Facebook Pixel Fallback
Topo verde MENU Fechar menu

Notícias e eventos

Professor da ITE é o novo Juiz do TRT/SP

Notícias e eventos • 05/08/2024
Compartilhe:
Facebook Twitter Whatsapp
O professor doutor José Otávio de Almeida Barros Júnior passou no "II Concurso Nacional Unificado para a Magistratura do Trabalho" e escolheu tomar posse no Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região - São Paulo, o maior tribunal trabalhista do País. Confira, abaixo, a entrevista que ele concedeu à assessoria de imprensa da ITE, onde conta sobre a sua jornada e sobre os passos até a conquista de seu sonho. Parabéns, professor! 


Assessoria de imprensa ITE - Hoje você é professor da ITE, mas também já foi aluno, certo? Conte um pouco sobre a sua trajetória, desde estudante até se tornar professor da casa.
Professor José Otávio de Almeida Barros Júnior - Tenho uma trajetória de muito orgulho, admiração e gratidão pela ITE. Ingressei na faculdade em 2002, aos 17 anos e me formei em 2006. A ITE se tornou minha casa, onde construí minha base jurídica, conquistei vários amigos e onde conheci minha esposa, mãe dos meus filhos.

ITE - Como foi o início da sua trajetória profissional?
Professor José Otávio - Em 2007 iniciei minha carreira na advocacia trabalhista, onde exerci a profissão ao lado de meu pai, meu grande ídolo e professor, que me ensinou os caminhos dessa maravilhosa profissão. Em 2010 conclui minha especialização em Direito do Trabalho na Universidade de São Paulo (USP - Largo São Francisco) e fui convidado para retornar como docente da ITE.

ITE - Já são quantos anos lecionando na ITE?
Professor José Otávio - Dei início à carreira docente em 2011, aos 26 anos. A ITE se tornou a casa de minha família, pois meus irmãos, esposa, cunhada e inúmeros amigos se formaram na instituição. Foram 13 anos lecionando disciplinas na área trabalhista, auxiliando os alunos na formação acadêmica. Como docente, continuei meus estudos, concluindo o mestrado e o doutorado na Universidade Estadual Paulista (Unesp).
 
ITE - Como foi a sua preparação para o concurso do TRT/SP?
Professor José Otávio - A preparação para o concurso decorreu dos anos de estudos como docente na ITE. Sempre foquei no exercício da advocacia e no magistério. Não prestei outros concursos. O último concurso nacional para a magistratura do Trabalho ocorreu em 2017, mas na oportunidade meu foco ainda era o mestrado. Em 2022, após já concluir o doutorado, optei pelo desafio de prestar o "II Concurso Nacional Unificado para a Magistratura do Trabalho". A preparação para o concurso é desafiadora e exige disciplina e persistência. O edital contempla todas as áreas do Direito e exige um conhecimento amplo e disciplinar, além de experiência prática.
 
ITE - Qual foi a importância da ITE em sua carreira?
Professor José Otávio - Tenho uma imensa gratidão pela ITE, pelos professores que me formaram e pelos colegas docentes que tive a honra de compartilhar a sala dos professores ao longos dos últimos 13 anos. Além de ser minha casa de formação, a instituição me abriu as portas para a docência e sempre apoiou meus projetos. Graças aos anos de docente, a carreira acadêmica na ITE e o exercício da advocacia por mais de 18 anos, obtido um excelente resultado no concurso.
 
ITE - O que você tem a dizer para os alunos que querem seguir os mesmos passos que os seus?
Professor José Otávio - A ITE fornece aos alunos uma base teórica e prática sólida, permitindo alcançar os caminhos para aprovação no exame da OAB e nos concursos públicos. O desafio é grande, mas a constância nos estudos é o fundamental. É necessária muita disciplina, organização e estudo constantes. Com o tempo, o aluno adquire maturidade jurídica e o estudo se torna mais eficiente.
 
ITE - Qual foi a sua colocação no concurso para a Magistratura do Trabalho?
Professor José Otávio - O concurso possuía 300 vagas e 12.173 candidatas e candidatos realizaram a primeira fase. No final, foram aprovados apenas 229 candidatos. Conquistei o 1º lugar na fase final de títulos, com a maior nota entre os 229 candidatos aprovados, graças a minha carreira profissional na advocacia e na ITE. Na classificação final geral ampla obtive o 34ª lugar, o que me permitiu poder escolher tomar posse no Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região - São Paulo, o maior Tribunal trabalhista do País.
 
ITE - As salas de aulas continuarão em sua rotina?
Professor José Otávio - Iniciei a Escola Judicial de São Paulo e a Escola Nacional da Magistratura do Trabalho, em Brasília. O segundo semestre será dedicado à formação inicial e, a partir de outubro, já ingresso na jurisdição. Estarei afastado momentaneamente da sala de aula mas, se Deus quiser, em breve estarei de volta. Obrigado, ITE e queridos alunos pelos anos de convívio e aprendizado. A vida é um sonho em construção. Nunca desistam de alcançá-lo. Abraços fraternal a todos!

 

Instituição Toledo de Ensino - ITE © 2024 - Todos os direitos reservados

Criado Por: