O curso de Bacharelado em Ciências Aeronáuticas da ITE foi autorizado a funcionar por intermédio da Portaria MEC nº 3.970, de 18 de dezembro de 2003 e com renovação de reconhecimento pela Portaria MEC/SERES nº 69 de 10 de fevereiro de 2017. Está com mais de 20 da implantação, sendo um curso consolidado e reconhecido pelo mercado, passando a modalidade EaD – semipresencial a partir de 2024, buscando atender os interessados nesta formação profissional com qualidade, profissionalismo e dedicação os interessados de todo o Brasil.
Pioneira na graduação de Bacharelado em Ciências Aeronáuticas no interior do Estado de São Paulo, o curso destina-se à preparação de profissionais que desejam ingressar na aviação, tendo seu conteúdo programático voltado para a formação de pilotos com amplo conhecimento técnico a respeito das aeronaves, além de conhecimentos na área administrativa, o que permite ao acadêmico desenvolver a capacidade de gerenciar empresas, atuando no transporte aéreo nacional e internacional.
A ITE possui laboratórios e simuladores de voo, assim como profissionais e professores de alta competência, com vasta experiência junto ao mercado de trabalho, imprimem ao curso uma qualidade ímpar.
No site o aluno encontra a diretriz curricular, horário de aulas, calendário letivo anual, período de provas, programação das atividades complementares e de extensão, dos programas de Pesquisa e Iniciação Científica, informações sobre disciplinas e docentes, Regulamento de Atividades Complementares, Regulamento de Trabalho de Conclusão de Curso, Regimento interno, Estatuto, Projeto Pedagógico do Curso, Portarias, etc. Essas informações estão dispostas de forma intuitiva e abertas a todos os acadêmicos em geral.
Recentemente foi realizada uma avaliação in loco do curso, feita por especialistas indicados pelo MEC, para fins de renovação de reconhecimento, e conforme o Relatório de Avaliação apresentado, obteve um CONCEITO FINAL 4 (Quatro) do Máximo de 5.
IMPORTANTE
Ao final de cada semestre letivo os alunos deverão estar em uma das unidades da ITE para a realização das avaliações presenciais, conforme seu agendamento, e para as aulas presenciais, nos meses de junho e novembro, conforme publicação no calendário letivo.
EXAME MÉDICO
O aluno será preparado para concluir o curso de Bacharelado em Ciências Aeronáuticas – Habilitação em Gestão de Aviação Civil, devendo cumprir os requisitos e prazos exigidos pela ITE, ANAC e MEC, sendo inicialmente orientado a obter o CMA (Certificado Médico Aeronáutico) em uma das entidades credenciadas pela ANAC para fazer os exames médicos (clínicos, psiquiátricos, psicotécnicos etc.).
EXAME da ANAC/Banca e Licença/Habilitação de Piloto
Ao se matricular no curso, no decorrer do primeiro semestre serão ministrados os conteúdos teóricos de Piloto Privado e Comercial, devendo prestar no final do semestre o Exame/Banca da ANAC* de Piloto Privado de Avião (PPA). Sendo aprovado, estará apto a iniciar as aulas práticas de voo.
No segundo semestre será de aprofundamento dos conteúdos teóricos de Piloto Comercial/IFR de Avião, devendo prestar no final do semestre/ano o Exame/Banca da ANAC* de Piloto Comercial/IFR de Avião (PC/IFR). Sendo aprovado, estará apto a continuar com as aulas práticas de voo.
*As inscrições para os Exames da ANAC de PPA e PC/IFR deverão ser feitas pelos alunos, atendendo os requisitos e às expensas do aluno. O Departamento de Aeronáutica estará à disposição para esclarecer as dúvidas e ajudar a fazer a inscrição.
Horas de Voo
As aulas práticas de voo (horas de voo), são recomendadas a serem iniciadas no final do primeiro semestre, aproveitando as férias de julho, após a aprovação no exame/banca da ANAC de PPA.
Para obter a licença de Piloto Privado de Avião (PPA), o aluno deverá voar aproximadamente 45 horas de voo. Para obter a licença de Piloto Comercial (PC) são necessárias o total de 150 horas de voo. O treinamento prático de voo deverá ser realizado em Centro de Instrução de Aviação Civil - CIAC homologadas e fiscalizadas pela ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil), de escolha do aluno, e suas despesas deverão ser pagas diretamente a entidade escolhida.
FIES – Programa de Financiamento Estudantil
Existe a possibilidade de utilização do FIES para as mensalidades e para as aulas práticas de voo/horas de voo (Documento específico para a utilização). Consulte o Portal para mais informações.
BACHAREL EM CIÊNCIAS AERONÁUTICAS - MEC
A partir do segundo ano os alunos continuarão com conteúdo de formação profissional de Bacharel em Ciências Aeronáuticas, conforme Resolução Nº 3, de 12 de julho de 2018 do Conselho Nacional de Educação MEC que institui as Diretrizes Curriculares Nacionais dos cursos de graduação em Ciências Aeronáuticas, bacharelado.
Para concluir o curso de Bacharelado em Ciências Aeronáuticas - Habilitação em Gestão de Aviação Civil não é exigida nenhuma licença/habilitação de piloto.
Mercado de Trabalho
Ao concluir o curso, o acadêmico poderá estar apto a exercer as funções de comandante de aeronaves, para a qual tenha direcionado a sua habilitação, com atividades de pilotagens que poderão ser desenvolvidas na aviação comercial (empresas aéreas), aviação geral (instrutor de voo, freelance, táxi aéreo), aviação executiva (piloto particular), aviação desportiva (recreio, lazer), aviação agrícola (pulverização aérea), além de ter um amplo conhecimento nas áreas gerenciais, com grandes possibilidades de atuar em cargos administrativos de empresas de transporte aéreo na aviação civil.
Atividades Complementares e Extensão – Consulte Regulamentos.
Participação nos principais eventos aeronáuticos; Visitas técnicas a empresas aéreas e de manutenção aeronáutica, nas Escolas de Aviação e Aeroclubes, nos Aeroportos; nas Estações Meteorológicas etc. Participação nos Projetos de extensão com a comunidade interna e externa. Projetos de Iniciação Científica. Projeto extracurricular: de acordo com interesse, sugestão e participação dos alunos na construção de réplicas/maquetes históricas, como: Demoiselle – Jahú – 14 Bis; construção do túnel de vento para experiências aerodinâmicas entre outros projetos.
Infraestrutura da ITE/CEUB
A estrutura oferecida aos alunos do Centro Universitário de Bauru é de excelente qualidade, com salas climatizadas, com multimídia (Datashow), cadeiras estofadas, quadro verde com visão panorâmica, conexão wifi em todo o campus.
Disponibiliza ainda sete laboratórios de informática, todos com acesso à internet e impressão de documentos, sendo um deles especificamente adequado para os alunos do curso de Ciências Aeronáuticas, com software de treinamento de voo virtual (Flight Simulator), GPS/FMS, fraseologia nacional e internacional etc.
Simuladores para treinamento de voo por instrumentos (IFR), e para operação e aperfeiçoamento de voo em aeronaves, com acessórios/equipamentos e softwares similares das aeronaves e alguns simuladores com TV para fácil visualização.
Possui também o laboratório de mecânica e motores, onde são disponibilizadas diversas peças de aeronaves, como um motor 6 cilindros de avião em corte, motor Rotax, hélice, motor 2 tempos em corte, trem de pouso, bielas, mancais, magnetos, cabos e velas, cilindros, pistões, eixos de ressalto, válvulas de admissão e escapamento, mangueiras etc.
Possui ainda, laboratório de física, onde são disponibilizados experimentos que trabalham com cinemática, dinâmica, ótica, eletrostáticas, eletrodinâmica e magnetismo.
Portaria que disciplina oferecimento das disciplinas ELETIVAS da matriz curricular
Portaria 1
Portaria 2
Portaria Trabalho de conclusão de curso. clique aqui.