ITE é a que mais aprova para juízes no Interior

Notícias e eventos • 30/06/2023
Instituição ocupa a 4ª colocação em todo o País, segundo levantamento do TJ/SP

O curso de Direito da Instituição Toledo de Ensino (ITE) é o que mais aprova para juízes no Interior do Brasil, segundo o levantamento "Memória da Magistratura", do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJ/SP).

De acordo com o ranking, disponível no portal do TJ/SP, a ITE ocupa a quarta colocação no Brasil entre as instituições com o maior número de profissionais formados em Direito e aprovados em concursos para a magistratura.

O levantamento analisou os aprovados para juízes de 1972 a 2023. A listagem traz a Universidade de São Paulo (USP), Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP) e a Universidade Presbiteriana Mackenzie como as três primeiras colocadas, todas localizadas na capital do Estado de São Paulo.

Celeiro jurídico

Com 73 anos (o curso de Direito da ITE tem 72) a instituição é conhecida e reconhecida como um celeiro jurídico no Brasil.

Para o coordenador do curso de Direito de Bauru, professor doutor Luiz Nunes Pegoraro, tal desempenho tem como base a seriedade do ensino, entre outras particularidades, como a estrutura oferecida.

"Nossos diferenciados professores são 100% mestres e doutores. A estrutura que a mantenedora oferece inclui uma das melhores biblioteca do País. Os elementos são muitos", garante.

Ainda segundo Pegoraro, a dedicação dos alunos iteanos também é responsável pelos resultados da ITE.

"Eles são esforçados e dedicados nas atividades proporcionadas a eles, como o anual Congresso de Iniciação Científica, os três congressos internacionais que temos todos os anos, as palestras variadas e os grupos de pesquisas que integram os estudantes da graduação e do nosso programa de mestrado e doutorado", enumera.