Facebook Pixel Fallback
Topo verde MENU Fechar menu

Notícias e eventos

Iteanos são aprovados para delegados em São Paulo

Notícias e eventos • 06/10/2023
Compartilhe:
Facebook Twitter Whatsapp
Três egressos estão na lista dos aprovados


Um celeiro jurídico no Brasil. Entre tantos destaques da ITE, este é um dos principais. E, desta vez, o foco vai para o último concurso para delegado de polícia do estado de São Paulo, onde três ex-alunos foram aprovados.
 
Os egressos são: André Luís Andrade Sacomano, formado em 2017 na ITE Botucatu; Isadora Lorena Lima de Alvarenga, formada em 2014 na ITE Bauru e Leonardo Barbieri, formado em 2019 também na unidade de Bauru.
 
O curso de Direito da ITE tem 72 anos, pioneiro no Interior do País. Para o coordenador do curso em Bauru, professor doutor Luiz Nunes Pegoraro, além da estrutura oferecida pela instituição, a dedicação dos alunos é primordial para os resultados constantes.
 
"Eles são esforçados e dedicados nas atividades proporcionadas a eles, como o anual Congresso de Iniciação Científica, os três congressos internacionais que temos todos os anos, as palestras variadas e os grupos de pesquisas que integram os estudantes da graduação e do nosso programa de mestrado e doutorado", enumera.
 
Base jurídica
 
 Um dos aprovados é Leonardo Barbieri, que atualmente atua como analista jurídico do Ministério Público do estado de São Paulo, cargo conquistado quando ele ainda era estudante da ITE.
 
"Eu estava no último ano de faculdade e, desde então, exerço a função. Sendo assim, o concurso de Delegado de Polícia foi minha segunda aprovação. Em 2022, cheguei até a prova oral do concurso de promotor de Justiça de São Paulo, porém, por não possuir três anos de prática jurídica, fui impedido de realizar a prova oral", enumera.
 
Segundo o egresso, embora tenha feito curso de carreira jurídica voltado aos concursos públicos depois da graduação, a ITE foi o local onde ele adquiriu toda a base jurídica necessária para aprovação em concursos. "A ITE foi fundamental em minhas conquistas", grifa.
 
'Parar não era uma opção'
 
Formado na ITE Botucatu, André Luís deu início aos estudos para o concurso de Delegado de Polícia no quinto ano da faculdade, após ter conseguido aprovação na OAB (ainda estudante), em 2017.
 
"Foi quando passei a me dedicar integralmente aos estudos para o referido cargo. Eu estudava o máximo que conseguia e comecei a fazer provas. Em 2019, sem perspectiva de concursos para delegado, o ritmo dos estudos diminuiu. Porém, após alguns meses, com rumores de novos concursos para o cargo, pensei que já era hora de voltar a estudar, pedi demissão do meu emprego e retornei firme aos estudos", relata.
 
Mesmo com obstáculos pelo caminho, com algumas reprovações e com menos tempo para os estudos, pois André precisou voltar a trabalhar, ele seguiu com a disciplina de sempre e com o apoio da família, da namorada e de parceiros profissionais. "Parar não era uma opção", pontua.
 
O aprovado ainda lembra que fez a faculdade de Direito já com o objetivo de se tornar delegado de polícia. Foi com as aulas e professores da faculdade que pude obter essa experiência e traçar um caminho para que, após a formatura, eu conseguisse atingir meu objetivo.
 
"A forma gradativa com que o curso é apresentado aos alunos é de suma importância. Por isso, para qualquer pessoa que chegue até mim com o intuito de fazer uma faculdade de Direito, não hesito em recomendar a ITE Botucatu, pois foi nesta faculdade que tive os primeiros contatos com o mundo jurídico, aprendi e solidifiquei muitos dos conhecimentos utilizados para prosseguir nos estudos e atingir meu objetivo de me tornar delegado de Polícia", finaliza.

LEIA TAMBÉM 

Instituição Toledo de Ensino - ITE © 2024 - Todos os direitos reservados

Criado Por: