacional do curso de Comércio Exterior, ou seja, ele deve formar bacharéis em Administração capazes de gerir uma empresa que opere Comércio Exterior.

Para isso, esses profissionais devem conhecer administração geral, finanças, gestão de pessoas, custos, estatística, contabilidade e, evidentemente, operações de Comércio Exterior nas áreas de importação, exportação, serviços internacionais, finanças internacionais, marketing internacional, além de terem boa visão de economia internacional.

Considerando-se a conjuntura presente, em que o Brasil projeta para o ano de 2006 uma corrente de comércio de 200 bilhões de dólares, fica evidenciado que haverá uma grande demanda de mercado para os operadores de Comércio Exterior.

Administradores - Sistemas de Informação 

O profissional em Sistemas de Informação pode atuar em diferentes tipos de organizações, tais como agroindústria, prestação de serviços, instituições públicas ou de ensino.

Segundo o MEC, o mercado de trabalho para área de informática tende à absorver de 50% a 75% dos egressos de Curso de Sistemas de Informação, comparando com os demais cursos na área de informática e computação.

Além disso, os postos de trabalho na área de informática possuem, em média, os maiores salários para início de carreira. Os principais cargos ou funções que este profissional pode assumir no mercado de trabalho são: Analista de Sistemas / Programador; Administrador de Banco de Dados; Analista de suporte / Administrador de Redes e Servidores Internet; Gerente do Centro de Informações (Antigo CPD); Consultor / Auditor na área de Tecnologia da Informação.

Advogados

O processo de organização social demonstra a efetivação da cidadania. Conscientes de seus direitos e deveres, a sociedade se estrutura e exige o cumprimento da lei. Para que isso seja garantido, existem os advogados. Os advogados têm conhecimento das leis e as utilizam a fim de defender o interesse do cliente, seja ele uma pessoa física (cidadão) ou jurídica (empresas). Podem atuar nos vários campos do direito: constitucional, administrativo, tributário, econômico, civil, processual civil, eleitoral, penal e processual penal. Mas o exercício da profissão só é permitido após a aprovação no exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

Para ser um bom profissional, é essencial o domínio da língua portuguesa; conhecimentos em filosofia, lógica, política, economia e informática, particularmente da Internet, adotada para pesquisar grande parte da legislação brasileira e internacional. Saber outros idiomas, especialmente o inglês, também é um diferencial bastante valorizado.

Atualmente há ótimas oportunidades nas seguintes especializações: direito autoral (advogando para artistas, gravadoras de disco e fabricantes de software no combate à pirataria), direito ambiental (assessorando indústrias de atividades poluidoras), direito tributário (trabalhando para empresas na redução da carga de impostos), direito do consumidor e comercial (na área de fusões, aquisições e privatizações de empresas).

Assistentes Sociais 

Assistentes sociais são profissionais dedicados a diminuir ou eliminar efeitos negativos que problemas como desemprego, criminalidade, miséria, epidemias e deficiências dos sistemas públicos de saúde, educação e habitação exercem sobre pessoas e comunidades.

Atuam tanto nos momentos de crise quanto no dia-a-dia, procurando ajudar a população a eliminar as barreiras ao seu desenvolvimento sadio e capacidade de participação social. Os profissionais do Serviço Social podem trabalhar nos departamentos de recursos humanos de empresas, órgãos públicos ou organizações não-governamentais (ONGs), clínicas e hospitais, presídios, entidades de classe, associações e grêmios esportivos, escolas e instituições para crianças e adolescentes em situações de risco.

Para exercer a profissão, é necessário o diploma do curso superior de Serviço Social, com quatro anos de duração. O estágio é obrigatório, de preferência em órgãos conveniados com o Conselho Regional de Serviço Social (CRESS).

Bacharel em Ciências Aeronáuticas (Piloto Comercial)

O curso de Ciências Aeronáuticas vai formar profissionais capacitados para comandar a operação dos aviões, como pilotos, e para gerenciar pessoas e dominar os princípios da organização empresarial.

Os profissionais formados em Ciências Aeronáuticas vão atuar nas grandes companhias de transporte aéreo. Tudo o que acontece dentro de uma aeronave, da tripulação e dos equipamentos à comunicação com a torre de comando dos aeroportos, é responsabilidade do comandante. Também cabe a ele zelar pela boa manutenção do aparelho, verificando se as equipes em terra realizaram corretamente seus trabalhos.

Para ser piloto é fundamental ter raciocínio rápido, boa orientação espacial e ótimos reflexos. Em função dessas exigências, todos os anos o profissional passa por uma avaliação de saúde, exigida pelo Ministério da Aeronáutica. O mercado de piloto particular de pequenos aviões e helicópteros está superaquecido nas grandes cidades, onde o bacharel divide o mercado com quem não tem formação superior. As grandes companhias aéreas exigem o bacharelado para os novos contratados. Características que ajudam na profissão: espírito de equipe, atualização, capacidade de resolver problemas, habilidade de orientar-se no espaço, agilidade, boa visão, liderança.

Bacharel em Direito

O Bacharel em Direito pode trabalhar como advogado em escritórios particulares, departamentos jurídicos de empresas públicas e privadas, ou seguir carreira pública, fazendo concurso para ser juiz, promotor, delegado de polícia, procurador de justiça ou defensor público.

Contadores

O contador é figura indispensável nas empresas privadas, públicas ou mistas, e ainda em organizações sem fins lucrativos. É impossível administrar sem contabilidade. As decisões dos administradores de empresas dependem do trabalho dos contadores.

A ocupação principal do contador vem mudando com os avanços da tecnologia. Os trabalhos de escrituração, com o lançamento de débitos e créditos em livros apropriados, a apuração de resultados e elaboração de demonstrativos estão sendo progressivamente informatizados, liberando o contador para uma função mais importante que é a de análise e interpretação de balanços e de outras formas de demonstrativos, o que exige habilidades e conhecimentos que somente os bons cursos de Ciências Contábeis oferecem.

O campo de atuação do contador é vasto, com atividades que somente ele pode exercer legalmente. Pode trabalhar em empresas, em organizações não-lucrativas ou no serviço público, como responsável pela contabilidade, como especialista em tributação, como auditor, como perito ou como controller, assessorando a administração. Como profissional autônomo, pode ter o seu próprio escritório, responsabilizando-se pessoalmente pelo trabalho ou comandando uma equipe de especialistas.

O exercício da profissão exige o diploma de bacharel em Ciências Contábeis e o registro no Conselho Regional de Contabilidade (CRC). Não deve ser confundido com o técnico em contabilidade, já que ambos possuem registro no conselho com a denominação de contabilistas. Somente o contador tem autoridade para assinar determinados documentos e o técnico é seu auxiliar.

Defensores Públicos

Os Defensores Públicos são advogados contratados pelo Estado que, juntos com promotores e procuradores, compõem o Ministério Público. Têm a função de defender, em todas as instâncias, os interesses de pessoas sem recursos financeiros para arcar com as despesas de um advogado particular e das custas processuais. Entre os serviços prestados pelos defensores públicos estão divórcio, investigação de paternidade, inventários, adoção e orientação jurídica em geral. O ingresso para a carreira de defensor público é feito somente mediante concurso público, após concluído o curso de Direito e obtida a aprovação na OAB.

Delegados de Polícia

Os delegados são os responsáveis pelas delegacias e por todos as ocorrências policiais registradas em sua área de competência, que diferem conforme a corporação para a qual servem.

No caso da Polícia Civil, esse profissional se ocupa com as questões de âmbito estadual. Na Polícia Federal, responsabiliza-se pelos crimes cometidos contra a União, como aposentadorias fraudulentas e lavagem de dinheiro. Apesar dessa pequena diferença, a função principal de ambos é investigar como o crime foi feito e quem é o autor do mesmo. Depois de tudo esclarecido, faz um relatório para o juiz, que dá vista e encaminha para o Ministério Público, órgão encarregado de fazer ou não a denúncia.

Além das suas atribuições investigativas, os delegados também exercem funções administrativas, como chefiar expedição de documentos como carteira de identidade (Polícia Civil) ou passaporte (Polícia Federal).

Para ingresso na carreira de delegado, seja na Polícia Civil ou na Polícia Federal, é preciso ser bacharel em Direito. A seleção é realizada por concurso público, que é dividido em duas etapas. A primeira consiste em prova escrita, teste de aptidão física e investigação social. Aprovado nessa fase, o futuro delegado precisa, então, fazer o curso na Academia de Polícia Civil ou na Academia Nacional de Polícia, no caso da Federal. Ambos são classificatórios e eliminatórios e os programas são praticamente os mesmos: aulas de armamento e tiro, defesa pessoal, direitos humanos, Psicologia, técnicas de investigação, Direito Penal, Direito Processual Penal, etc.

Economistas

Os economistas são profissionais que estudam e pesquisam as formas de distribuição eficiente dos recursos de uma sociedade e de produção de bens e serviços. Além de levantamentos e análises de dados para acompanhar os acontecimentos do país e do mundo, fazem previsões baseadas em modelos estatísticos das conseqüências econômicas de mudanças de política, população, clima.

Nas diversas áreas, lidam com uma infinidade de informações associadas à atividade econômica: inflação, taxas de juros, produção de bens, consumo, nível de emprego, taxa de câmbio. O economista pode atuar como funcionário ou profissional autônomo. Não somente as empresas precisam do seu trabalho, as organizações não-lucrativas, que vivem de subvenções e doações, também precisam do seu concurso para a captação e aplicação racional de recursos financeiros.

Mas é nas organizações financeiras, principalmente bancos privados ou oficiais, e nos setores financeiros do governo, onde estão as melhores oportunidades. Para exercer a profissão de economista, é necessário curso superior de Economia, com duração de quatro anos. O estágio não é obrigatório, mas é altamente recomendável por ser uma forma de o jovem profissional ter contato com o mercado de trabalho, além de enriquecer o currículo. Estar totalmente informados sobre os acontecimentos políticos e econômicos de seu país e do mundo, é essencial. Além disso, o conhecimento de inglês e computação são fundamentais.

Gestor de Pequenas e Médias Empresas 

Formar pessoal para atender à demanda de profissionais qualificados para atuarem em micros, pequenas e médias empresas, fornecendo um conjunto de conhecimentos que os capacitem ao planejamento, organização, direção e controle destas empresas utilizando as mais modernas técnicas e instrumentos de gestão. Tudo isso faz parte da ementa de um curso de gestão no ramo de pequenas e médias empresas.

O egresso no mercado de trabalho possui um leque de atividades à sua disposição, as quais tendem a se expandir com os incentivos fornecidos pelo governo às empresas do porte. Então, o gestor pode atuar na prestação de serviços em empreendimentos de micro, pequeno e médio porte do setor privado, bem como utilizar ferramentas gerenciais para a abertura de seu próprio negócio.

Pode atuar no planejamento e execução na gestão do negócio como um todo. Realizar o gerenciamento ou assessoria junto à direção das micros, pequenas e médias empresas. Apresentar e discutir conceitos relacionados a gestão de empresas, através da visão do negócio, utilizando tecnologia de informação como instrumento de apoio para a tomada de decisão.

A gestão de pequenas e médias empresas não pode mais prescindir da completa e total informatização de todos os processos. Para que se traga os benefícios estratégicos que dela se esperam, a informatização da empresa tem de ser conduzida a partir da visão do negócio. Nem sempre gestão e informatização andaram em sintonia acarretando investimentos inadequados. O presente curso irá juntar as duas pontas dessa questão, estratégia empresarial e tecnologia de informação, com vistas a otimizar os recursos de tecnologia da informação nas empresas.

Gestor de Negócios Imobiliários

Embora seja uma área relativamente nova, o profissional formado em gestão de negócios imobiliários deve possuir um conjunto de conhecimentos que os capacitem ao planejamento, organização, direção e controle dos negócios imobiliários, utilizando as mais modernas técnicas e instrumentos gerenciais.

Pode atuar junto à corretoras e também empresas que administram condomínios, trabalhando em coordenação com o Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI-SP), na medida em que o curso é conveniado ao CRECI-SP.

Magistratura

Juízes são profissionais que decidem o conflito em uma disputa legal, através da aplicação da sentença que julgarem adequadas segundo a lei e diante das provas apresentadas.

Conforme a área do Poder Judiciário em que atuam, os juízes podem ser estaduais ou de comarca, federais, desembargadores, corregedores, de Tribunais de Alçada e ministros do Superior Tribunal de Justiça e do Supremo Tribunal Federal. Além desses, existem ainda os juízes da chamada Justiça Especial, composta pelos setores Militar, Eleitoral e do Trabalho, os quais têm também a instância regional e superior. Mas todos desempenham a mesma função, a de julgamento, mudando apenas a natureza do litígio e/ou da instância.

Para ser juiz estadual ou de comarca, federal, de Varas do Trabalho e de juiz-auditor substituto da Justiça Militar, é preciso ser aprovado em concurso público. Já os juízes eleitorais são juízes de comarca nomeados por meio de votação interna no Tribunal de Justiça. Os corregedores são eleitos pelo Colégio de Procuradores, composto pelos procuradores da Justiça. E os ministros do Superior Tribunal de Justiça, do Tribunal Superior do Trabalho, Superior Tribunal Militar, Tribunal Superior Eleitoral e do Supremo Tribunal Federal são nomeados pelo Presidente da República, depois da aprovação do Senado Federal.

Promotores e Procuradores

Funcionários do Ministério Público, promotores e procuradores defendem os interesses da sociedade, apurando crimes e cuidando para que as leis e penas sejam aplicadas corretamente.

Os promotores cuidam das questões que tramitam nas varas cíveis e criminais. Já procuradores atuam nos julgamentos de crimes federais. Os promotores e procuradores de Justiça fazem parte do Ministério Público Estadual, em varas cíveis e criminais, e os procuradores da República compõem o Ministério Público Federal e agem em tribunais, câmaras cíveis e criminais, atuando em casos federais, como desvios de recursos públicos em um Ministério, sonegação de imposto de renda, crime cometido pelo Presidente da República etc.

O Ministério Público Estadual é responsável pela apuração e punição dos crimes regionais, como os cometidos pelos prefeitos e governadores ou ainda os de sonegação de ICMS, entre outros. Além da Justiça comum, promotores e procuradores também estão presentes na Justiça especial - Militar, Eleitoral e do Trabalho.

Para ser promotor ou procurador, é preciso estar formado há, no mínimo 2 anos, ter idoneidade moral e passar num concurso público, que inclui todas as matérias do curso regular de Direito. A avaliação é feita em várias etapas: provas objetivas, discursivas e orais. Após nomeados, os promotores freqüentam curso de adaptação, também chamado de estágio probatório, no qual são acompanhados por promotores experientes.


Onde ficar

Se você está procurando um lugar para se hospedar em Bauru, aqui há algumas sugestões:

Local Endereço Telefone
Bekassin Hotéis Avenida Duque de Caxias, 17-17 3224-3700
Biazi Plaza Hotel Avenida Nações Unidas, 5-60 3232-4741
Chalé Apart Hotel Avenida José Vicente Aiello, 5-175 3223-3528
Quality Suítes Garden Plaza Alípio dos Santos, 10-14 3235-7712
Fiesta Inn Hotel Rua Aparecida, 6-60 3222-7919
Hotel Alvorada Palace Rua 1º de Agosto 6-19 3222-5900
Hotel e Apart Hotel Falcon Inn Rua Angelo Cerigato, 4-67 3238-1233
Hotel Batista Rua Bandeirantes, 2-28 3234-1966
Hotel Bela Vista Rua Bandeirantes, 2-8 3223-9542
Hotel Biazi Plaza Avenida Nações Unidas 5-60 3232-3737
Hotel Cidade de Bauru Rua Agenor Meira, 5-66 3222-6500
Hotel Doca Rua 1º de Agosto, 2-12 3222-4866
Hotel Fenícia Palace Rua Gerson França, 1-55 3222-5100
Hotel Porto Seguro Rua 13 de Maio, 3-73 3222-4513
Hotel Real Rua Maestro Oscar Mendes, 1-180 3239-4686
Hotel Saint Martin Rua Engenheiro Saint Martin 13-26 3234-3951
Hotel São João Rua General Marcondes Salgado, 18-10 3223-1938
Hotel Village São Francisco Rua Dr. Sérvio T Carrijo Coube, 2-28 3223-6227
Obeid Plaza Hotel Avenida Nações Unidas, 19-50 3234-5300
Vitória Régia Hotel Avenida Nações Unidas, 21-81 3223-8955
Pensionato Harmonia Rua Irmã Arminda, 10-71 3223-9618
Garden Hotel Rua Dr.Alípio dos Santos, 10-14 3235-7712
Martha Office Hotel Rua 13 de maio, 6-25 3227-2002

Instituição Toledo de Ensino - ITE © 2024 - Todos os direitos reservados

Criado Por: