Facebook Pixel Fallback
Topo verde MENU Fechar menu

Pós-Graduação em

Gestão Tributária

Duração

360 horas

Cidade

Bauru

Inscrições

Até 28 de fevereiro de 2023.

I - 2 (duas) fotos 3x4 cm recentes, uma delas colada no requerimento de matrícula Bauru;
II - cópia reprográfica da Carteira de Identidade (RG) e do cartão de Cadastro da Pessoa Física (CPF) e, se for o caso, da Certidão de Casamento;
III - cópia frente e verso do diploma de curso superior reconhecido pelo Ministério da Educação e regularmente registrado ou, se ainda não expedido, cópia certidão de colação de grau;

  • A documentação deverá ser enviada para o e-mail – cpg@ite.edu.br até o encerramento das inscrições.
    Bauru: Praça 9 de Julho 1-51 - CEP 17050-790 – Bloco 4 – Secretaria da Pós-graduação. Telefone: (14) 2107-5078

Informações:
Telefone: (14) 2107-5048 – 2107.5049 – Whatsapp -   (14) 98119.7070
Horário de Atendimento:
Segunda-feira: 9h15 às 11h30 e das 14h15 às 17h45
Terça a quinta-feira: 9h15 às 11h45 e das 14h15 às 17h45
Sexta-feira: 9h15 às 11h30 e das 14h15 às 21h45
Sábado: 7h30 às 11h45
(*) Quando não houver aula, o horário de sexta-feira seguirá o horário de terça à quinta, e não haverá expediente aos sábados


Bauru

Coordenação Acadêmica

Ms. Marcos Vinicio Bilancieri.

Duração 

360 horas.

Início das aulas

04 de março de 2022.

Horários das aulas

Sábados, das 8h às 16h.

AULAS NO FORMATO HÍBRIDO (Presencial e Remotas ON-LINE (ao vivo) plataforma Zoom (as aulas são gravadas e ficam disponíveis na plataforma ITE Virtual)

Objetivos Gerais:

Prover aos discentes, conhecimentos sobre os tributos de forma a desenvolver uma visão ampla e objetiva, com foco na execução de uma gestão tributária em todas as esferas governamentais, proporcionando capacidade para auxiliar na gestão empresarial.  
Despertar a consciência sobre as responsabilidades profissionais, econômicas e sociais do profissional da área tributária, contribuindo para uma formação ética-profissional e de valores, permitindo atuar com dignidade no desenvolvimento socioeconômico do país, bem como permitir o contínuo aprimoramento de seus conhecimentos.
Formar Gestores Tributários com capacidade de liderança e de tomada de decisões, atuando no gerenciamento e desenvolvimento das atividades organizacionais e sociais.

Público alvo:

Alunos e profissionais de diversas áreas, como Ciências Contábeis, Administração de empresas, Economia, Direito, profissionais de finanças e outras áreas.

Direcionado também para gestores empresariais que buscam o aperfeiçoamento e conhecimento do complexo sistema tributário brasileiro.

Mercado de trabalho

Para atender as exigências do mercado e o objetivo principal, a estrutura curricular do curso foi preparada para formar o Gestor Tributário com as seguintes habilidades e conhecimentos: visão panorâmica dos conteúdos básicos que circundam a área tributária, como: direito tributário, contabilidade societária, contabilidade tributária, controladoria, Compliance tributário, auditoria, planejamento tributário e outras.

Ao final do curso, o aluno estará apto a gerir o departamento tributário de qualquer tipo de empresa, tornando-se peça fundamental no processo decisório das organizações.

Atividades e Estrutura Curricular

As aulas presenciais ou no sistema on line (virtual) são ministradas aos sábados, das 8 às 16 horas, sendo no máximo utilizado três sábados por mês, de acordo com o calendário das disciplinas e/ou dos módulos, sendo distribuído em atividades aulas regulares e atividades desenvolvidas remotamente, na forma individual ou em grupo.
O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) tem como objetivo, possibilitar o aprimoramento dos estudos desenvolvidos entre as diversas áreas do conhecimento e do ambiente organizacional, assim como, conferir uma sustentação e embasamento na estrutura de uma pesquisa teórico-prática, o qual deverá ser desenvolvido através de Artigo Cientifico, com prazo de 90 dias para sua realização, após o término dos módulos e a indicação do orientador pelo coordenador do curso.

Componente Curricular

A Integralização Curricular do curso de Pós-Graduação, nível Especialização, tipo MBA, possui uma carga horária total de 380 horas, com periodicidade distribuída em “atividades acadêmicas modulares”, ou seja, em disciplinas e/ou módulos, conforme calendário estabelecido no período de duração do curso.

Período e Duração dos Módulos

Turma de Sábado: De 04 de março de 2023 a 17 de março de 2024, no horário das 8 às 16 horas.

Reserva de direito

Reserva-se se o direito de não iniciar o curso se constatada inviabilidade financeira (mínimo 30 inscritos).

Investimento

24 parcelas mensais
12 parcelas de R$ 285,00 e mais 12 parcelas de R$ 297,00.
A primeira parcela será devida em 07 de março de 2023.
As demais parcelas vencerão no dia 5 de cada um dos meses subsequentes.

A título de bônus por antecipação de pagamento, o valor das parcelas será decrescido de 2% (dois por cento), desde que a quitação da parcela ocorra até o dia 01 (um) do mês do seu vencimento.

Após o vencimento, multa de 2% (dois por cento) + juros de mora de 1% (um por cento) ao mês.

Bônus financeiros 

Diplomados pela ITE: 5% de desconto
Grupos de alunos de uma mesma empresa: PROEMPRESA (clique aqui).

Disciplinas / Módulos

  • Gestão de Tributos Indiretos – ICMS e ICMS-ST (Substituição Tributária)*Contabilidade Societária • Direito Tributário na Gestão de Tributos Matemática Financeira Aplicada • Controladoria no ambiente tributário e fiscal •  Gestão de Tributos Indiretos – IPI •  Gestão de Tributos Indiretos – Pis e Cofins •  Gestão de Tributos Indiretos – ISSQN •  Gestão Tributária no SIMPLES •  Gestão Tributária na Exportação e Importação •  Gestão de Contribuições Sociais e Encargos Trabalhistas - INSS/FGTS •  Gestão Tributária dos tributos sobre o lucro (IRPJ/CSLL) - Lucro Presumido/Arbitrado •  Gestão Tributária dos tributos sobre o lucro (IRPJ/CSLL) - Lucro Real •  Auditoria Avançada •  Gestão de Tributos sobre o Patrimônio e Transferência Patrimoniais- IPTU/IPVA/ITR/ITBI/ITCMD •  Impacto Tributário na formação de custo e venda •  Gestão Tributária nas reorganizações Societárias - fusão, cisão e Incorporação • Contencioso Fiscal Administrativo e Jurídico • Consultoria Empresarial•  Compliance • Gestão e Planejamento Tributário • Desenvolvimento Metodológico em Pesquisa   • Trabalho de Conclusão de Curso. 

Corpo Docente

*Corpo docente sujeito a alterações

Profa. Especialista Adriana Marli Bastos Dias Costa

Possui especialização em Administração de Empresas pela Fundação Armando Alvares Penteado (1997) e graduação em Comunicação Social - Habilitação Relações Públicas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1993). Atualmente é professora do Centro Universitário de Bauru - ITE nas disciplinas Fundamentos de Marketing, Pesquisa e Análise de Mercado, Gestão Estratégica e Tópicos Avançados de Marketing. Atua profissionalmente como consultora empresarial nas áreas de planejamento, gestão estratégica e acesso ao mercado. Tem experiência em Marketing e Comunicação.

Prof. Especialista Adriano Fabri

Economista desde 1993 e especialista em Administração de Empresas pela FAAP - Fundação Armando Alvares Penteado. Consultor de Empresas desde 1998, trabalhou em importantes instituições como SEBRAE e FIESP e desde 2000, sócio-diretor e consultor da ADRIANO FABRI CONSULTORIA E DESENVOLVIMENTO EMPRESARIAL S/C LTDA e da ADRIANO FABRI TREINAMENTOS EPP, onde já realiza trabalhos de consultoria em gestão econômica e financeira. Docente desde 1993, lecionou em importantes instituições de ensino como o SENAC, UNIVERSIDADE DO SAGRADO CORAÇÃO e, atualmente, leciona na pós-graduação e graduação do Centro Universitário de Bauru - ITE. Adriano Fabri colabora com entrevistas à Rede Globo, e possui artigos publicados nos principais sites especializados, dentre eles Pequenas Empresas Grandes Negócios e HSM Management, além de já ter concedido entrevista à Revista EXAME-PME. Adriano Fabri se dedica à educação empreendedora e capacitação de equipes desde 1998. 

Profa. Mestre Alexandra Fabri

Autora do livro O Código T: A Fórmula da transformação. Sócia/Diretora em Gestão de Pessoas da ADRIANO FABRI CONSULTORIA E EDUCAÇÃO COPORATIVA. Formada em Relações Públicas, especialista em RH e Mestre em Comunicação Empresarial pela UNESP, Analista Comportamental pela Extedend DISC, Master Practitioner em PNL- Programação Neolinguística pelo Instituto Você e Membro-Fundadora da ABPC-Associação Brasileira de Psicanálise Contemporânea de Piracicaba/SP, é docente nos cursos de pós-graduação nas áreas de administração e psicopedagogia, tendo lecionado em instituições como o FGV, UNISAGRADO, ITE, UNILAGO, FASAR e SENAC. Sua abordagem teórica, com mais de 22 anos de estudando o comportamento humano, aliada à sua vivência enquanto mentora e consultora, possibilita uma maior propriedade e credibilidade para falar sobre os assuntos abordados nas palestras e workshops, as quais se utiliza de uma linguagem objetiva e clara, que proporciona o fácil entendimento dos assuntos abordados.

Profa. Mestre Audrey do Nascimento Sabbatini Martins

Possui graduação em Letras - Português pela Universidade do Sagrado Coração (1996). É mestre em Comunicação pela Universidade de Marília. Professora da Faculdade Iteana de Botucatu e do Centro Universitário de Bauru, mantido pela Instituição Toledo de Ensino. Atualmente atua como supervisora do Núcleo de Iniciação Científica do Centro Universitário de Bauru. É membro efetivo da Academia Bauruense de Letras - ABL. É doutoranda pelo Programa de Pós -Graduação em Comunicação da FAAC - Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação - Campus UNESP - BAURU -SP

Prof. Especialista Bruno Henrique Lucon

Possui graduação em Ciências Contábeis - Instituição Toledo de Ensino (2009), MBA em Gestão Tributária - FUNDACE - FEA/RP e Mestrando em Ciências Contábeis pelo Centro Universitário FECAP. Atualmente é sócio da Mathesis Assessoria e Consultoria Empresarial Ltda., professor da disciplina de Gestão Tributária no MBA em Controladoria e Finanças pelo Núcleo de Pós Graduação do Centro Universitário ITE, professor das disciplinas de ICMS e Contabilidade Tributária no MBA em Gestão Tributária nas Faculdades Integradas de Bauru e professor da graduação no Curso de Ciências Contábeis do Centro Universitário ITE. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Ciências Contábeis e Contabilidade Tributária.

Prof. Mestre Carlos Roberto Sette

Possui graduação em Ciências Econômicas - Faculdades Metropolitanas Unidas (1972) e Mestrado em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2002). Atualmente é diretor - Crs Consultoria Negócios e Treinamento S C Ltda, professor - Faculdades Integradas de Bauru, professor da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho e professor titular da Universidade Paulista. Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Gestão da Qualidade na Informação, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão de recursos humanos, gestão do conhecimento, gestão da informação, contabilidade e gestão da qualidade. Registro CORECON nº 25427

Prof. Mestre Dércio Júlio Terrabuio Júnior
Mestre em Engenharia de Transportes – área: Planejamento e Operações em Sistemas de Transportes, pela USP/São Carlos, Especialista em Administração de Empresas pela FAAP e Graduado em Ciências Econômicas. Atua como consultor econômico-financeiro mais de 15 anos.

Prof. Mestre Flávio Mangili Ferreira

Mestre em Engenharia de Produção (Faculdade de Engenharia de Bauru da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, 2011). Especialista em Gestão Empresarial (Instituição Toledo de Ensino, 2003). Graduação em Ciências Contábeis (Instituição Toledo de Ensino, 1998) e graduação em Tecnologia Mecânica (Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, 1992). Professor em cursos de graduação e Pós-graduação. Experiência na coordenação de cursos de Graduação, Pós-graduação e no Ensino a Distância (EaD).

Prof. Doutor Gilson Aparecido Castadelli

Doutor em Educação - Foco Educação Especial, pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Unesp - Marilia-SP (2017); Mestre Profissional em Tecnologia da Informação e Comunicação na Formação em Educação a Distância - Universidade Federal do Ceará em Parceria com Universidade Norte do Paraná - (2009); Especialista em Metodologias Inovadoras Aplicadas à Educação: Especificidade Educação a Distância - Facinter- PR - (2005); Especialista em Desenvolvimento de Softwares para Web-FEMA/UFsCar - SP - (2003); Graduado em Tecnologia em Processamento de Dados pela FEMA - Fundação Educacional do Município de Assis (1993). Atua como professor no Centro Universitário das Faculdades Integradas de Ourinhos SP (UNIFIO); Atua também na função de Coordenador do Núcleo Tecnológico de Educação Aberta (NTEA-UNIFIO) desde 2012, onde desenvolve soluções para problemas que envolvam aplicação de Metodologias Ativas de Aprendizagem, uso de Tecnologia Educacional, Design Instrucional e Engajamento de Professores e Alunos em Ambientes Inovadores de Ensino e Aprendizagem; Atuou como Coordenador Geral dos Cursos de Pós-Graduação e Cursos de Extensão quando ainda Faculdades Integradas de Ourinhos ? FIO; Atuou também como Professor Assistente na Fatec de Ourinhos. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA e EDUCAÇÃO ESPECIAL , e desenvolve soluções principalmente para os seguintes temas: Metodologias Ativas, Ambientes Alternativos de Aprendizagem, Inovação Disruptiva e Gestão do Conhecimento, Metodologias Inovadoras aplicadas à Educação - Foco: Educação Especial, Tecnologia Assistiva, Interface Homem Máquina, Ergonomia Física e Cognitiva, Ensino Remoto, Ensino Híbrido, EaD e Gestão Estratégica aplicada em Ambientes Virtuais de Aprendizagem.

Prof. Especialista José Dutra Vieira Sobrinho

Graduado em Economia e pós-graduado em Ciências Contábeis, ambos pela FEA/USP. Ministra cursos de treinamento em várias empresas e associações empresariais. É consultor informal de diversos jornais, revistas, emissoras de rádio e televisão. Professor dos cursos de pós-graduação, modalidade MBA, no INSPER, na FIPECAFI, no SECOVI, no IPOG Instituto de Pós Graduação de Goiana), na FIPE e na PUC (SP); autor dos livros Matemática Financeira, edições completas e compacta, do Manual de Aplicações Financeiras HP-12C, todos publicados pela Editora Atlas e Cobrança de Juros sobre Juros – Anatocismo, publicado pela Editora Almedina. É Vice-Presidente da Ordem dos Economistas do Brasil (OEB) e conselheiro efetivo do Conselho Regional de Economia de São Paulo (CORECON/SP).

Prof. Doutor Marcos Antonio Bonifácio

Doutor em Ciências Ambientais pela UNESP-Sorocaba; Mestre em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente pela UNIARA-Araraquara; Especialista em Engenharia de Produção pela UNESP-BAURU; e Bacharel em Administração pela UNIARA-Araraquara. Na área acadêmica desde 2003, é Avaliador do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (BASis); possui experiência como Professor de Graduação e Pós-graduação tendo atuado em diversas IESs; também como Coordenador de curso de Graduação e Pós-graduação, já tendo coordenado o Programa de Pós-graduação em Gestão e o MBA Internacional em Angola ambos pela FAAG. Atualmente desempenha a função de Vice-Diretor na FATEC-JAHU. Na iniciativa privada, por ter atuado sempre em áreas industriais, possui grande afinidade com os temas gerenciais. Com experiência profissional de mais de 25 anos atuando na área de Produção e Manutenção Industrial em empresas de grande porte, sendo a maior parte destes diretamente com planejamento, projetos e gestão industrial. Participou da seleção e implantação de software de gestão de manutenção para todo o grupo Citrosuco Paulista S/A no Brasil (Matão/SP, Limeira/SP, Santos/SP e Videira/SC) e Estados Unidos (Lake Wales - Flórida); com experiência também em certificações de Qualidade (padrão ISO-9000), tendo atuado em auditorias Internas e Externas, inclusive como Auditor Líder credenciado pelo ANSI-RAB americano.

Prof. Especialista Moises dos Santos Barbosa

É Contador e Auditor ativo e Conselheiro Certificado pelo Instituto Brasileiro de Governança Corporativa - IBGC, tendo atuado em Conselho Fiscal de empresa de grande porte. Possui mais de 25 anos de atuação profissional nas atividades que envolvem contabilidade, tributos, auditoria, finanças, gestão dos negócios e governança corporativa; atuando na liderança e gestão de diversos projetos correlatos às áreas de especialidade por meio de bigfour e empresas de grande porte. É bacharel em Ciências Contábeis pela UNICEP São Carlos, com Pós-Graduação em Controladoria e Finanças, MBA em Gestão do Agronegócio pela CEPEA/ESALQ/USP (sem entrega tese) e, Especialização nas áreas de Contabilidade Internacional - IFRS e Gestão de Tributos - ambas pela FIPECAFI. Cursando MBA em Contabilidade, Compliance & Direito Tributário. Atua como professor do Curso de Pós-Graduação da Universidade Central Paulista de São Carlos-SP e de Graduação e Pós-Graduação na Faculdade FGP Pederneiras-SP, ministrando aulas nas áreas de Contabilidade, Finanças, Auditoria Fiscal, Controle Interno e Governança Corporativa. Alta performance em liderança de projetos com equipes dedicadas, como líder e gestor possui habilidade com pessoas, sabe como determinar e atingir metas através do desenvolvimento e motivação do grupo de trabalho. Hábil negociador, flexível e com excelente controle em situações difíceis. Possui grande rede de relacionamentos no ambiente profissional que atua.

Prof. Doutor Nilton Cezar Carraro

Professor Adjunto da Universidade Federal de São Carlos, Campus Lagoa do Sino, Centro de Ciências da Natureza. Pós-Doutorando em Engenharia de Produção na UFSCAR, Doutor em Engenharia de Produção, Mestre em Ciências Contábeis, Especialista em Controladoria. Professor da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul entre 2015 e 2018 nos cursos de Ciências Contábeis, Administração e Engenharia de Produção. Atua no ambiente presencial e em EAD desde 2004, contribuindo com a Educação no Brasil e no Exterior. Professor autor de várias disciplinas e materiais em EAD para UFMS, UNINOVE, FGV, FAM. Já ministrou várias disciplinas para graduação e pós-graduação em várias IES do Brasil. Foi sócio proprietário de empresa em consultoria empresarial na área contábil e gestão por mais de dez anos. Atuou na contabilidade e gestão de várias empresas entre 1984 e 2014. A experiência profissional foi um motivador para as atividades na Educação, proporcionando a edição do primeiro livro em 2014. Atua em linhas de pesquisa direcionadas ao fortalecimento da microeconomia por meio da criação de técnicas que propiciem a eficiência e eficácia na utilização dos recursos e novos investimentos, promovendo a continuidade dos negócios, aumentando a criação de riquezas, gerando melhorias socioeconômicas e ambientais.

Prof. Especialista Liandro Fabri

Possui graduação em Administração de Empresas - Instituição Toledo de Ensino (2005), MBA em Gestão Financeira Controladoria e Auditoria - Fundação Getúlio Vargas (2010). Atualmente é sócio e consultor empresarial nas áreas de finanças, custos, precificação, valuation e desenvolvimento de plano de negócios - ADRIANO FABRI CONSULTORIA E DESENVOLVIMENTO EMPRESARIAL LTDA. Ministrante de treinamentos e cursos empresariais, assim como disciplinas de graduação e pós-graduação nas referidas áreas da consultoria.

Prof. Especialista Osvaldo Luiz Gonçalves da Cunha

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Instituição Toledo de Ensino (1992), graduação em Ciências Contábeis pelo Instituição Toledo de Ensino (2008), especialização em Administração de Empresas - Latu Sensu pelo Fundação Armando Álvares Penteado (1993), MBA em Controladoria e Finanças Empresariais pela ITE (2012) e curso-técnico-profissionalizante em Contabilidade pela Escola Técnica de Comércio Anchieta (1977). Atualmente é Professor Titular da Instituição Toledo de Ensino, além de experiência em Gestão de Custos e Auditoria.

Prof. Doutor Paschoal Tadeu Russo

Doutor em Ciências Contábeis e Controladoria pela FEA / USP, Mestre em Ciências Contábeis pela FECAP (Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado), MBA em Finanças pela FIA (FEA/USP) e Graduado em Engenharia Industrial Mecânica pelo Centro Universitário da FEI de São Bernardo do Campo - SP. É professor e coordenador do Programa de Mestrado Profissional em Controladoria e Finanças da Faculdade FIPECAFI. É sócio-diretor da PTR Assessoria em Gestão Empresarial Ltda. onde desenvolve projetos de consultoria realizando as seguintes atividades: Diagnósticos de gestão e econômico-financeiro com a proposição de plano de ações; planejamentos estratégicos e operacionais, implantação de controladorias e / ou práticas de contabilidade gerencial, tais como: orçamento empresarial, custeio, gestão baseada em valor, BSC, orçamento base zero, gestão baseada em projetos, etc. Participa de reformulações de estruturas organizacionais (áreas administrativas, gestão de pessoas, departamentos comerciais), e dá suporte aos processos de implantação de ERP, e de M&A. Realiza avaliações (Valuation), desenvolve projetos de Educação corporativa.

Prof. Doutor Reinaldo Cesar Cafeo

Doutor em Agronomia. Programa Energia na Agricultura, com linha de pesquisa em uso racional de energia na agricultura, Tese em Economia com o título ESTIMATIVA DO CUSTO MÉDIO PONDERADO DE CAPITAL EM PRODUTOS AGRÍCOLAS. Unesp Botucatu 2011. Tem mestrado em Comunicação Midiática. Dissertação em Jornalismo Econômico. Unesp Bauru 2002. Especialista em Engenharia Econômica pela Universidade São Judas (1989). Graduado em Ciências Econômicas (1983) e Ciências Contábeis (1985). Professor Titular de Economia e Finanças no Centro Universitário da Instituição Toledo de Ensino. Ministra aulas na graduação e pós-graduação. Articulista do Jornal da Cidade de Bauru, escreve para inúmeros sites de conteúdo em finanças e economia. Comentarista de Economia na Rádio FM 94 Bauru. Vice-presidente da Associação Comercial de Bauru. Delegado do Conselho Regional de Economia. Diretor do Escritório de Economia - Planeta Economia. Produz, apresenta e mantém canal de Economia no youtube.com/planetaeconomia - Canal Planeta Economia

Prof. Mestre Roberval Modesto da Cunha

Mestre em Energia na Agricultura pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP (2007), Especialização, modalidade LATO SENSU, em Educação Matemática pela Faculdades Oswaldo Cruz (2002), Licenciatura em Ciências, com Habilitação em Matemática, pela Universidade do Sagrado Coração – USC (1995), Graduação em Administração pela Universidade de Marília (1989). Foi Coordenador do curso de Administração da Faculdade Iteana de Botucatu, mantida pela ITE, no período de outubro de 2011 até novembro de 2013. Foi também, Chefe do Departamento de Matemática e Estatística da Faculdade de Ciências Econômicas de Bauru - ITE, no período de março de 1999 até dezembro de 2010. Atualmente é Secretário Acadêmico das unidades de Ensino Superior da Instituição Toledo de Ensino - ITE e Professor Titular na disciplina de Matemática Aplicada, Cálculo Diferencial e Integral e de Matemática Financeira e Alternativas de Investimentos do Centro Universitário de Bauru e da Faculdade Iteana de Botucatu, ambas IES mantidas pela ITE. Coordena o Programa de Pós-graduação, modalidade MBA, na área de Controladoria, Finanças Empresariais e Gestão de Negócios oferecido pela ITE. Atua como Analista Financeiro, certificado pela CENOFISCO/SP. Tem certificação de Terapeuta Financeiro pela DSOP - Educação Financeira e ainda, atua como Professor Orientador de Pesquisa em Iniciação Científica e do Estágio Curricular Supervisionado. Tem experiência na área Educacional, Didático-Pedagógica e Administrativa-Acadêmica.

Prof. Mestre Tiago Rogério Ortolani

Possui graduação em Ciências Contábeis pela Faculdades Integradas de Jahu (2008), especialização em PERICIA E AUDITORIA CONTABIL pelo Centro Universitário FECAP (2010) e Mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade de Araraquara (2012). Atualmente é PROFESSOR UNIVERSITÁRIO da Faculdades Integradas de Jahu e Coordenador Curso da Faculdades Integradas de Jaú. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Ciências Contábeis. Atuando principalmente nos seguintes temas: GESTÃO DE CUSTOS, CUSTO META, ENGENHARIA DE VALOR.

Prof. Mestre Wagner Aparecido Ismanhoto

Mestrado em Economia Rural pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Botucatu-Brasil (2005), graduado em Economia pela Instituição Toledo de Ensino. Atualmente docente titular no Centro Universitário de Bauru, mantido pela Instituição Toledo de Ensino, Diretor Geral da Bruna Semi Jóias e Autônomo do Consórcio Internacional Brasil Fachion Jewellry Export Consortiun. Tem experiência na área econômica com ênfase em Teoria Econômica, Desenvolvimento Socioeconômico, Projetos e Empreendimentos.

Prof. Doutor Valdeir Rejanildo Vidrik

Possui graduação em Administração de Empresas - Instituição Toledo de Ensino (1992), mestrado em Administração pela Universidade de São Paulo (1999) e doutorado em História Econômica pela Universidade de São Paulo (2003). Atualmente é professor de graduação e pós-graduação em diversas instituições de ensino. Leciona conteúdos relativos a Administração Geral, Gestão de Inovação, Qualidade, Métodos e Técnicas de Pesquisa. Tem experiência em Gestão de Empresas, atuando principalmente nas seguintes áreas: Administração Geral e Gestão da Inovação. Na gestão educacional atuou como Diretor de Centro de Ciências Sociais Aplicadas e Coordenador de Cursos de Graduação.


Apostilas/Textos

ITE © 2022 - Todos os direitos reservados

2RS Soluções Web