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Pós-Graduação em

Gestão Tributária

Duração

360 horas

Cidade

Bauru

Inscrições

Inscrições Encerradas

Clique aqui e preencha a Ficha de Inscrição

Reemissão Ficha de Inscrição

Documentação

I - 2 (duas) fotos 3x4 cm recentes, uma delas colada no requerimento de matrícula Bauru;
II - cópia reprográfica da Carteira de Identidade (RG) e do cartão de Cadastro da Pessoa Física (CPF) e, se for o caso, da Certidão de Casamento;
III - cópia frente e verso do diploma de curso superior reconhecido pelo Ministério da Educação e regularmente registrado ou, se ainda não expedido, cópia certidão de colação de grau;

  • A documentação deverá ser enviada para o e-mail – cpg@ite.edu.br até o encerramento das inscrições.
    Bauru: Praça 9 de Julho 1-51 - CEP 17050-790 – Bloco 4 – Secretaria da Pós-graduação. Telefone: (14) 2107-5075

Informações:
Telefone: (14) 2107-5075 –  Whatsapp -  (14) 98119.7070
Horário de Atendimento:
Segunda a sexta-feira: 9h às 11h45 e das 14h às 17h


Bauru

Coordenação Acadêmica

Ms. Marcos Vinicio Bilancieri.

Duração 

360 horas.

Início das aulas

09 de março de 2024.

Horários das aulas

Dois sábados por mês, das 8h30 às 15h30.

AULAS NO FORMATO HÍBRIDO (Presencial e Remotas ON-LINE (ao vivo) plataforma Zoom (as aulas também são gravadas e ficam disponíveis na plataforma ITE Virtual)

Objetivos Gerais:

Prover aos discentes, conhecimentos sobre os tributos de forma a desenvolver uma visão ampla e objetiva, com foco na execução de uma gestão tributária moderna em todas as esferas governamentais, proporcionando capacidade para auxiliar na gestão empresarial.  
Despertar a consciência sobre as responsabilidades profissionais, econômicas e sociais do profissional da área tributária, contribuindo para uma formação ética-profissional e de valores, permitindo atuar com dignidade no desenvolvimento socioeconômico do país e permitir o contínuo aprimoramento de seus conhecimentos.
Formar Gestores Tributários com capacidade de liderança e de tomada de decisões, atuando no gerenciamento e desenvolvimento das atividades organizacionais e sociais.

Público alvo:

Alunos e profissionais de diversas áreas, como Ciências Contábeis, Administração de empresas, Economia, Direito, profissionais de finanças e outras áreas.

Direcionado também para gestores empresariais que buscam o aperfeiçoamento e conhecimento do complexo sistema tributário brasileiro.

Mercado de trabalho

Para atender as exigências do mercado e o objetivo principal, a estrutura curricular do curso foi preparada para formar o Gestor Tributário com as seguintes habilidades e conhecimentos: visão ampla dos conteúdos que circundam a área tributária, como: Planejamento Tributário; Formas de tributação como Lucro Rela, Lucro Presumido e  Gestão Tributária sobre Lucro Real, Lucro Presumido e Arbitrado, Gestão do ICMS; PIS/COFINS, IPI, ISSQN, Impostos sobre Exportação e Importação, Controladoria, Direito tributário, Compliance Tributário, Auditoria de tributos e outras.

Ao final do curso, o aluno estará apto a gerir as questões tributárias de qualquer tipo e porte de empresa, tornando-se peça fundamental no processo decisório das organizações.

Atividades e Estrutura Curricular

A estrutura curricular é distribuída em disciplinas e/ou módulos, com aulas na modalidade presencial ou no sistema on-line (ao vivo), ministradas aos sábados, das 8h30 às 15h30, sendo 2 sábados por mês, podendo ser utilizado 3 sábados por mês, de preferência quando for mês de 5 sábados e de acordo com o calendário das disciplinas e/ou dos módulos, sendo distribuído em atividades com aulas regulares e atividades desenvolvidas remotamente na forma individual ou em grupo.

O trabalho denominado de “atividade de final de curso” poderá ser realizado através de relatório na participação de seminários, simpósios e congressos, ou seja, eventos em conformidade ou abrangência com a área do curso, assim como, resenha, resumo expandido, desenvolvimento de artigo científico, ou ainda, estudo de caso, com acompanhamento de um professor orientador, objetivando possibilitar o aprimoramento dos estudos desenvolvidos entre as diversas áreas do conhecimento e do ambiente organizacional, visando amplitude do mercado dinâmico, competitivo e corporativo.

Componente Curricular

A Integralização Curricular do curso de Pós-Graduação, nível Especialização, tipo MBA, possui uma carga horária total de 360 horas, com periodicidade distribuída em “atividades acadêmicas modulares”, ou seja, em disciplinas e/ou módulos, conforme calendário estabelecido no período de duração do curso, com previsão para término em 12 meses.

Período e Duração dos Módulos

Aos sábados: De 09 de março de 2024 a 05 de abril de 2025, no horário das 8h30 às 15h30.

Reserva de direito

Reserva-se se o direito de não iniciar o curso se constatada inviabilidade financeira (mínimo 30 inscritos).

Investimento

24 parcelas mensais
12 parcelas de R$ 300,00 e mais 12 parcelas de R$ 315,00.
A primeira parcela será devida em 04 de março de 2024.
As demais parcelas vencerão no dia 5 de cada um dos meses subsequentes (a partir de abril).

A título de bônus por antecipação de pagamento, o valor das parcelas será decrescido de 2% (dois por cento), desde que a quitação da parcela ocorra até o dia 01 (um) do mês do seu vencimento.

Após o vencimento, multa de 2% (dois por cento) + juros de mora de 1% (um por cento) ao mês.

Bônus financeiros 

Diplomados pela ITE: 5% de desconto
Grupos de alunos de uma mesma empresa: PROEMPRESA (clique aqui).

Disciplinas / Módulos

  • Gestão de Tributos Indiretos – ICMS e ICMS-ST (Substituição Tributária) • Gestão de Tributos Indiretos – Pis e Cofins • Direito Tributário na Gestão de Tributos• Controladoria no ambiente tributário e fiscal • Gestão de Tributos Indiretos – IPI •  Gestão de Tributos Indiretos – ISSQN •  Gestão Tributária no SIMPLES •  Gestão Tributária na Exportação e Importação •  Gestão de Contribuições Sociais e Encargos Trabalhistas - INSS/FGTS •  Gestão Tributária dos tributos sobre o lucro (IRPJ/CSLL) - Lucro Presumido/Arbitrado •  Gestão Tributária dos tributos sobre o lucro (IRPJ/CSLL) - Lucro Real •  Auditoria Tributária •  Gestão de Tributos sobre o Patrimônio e Transferência Patrimoniais- IPTU/IPVA/ITR/ITBI/ITCMD• Matemática Financeira Aplicada na gestão de tributos •Contabilidade Societária •Impacto Tributário na formação de custos e venda •  Gestão Tributária nas reorganizações Societárias - fusão, cisão e Incorporação • Contencioso Fiscal Administrativo e Jurídico • Consultoria Empresarial•  Compliance • Gestão e Planejamento Tributário • Desenvolvimento Metodológico em Pesquisa   • Atividade de final de curso.

Corpo Docente

*Corpo docente sujeito a alterações

Prof. Esp. José Roberto Rosa
Agente Fiscal de Rendas do Estado de São Paulo, Instrutor e Coordenador de cursos na Escola Fazendária do Estado de São Paulo – FAZEPS, Juiz do Tribunal de Impostos e Taxas do Estado de São Paulo, Autor dos livros: “ICMS na Prática” e “Manual Explicativo do ICMS", Professor da Escola Fazendária/SP, do IBET, da Escola Paulista de Direito - EPD. Especialista em ICMS E ICMS/ST.

Prof Dr. Paulo Henrique Pegas
Professor Doutor. É contador, atuando profissionalmente na área contábil-tributária há 30 anos, principalmente em instituições financeiras. Professor titular da disciplina Contabilidade e Planejamento Tributário no curso de graduação em Ciências Contábeis do Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais (IBMEC-RJ). Nos cursos de pós-graduação, atua também no IBMEC-RJ, na Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras (FIPECAFI-SP) e na Universidade Candido Mendes (UCAM), em parceria com o Instituto de Pesquisa e Estudos Contábeis (IPECRJ). Especialista em PIS/COFINS; autor de diversos livros e artigos.

Prof. Dr. Reinaldo Cesar Cafeo
Doutor em Agronomia. Programa Energia na Agricultura, com linha de pesquisa em uso racional de energia na agricultura, Tese em Economia com o título ESTIMATIVA DO CUSTO MÉDIO PONDERADO DE CAPITAL EM PRODUTOS AGRÍCOLAS. Unesp Botucatu 2011. Tem mestrado em Comunicação Midiática. Dissertação em Jornalismo Econômico. Unesp Bauru 2002. Especialista em Engenharia Econômica pela Universidade São Judas (1989). Graduado em Ciências Econômicas (1983) e Ciências Contábeis (1985). Professor Titular de Economia e Finanças no Centro Universitário da Instituição Toledo de Ensino. Ministra aulas na graduação e pós-graduação. Articulista do Jornal da Cidade de Bauru, escreve para inúmeros sites de conteúdo em finanças e economia. Foi comentarista de Economia na Rádio FM 94 Bauru e atualmente com programa na 96 FM – Bauru-SP. Vice-presidente da Associação Comercial de Bauru. Delegado do Conselho Regional de Economia. Diretor do Escritório de Economia - Planeta Economia. Produz, apresenta e mantém canal de Economia no youtube.com/planetaeconomia - Canal Planeta Economia e outras atividades.

Prof. Esp. Bruno Henrique Lucon
Mestrando em Controladoria e Contabilidade Estratégica pela FECAP/SP. Especialista em Gestão de Tributos pela FUNDACE/USP de Ribeirão Preto. Graduado em Ciências Contábeis pela ITE. Consultor tributário e empresário contábil.

Prof. Pós Doc. Nilton Cesar Carrasco
Professor Adjunto da Universidade Federal de São Carlos, Campus Lagoa do Sino, Centro de Ciências da Natureza. Pós-Doutorado em Engenharia de Produção na UFSCAR, Doutor em Engenharia de Produção, Mestre em Ciências Contábeis, Especialista em Controladoria. Professor da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul entre 2015 e 2018 nos cursos de Ciências Contábeis, Administração e Engenharia de Produção. Atua no ambiente presencial e em EAD desde 2004, contribuindo com a Educação no Brasil e no Exterior. Professor autor de várias disciplinas e materiais em EAD para UFMS, UNINOVE, FGV, FAM. Já ministrou várias disciplinas para graduação e pós-graduação em várias IES do Brasil. Foi sócio proprietário de empresa em consultoria empresarial na área contábil e gestão por mais de dez anos. Atuou na contabilidade e gestão de várias empresas entre 1984 e 2014. A experiência profissional foi um motivador para as atividades na Educação, proporcionando a edição do primeiro livro em 2014. Atua em linhas de pesquisa direcionadas ao fortalecimento da microeconomia por meio da criação de técnicas que propiciem a eficiência e eficácia na utilização dos recursos e novos investimentos, promovendo a continuidade dos negócios, aumentando a criação de riquezas, gerando melhorias socioeconômicas e ambientais. 

Prof. Esp. Adriano Fabri
Economista desde 1993 e especialista em Administração de Empresas pela FAAP - Fundação Armando Alvares Penteado. Consultor de Empresas desde 1998, trabalhou em importantes instituições como SEBRAE e FIESP e desde 2000, sócio-diretor e consultor da ADRIANO FABRI CONSULTORIA E DESENVOLVIMENTO EMPRESARIAL S/C LTDA e da ADRIANO FABRI TREINAMENTOS EPP, onde já realiza trabalhos de consultoria em gestão econômica e financeira. Docente desde 1993, lecionou em importantes instituições de ensino como o SENAC, UNIVERSIDADE DO SAGRADO CORAÇÃO e, atualmente, leciona na pós-graduação e graduação do Centro Universitário de Bauru- ITE. Colabora com entrevistas à Rede Globo, e possui artigos publicados nos principais sites especializados, dentre eles Pequenas Empresas Grandes Negócios e HSM Management, além de já ter concedido entrevista à Revista EXAME-PME. Adriano Fabri se dedica à educação empreendedora e capacitação de equipes desde 1998.

Prof. Esp. Francisco Ramos Mangieri
Graduado em direito pela ITE - Bauru. Advogado. Auditor Fiscal. Consultor. Diretor do Departamento Tributário da Prefeitura de Bauru/SP. Ex-Diretor da Divisão de Receitas Mobiliárias da Prefeitura de Bauru/SP. Presidente do Conselho de Contribuintes do Município de Bauru/SP. Professor e Conteudista do Curso de Pós-Graduação à distância em direito tributário municipal da Uniara/SP. Sócio e Palestrante da Empresa Tributo Municipal - Cursos e Treinamentos. Pós-Graduado em Direito Tributário.

Prof. Esp. Rogério Canaciro
Possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade de Marília, especialização - MBA em Controladoria e Finanças pelo Centro Universitário Euripides de Marília. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Ciências Contábeis. Atualmente é docente e coordenador adjunto do curso de Ciências Contábeis do Centro Universitário Euripides de Marília e supervisor regional na empresa Softmatic Sistemas Automáticos de Informática Ltda.

Prof. Esp. Moisés dos Santos Barbosa
Conselheiro Fiscal Certificado pelo IBGC. Formado em Ciências Contábeis pela UNICEP São Carlos em 2003, com Pós-Graduação nas áreas de Controladoria e Finanças (em 2007) e Gestão do Agronegócio pela CEPEA/ESALQ/USP (em 2015, sem entrega tese) e Especialização nas áreas de Contabilidade Internacional – IFRS e Gestão de Tributos ambas pela FIPECAFI. Professor do Curso de Pós-Graduação da Universidade Central Paulista de São Carlos-SP e de Graduação e Pós Graduação na FGP Pederneiras-SP, ministrando aulas nas áreas de Contabilidade, Finanças, Auditoria Fiscal, Controle Interno e Governança Corporativa. Contínuo desenvolvimento profissional participando constantemente de cursos, seminários e palestras que envolvem os temas de contabilidade, finanças, tributos, governança corporativa e gestão empresarial.

Prof. Mestre Dayane Thomazi Maia
Docente de Ensino Superior na UNIESP Bauru (áreas de Gestão Ambiental, Direito Tributário, Direitos Humanos, Ética e Direito Processual). Mestre e possui Pós Graduação (Lato Sensu) em Direito Ambiental na UNIARA. Graduada no Curso de Bacharel em Direito pelo Instituto de Ensino Superior de Bauru. Atuação profissional na área de Direito Previdenciário. Tem experiência na área de Direito Tributário, Direito Ambiental e Direito Previdenciário.

Prof. Esp. Osvaldo Luiz Gonçalves da Cunha
Possui graduação em Ciências Econômicas pelo Instituição Toledo de Ensino (1992), graduação em Ciências Contábeis pelo Instituição Toledo de Ensino (2008), especialização em Administração de Empresas - Latu sensu pelo Fundação Armando Álvares Penteado (1993), especialização em MBA em Controladoria e Finanças pelo Instituição Toledo de Ensino (2015) e curso-técnico-profissionalizante em Contabilidade pela Escola Técnica de Comércio Anchieta (1977). Atualmente é professor titular do Instituição Toledo de Ensino e Gerente Contábil da Biomecânica Ind. Com. Prod. Ortopédicos LTDA.

Prof. Esp. José Dutra Vieira Sobrinho
Especialista em Matemática Financeira com mais de 40 anos de profissão, atua frequentemente como consultor para jornais, revistas e emissoras de rádio e televisão.  Autor de livros que são referências para a área: Matemática Financeira e Manual de Aplicações Financeiras HP-12C, publicados pela Editora Atlas, e Cobrança de Juros sobre Juros – Anatocismo, pela Editora Almedina. Além disso, palestrante e consultor de Matemática Financeira para empresas, associações, instituições financeiras e escritórios de advocacia. Vice-Presidente da Ordem dos Economistas do Brasil (OEB) e membro efetivo do Conselho Regional de Economia de São Paulo (CORECON-SP).  

Prof. Ms. Tiago Rogério Ortolani
Possui graduação em Ciências Contábeis pelas Faculdades Integradas de Jahu (2008), especialização em PERICIA E AUDITORIA CONTABIL pelo Centro Universitário FECAP(2010) e Mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade de Araraquara(2012). Atualmente é PROFESSOR UNIVERSITÁRIO da Faculdades Integradas de Jahu e Coordenador Curso da Faculdades Integradas de Jaú. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Ciências Contábeis. Atuando principalmente nos seguintes temas: GESTÃO DE CUSTOS, CUSTO META, ENGENHARIA DE VALOR.

Prof. Mestre Síntia Salmeron
Doutorando; possui Mestrado em Direito Constitucional. Centro Universitário de Bauru - Instituição Toledo de Ensino, CEUB/ITE, Brasil. Título: O Princípio da Inafastabilidade da Jurisdição à luz de um Estado Fiscalista: uma análise do congestionamento do Poder Judiciário ocasionada pelos processos de Execução Fiscal. Ano de Obtenção: 2016. Orientador: Rui Carvalho Piva. Especialização em Direito Tributário. Instituto Brasileiro de Estudos Tributários, IBET, Brasil. Título: A não-incidência da contribuição social do salário-educação em face do produtor rural pessoa física. Graduação em Direito. Instituição Toledo de Ensino, ITE, Brasil. Título: A Teoria da Desconsideração da Personalidade Jurídica no Direito Tributário. Orientador: Josiane de Campos Silva Giacovoni. Advogada Tributarista com atuação voltada para administração de passivos tributários (processos judiciais tributários).

Prof. Dra. Audrey do Nascimento Sabbatini Martins
Doutora em Comunicação pela UNESP/Bauru. Mestre em Comunicação pela Universidade de Marília. Possui graduação em Letras - Português pela Universidade do Sagrado Coração (1996). Professora da Faculdade Iteana de Botucatu e do Centro Universitário de Bauru, mantido pela Instituição Toledo de Ensino. Atualmente atua como supervisora do Núcleo de Iniciação Científica do Centro Universitário de Bauru. É membro efetivo da Academia Bauruense de Letras - ABL. É doutoranda pelo Programa de Pós -Graduação em Comunicação da FAAC - Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação - Campus UNESP - BAURU –SP.

Prof. Mestre Marcos Vinicio Bilancieri
Servidor público municipal é graduado em Ciências Contábeis - ITE (1993) e Mestre em Administração pela UNIMEP-Piracicaba-SP, tem especialização em Docência do Ensino Superior pela UFRJ-RJ .É Professor e Coordenador do Curso de Ciências Contábeis do Centro Universitário de Bauru (CEUB) mantido pela Instituição Toledo de Ensino (ITE-Bauru-SP).Também é professor e Coordenador do curso de MBA em Gestão Tributária do CEUB/ ITE-Bauru. Tem experiência na área de Administração Pública, com ênfase em Contabilidade e Gestão Pública, atuando principalmente nas seguintes áreas: Gestão de Políticas Públicas; Planejamento Orçamentário, Licitações e Contabilidade Pública. Ministra Palestras na área de Contabilidade e Administração Pública com ênfase em Planejamento Público, Licitações e Normas de Contabilidade Pública. Presta consultoria, ministra Cursos e Palestras na área pública. É palestrante e colaborar da Comissão de Representação do Setor Público do Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo. Foi Prefeito de Boracéia-SP entre 2012 e 2020. Foi presidente da Associação dos municípios do Centro do Estado de São Paulo (AMCESP) (2017-2020). Foi membro do Conselho Fiscal da Empresa Municipal de Desenvolvimento Urbano e Rural de Bauru (EMDURB). Foi candidato a Deputado Estadual nas eleições de 2022. Atualmente exerce a função de Diretor Administrativo no município de Boracéia. É coordenador Regional (região de Bauru-SP) do Republicanos-SP.


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