Inscrições
Até o dia 06 de março de 2026
CLIQUE AQUI E PREENCHA A FICHA DE INSCRIÇÃO
DOCUMENTAÇÃO
I – 1 fotos 3x4 cm recentes,
II – Cópia reprográfica da Carteira de Identidade (RG) e do cartão de Cadastro da Pessoa Física (CPF) e, se for o caso, da Certidão de Casamento;
III - Cópia frente e verso do diploma de curso superior reconhecido pelo Ministério da Educação e regularmente registrado ou, se ainda não expedido, cópia certidão de colação de grau;
A documentação deverá ser anexada em formato PDF ao preencher a ficha de inscrição. O prazo final para a submissão da documentação é 06 de março de 2026.
INFORMAÇÕES:
Telefone: (14) 2107-5075 – (14) 2107-5076
E-mail: cpg@ite.edu.br
Horário de Atendimento: Segunda a quinta-feira: 9h às 11h45.
Bauru
Coordenação Acadêmica
Ms. Marcos Vinicio Bilancieri.
Duração
374 horas.
Início das aulas
14 de março de 2026.
Horários das aulas
sábados, das 8h30 às 16h.
AULAS NO FORMATO PRESENCIAL
Objetivos Gerais:
Prover aos discentes, conhecimentos e habilidades sobre os tributos de forma a desenvolver uma visão ampla e objetiva, com foco na execução de uma gestão de tributos e gestão fiscal, em todas as esferas governamentais, proporcionando capacidade para auxiliar na gestão empresarial e aptos a entender o ambiente tributário após as mudanças a serem inseridas pela reforma tributária com o IBS, CBS e o imposto seletivo.
Público alvo:
Profissionais de diversas áreas, como Ciências Contábeis, Administração de empresas, Economia, profissionais de finanças e outras áreas.
Direcionado também para gestores empresariais que buscam o aperfeiçoamento e conhecimento do complexo sistema tributário brasileiro.
Mercado de trabalhoAtividades e Estrutura Curricular
A estrutura curricular e distribuída em disciplinas e/ou módulos, com aulas na modalidade presencial ou no sistema on-line (ao vivo), ministradas aos sábados, das 8h30 às 16h. São 28 sábados, durante o período da programação da Pós-graduação, sendo 2 sábados por mês, porém, poderá ocorrer três sábados no mês de maio de 2027 e um sábado no mês de fevereiro de 2026, de acordo com o calendário das disciplinas e/ou dos módulos, distribuídos em atividades com aulas regulares, atividades desenvolvidas remotamente na forma individual ou em grupo, assim como, atividades avaliativas, na forma de trabalho, pesquisa e aprimoramento do conhecimento, nos assuntos desenvolvidos nos módulos/disciplinas, conforme cronograma estabelecido pelos docentes
O trabalho denominado de “Atividades de Final de Curso”, exigido para conclusão do curso, conforme tipos de modalidade, explicitados no comunicado que será expedido pela coordenação, deverá ser realizado através da escolha de uma das seguintes modalidades, a seguir: relatório na participação em seminários, simpósios ou congressos, ou seja, eventos em conformidade ou abrangência com a área do curso; resenha; resumo expandido; desenvolvimento de artigo científico e elaboração de estudo de caso, modalidade consultoria, objetivando possibilitar o aprimoramento dos estudos desenvolvidos entre as diversas áreas do conhecimento e do ambiente organizacional, visando amplitude do mercado dinâmico, competitivo e corporativo.
Componente Curricular
A Integralização Curricular do curso de Pós-Graduação, nível Especialização, tipo MBA, possui uma carga horária total de 374 horas, com periodicidade distribuída em “atividades acadêmicas modulares, ou seja, em disciplinas e/ou módulos, conforme calendário estabelecido no período de duração do curso.
Período e Duração dos Módulos
Aos sábados: De 14 de março de 2026 a 19 de junho de 2027.
INVESTIMENTO
Reserva de direito
Reserva-se se o direito de não iniciar o curso se constatada inviabilidade financeira (mínimo 30 inscritos).
Disciplinas / Módulos •
- Gestão de Tributos Indiretos – ICMS e ICMS-ST e o IBS • Gestão de Tributos Indiretos – PIS / COFINS e o CBS • Direito Tributário na Gestão de Tributos • Controladoria no ambiente Tributário e Fiscal • Gestão de Tributos Indiretos – IPI • Gestão de Tributos Indiretos – ISSQN e o IBS • Gestão Tributária no SIMPLES • Gestão Tributária no Comércio Exteiror - Exportação e Importação • Gestão de Contribuições Sociais e Encargos Trabalhistas - INSS/FGTS • Gestão Tributária - dos tributos sobre o lucro (IRPJ/CSLL) - Lucro Presumido/Arbitrado • Gestão Tributária dos tributos sobre o lucro (IRPJ/CSLL) - Lucro Real • Auditoria Avançada • Gestão de Tributos sobre o Patrimônio e Transferência Patrimoniais- IPTU/IPVA/ITR/ITBI/ITCMD • Matemática Financeira Aplicada •Contabilidade Societária •Impacto Tributário na formação de custos e na venda • Gestão Tributária nas reorganizações Societárias - fusão, cisão, Incorporação e Holding • Contencioso Fiscal Administrativo e Jurídico • Técnicas de Consultoria Empresarial • Compliance Empresarial e tributária• Gestão e Planejamento Tributário e estudo de casos conforme a RT • *Atividades de final de curso.
Corpo Docente
*Corpo docente sujeito a alterações
- ADRIANO FABRI
Pós-graduação em Administração de Empresas pela FAAP-. Graduação em Economia. Consultor de Empresas desde 1998. Sócio-diretor e consultor da ADRIANO FABRI CONSULTORIA E DESENVOLVIMENTO EMPRESARIAL S/C LTDA e da ADRIANO FABRI TREINAMENTOS EPP, onde já realiza trabalhos de consultoria em gestão econômica e financeira. Docente desde 1993. Atualmente, leciona na pós-graduação e graduação do Centro Universitário de Bauru- ITE. Colabora com entrevistas à Rede Globo, e possui artigos publicados nos principais sites especializados, dentre eles Pequenas Empresas Grandes Negócios e HSM Management, além de já ter concedido entrevista à Revista EXAME-PME. Adriano Fabri se dedica à educação empreendedora e capacitação de equipes desde 1998.
- BRUNO HENRIQUE LUCON
Pós-graduação em Gestão de Tributos pela FUNDACE/USP de Ribeirão Preto. Graduação em Ciências Contábeis pela ITE. Consultor tributário e empresário contábil. Sócio na Zimez Consultoria Empresarial. Vasta Experiência na análise, planejamento e gestão tributária das empresas, com foco em criar soluções que diminuam os custos tributários atuais e, ainda, possibilitem resultados a longo prazo.
- FRANCISCO RAMOS MANGIERI
Graduação em Direito pela ITE - Bauru. Advogado. Auditor Fiscal. Consultor. Diretor do Departamento Tributário da Prefeitura de Bauru/SP. Ex-Diretor da Divisão de Receitas Mobiliárias da Prefeitura de Bauru/SP. Presidente do Conselho de Contribuintes do Município de Bauru/SP. Sócio e Palestrante da Empresa Tributo Municipal - Cursos e Treinamentos. Pós-Graduado em Direito Tributário.
- GABRIEL BELLATO FERREIRA PRÓSPERO
Pós-graduação em Contabilidade, Compliance e Direito Tributário. Pós-graduação em IFRS – FIPECAFI. Graduação Ciências Contábeis – Universidade de Mogi das Cruzes. Experiência na área contábil e financeira, abrangendo desde a esfera teórica, atuando como docente no ensino superior, até o ambiente corporativo com funções em empresas de grande e médio porte. Certificado como Auditor Independente (CNAI) e Association of Chartered Certified Accountants (ACCA - IFRS).
- JOSÉ DUTRA VIEIRA SOBRINHO
Pós-graduação em Matemática Financeira com mais de 40 anos de profissão, atuando frequentemente como consultor para jornais, revistas e emissoras de rádio e televisão. Livros que são referências para a área: Matemática Financeira e Manual de Aplicações Financeiras HP-12C, publicados pela Editora Atlas, e Cobrança de Juros sobre Juros – Anatocismo, pela Editora Almedina. Além disso, palestrante e consultor de Matemática Financeira para empresas, associações, instituições financeiras e escritórios de advocacia. Vice-Presidente da Ordem dos Economistas do Brasil (OEB) e membro efetivo do Conselho Regional de Economia de São Paulo (CORECON-SP).
- LUCIANA MOSCARDI GRILLO
- LUIZ FERNANDO NÓBREGA
Pós-graduação em Ciências Contabéis pela Instituição Toledo de Ensino, Contador, Empresário Contábil, Professor em cursos de graduação e Pós Graduação, Palestrante, especialista em IA para contadores, foi Presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo e Vice Presidente do Conselho Federal de Contabilidade.
- MARCOS VINÍCIO BILANCIERI
Mestre em Administração pela Universidade Metodista de Piracicaba. Graduação em Ciências Contábeis - ITE. Docente do Centro Universitário de Bauru. Tem experiência na área de Administração Pública, com ênfase em Contabilidade e Gestão Pública, atuando principalmente nas seguintes áreas: Gestão de Políticas Públicas e Planejamento Orçamentário. Ministra Palestra na área de Contabilidade e Administração Pública com ênfase em Planejamento Público, Licitações e Normas de Contabilidade Pública. Ministra Cursos e Palestras na área pública. Atualmente é Prefeito do município de Boracéia-SP e Coordenador do curso de Ciências Contábeis do Centro Universitário de Bauru-ITE.
- MOISÉS DOS SANTOS BARBOSA
Pós-Graduação nas áreas de Controladoria e Finanças e nas áreas de Contabilidade Internacional em IFRS e Gestão de Tributos ambas pela FIPECAFI. Conselheiro Fiscal Certificado pelo IBGC. Graduado em Ciências Contábeis pela UNICEP São Carlos em 2003. Docente do Curso de Pós-Graduação da Universidade Central Paulista de São Carlos-SP.
- OSVALDO LUIZ GONÇALVES DA CUNHA
Pós-graduação em Administração de Empresas pela Fundação Armando Álvares Penteado e Pós-graduação em Controladoria e Finanças Empresariais pela ITE, Graduado em Ciências Econômicas e Ciências Contábeis pela Instituição Toledo de Ensino Atualmente é Docente Titular da Instituição Toledo de Ensino, além de experiência em Gestão de Custos e Auditoria.
- PAULO HENRIQUE BARBOSA PEGAS
Mestre em Ciências Contábeis (UERJ). Contador, atuando profissionalmente na área contábil-tributária há 30 anos, principalmente em instituições financeiras. Professor titular da disciplina Contabilidade e Planejamento Tributário no curso de graduação em Ciências Contábeis do Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais (IBMEC-RJ). Nos cursos de pós-graduação, atua também no IBMEC-RJ, na Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras (FIPECAFI-SP) e na Universidade Candido Mendes (UCAM), em parceria com o Instituto de Pesquisa e Estudos Contábeis (IPECRJ). Especialista em PIS/COFINS; autor de diversos livros e artigos.
- ROGÉRIO CANACIRO
Pós-graduação em Controladoria e Finanças pelo Centro Universitário Eurípides de Marília. Graduação em Ciências Contábeis. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Ciências Contábeis. Atualmente é docente e coordenador adjunto do curso de Ciências Contábeis da UNIVEM. Supervisor Regional na empresa Softmatic Sistemas Automáticos de Informática Ltda.
- SINTIA SALMERON
Mestre em Direito Constitucional pelo Centro Universitário de Bauru - Instituição Toledo de Ensino. Pós-graduação em Direito Tributário pelo Instituto Brasileiro de Estudos Tributários, IBET, Brasil. Advogada Tributarista com atuação voltada para administração de passivos tributários (processos judiciais tributários).
- TIAGO ROGÉRIO ORTOLANI

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