MBA - Gestão Tributária
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Pós-Graduação em

MBA - Gestão Tributária

Duração

370 horas

Cidade

Bauru

Inscrições

Inscrições até o dia 08 de março de 2025

INSCRIÇÕES

Até 08 de março de 2025.

CLIQUE AQUI E PREENCHA A FICHA DE INSCRIÇÃO

DOCUMENTAÇÃO

I – 1 fotos 3x4 cm recentes,

II – Cópia reprográfica da Carteira de Identidade (RG) e do cartão de Cadastro da Pessoa Física (CPF) e, se for o caso, da Certidão de Casamento;
III - Cópia frente e verso do diploma de curso superior reconhecido pelo Ministério da Educação e regularmente registrado ou, se ainda não expedido, cópia certidão de colação de grau;

A documentação deverá ser anexada em formato PDF ao preencher a ficha de inscrição. O prazo final para a submissão da documentação é 08 de março de 2025.

 

INFORMAÇÕES:
Telefone: (14) 2107-5075 – (14) 2107-5076

E-mail: cpg@ite.edu.br

Horário de Atendimento: Segunda a quinta-feira: 9h às 11h45.


Bauru

Coordenação Acadêmica

Ms. Marcos Vinicio Bilancieri.

Duração 

370 horas.

Início das aulas

15 de março de 2025.

Horários das aulas

sábados, das 8h30 às 16h.

AULAS NO FORMATO HÍBRIDO (Presencial e Remotas ON-LINE (ao vivo) plataforma Zoom. 

Objetivos Gerais:

Prover aos discentes, conhecimentos sobre os tributos de forma a desenvolver uma visão ampla e objetiva, com foco na execução de uma gestão tributária moderna em todas as esferas governamentais, proporcionando capacidade para auxiliar na gestão empresarial.  
Despertar a consciência sobre as responsabilidades profissionais, econômicas e sociais do profissional da área tributária, contribuindo para uma formação ética-profissional e de valores, permitindo atuar com dignidade no desenvolvimento socioeconômico do país e permitir o contínuo aprimoramento de seus conhecimentos.
Formar Gestores Tributários com capacidade de liderança e de tomada de decisões, atuando no gerenciamento e desenvolvimento das atividades organizacionais e sociais.

Público alvo:

Alunos e profissionais de diversas áreas, como Ciências Contábeis, Administração de empresas, Economia, Direito, profissionais de finanças e outras áreas.

Direcionado também para gestores empresariais que buscam o aperfeiçoamento e conhecimento do complexo sistema tributário brasileiro.

Mercado de trabalho
Para atender as exigências do mercado e o objetivo principal, a estrutura curricular do curso foi preparada para formar o Gestor Tributário com as seguintes habilidades e conhecimentos: visão ampla dos conteúdos que circundam a área tributária, como: Planejamento Tributário; Formas de tributação como Lucro Real, Lucro Presumido, Simples Nacional e  Gestão Tributária sobre Lucro Real, Lucro Presumido e Arbitrado, Gestão do ICMS; PIS/COFINS, IPI, ISSQN, Impostos sobre Exportação e Importação, Controladoria, Direito tributário, Compliance Tributário, Auditoria de tributos, Técnicas de Consultoria e outras.

Ao final do curso, o aluno estará apto a gerir as questões tributárias de qualquer tipo e porte de empresa, tornando-se peça fundamental no processo decisório das organizações.

Atividades e Estrutura Curricular

A estrutura curricular e distribuída em disciplinas e/ou módulos, com aulas na modalidade presencial ou no sistema on-line (ao vivo), ministradas aos sábados, das 8h30 às 16h. São 28 sábados, durante o período da programação da Pós-graduação, sendo 2 sábados por mês, porém, ocorrerá três sábados no mês de maio de 2026 e um sábado no mês de fevereiro de 2026, de acordo com o calendário das disciplinas e/ou dos módulos, distribuídos em atividades com aulas regulares, atividades desenvolvidas remotamente na forma individual ou em grupo.

O trabalho denominado de “Atividades de Final de Curso”, exigido para conclusão do curso, conforme tipos de modalidade, explicitados no comunicado que será expedido pela coordenação, deverá ser realizado através da escolha de uma das seguintes modalidades, a seguir: relatório na participação de seminários, simpósios e congressos, ou seja, eventos em conformidade ou abrangência com a área do curso; resenha; resumo expandido; desenvolvimento de artigo científico e elaboração de estudo de caso, modalidade consultoria, objetivando possibilitar o aprimoramento dos estudos desenvolvidos entre as diversas áreas do conhecimento e do ambiente organizacional, visando amplitude do mercado dinâmico, competitivo e corporativo.

Componente Curricular

A Integralização Curricular do curso de Pós-Graduação, nível Especialização, tipo MBA, possui uma carga horária total de 370 horas, com periodicidade distribuída em “atividades acadêmicas modulares, ou seja, em disciplinas e/ou módulos, conforme calendário estabelecido no período de duração do curso.

Período e Duração dos Módulos

Aos sábados: De 15 de março de 2025 a 20 de junho de 2026.

PERIODICIDADE E DATAS DOS MÓDULOS/DISCIPLINAS

Aos sábados, no horário das 8h30 às 16h, nos meses do ano letivo de 2025: março:15 e 29; abril: 12 e 26; maio:10 e 24; junho: 07 e 28; agosto: 09 e 23; setembro: 3 e 27; outubro: 11 e 25; novembro: 08 e 22 e dezembro: 06 e 13.

Aos sábados, no horário das 8h30 às 16h, nos meses do ano letivo de 2026: fevereiro: 28; março: 14 e 28; abril: 11 e 25; maio: 09, 23 e 30 e junho: 13 e 20.

* sujeito a alterações nas datas de desenvolvimento dos módulos aos sábados

INVESTIMENTO

18 parcelas mensais de R$ 395,00(trezentos e noventa e cinco reais).
A primeira parcela será devida em 10 de março de 2025.
As demais parcelas vencerão no dia 5 de cada um dos meses subsequentes (a partir de abril).

A título de bônus por antecipação de pagamento, o valor das parcelas será decrescido de 2% (dois por cento), desde que a quitação da parcela ocorra até o dia 01 (um) do mês do seu vencimento.

Após o vencimento, multa de 2% (dois por cento) + juros de mora de 1% (um por cento) ao mês.

Bônus financeiros 

Diplomados pela ITE: 2% de desconto
Grupos de alunos de uma mesma empresa: PROEMPRESA (clique aqui).

Reserva de direito

Reserva-se se o direito de não iniciar o curso se constatada inviabilidade financeira (mínimo 30 inscritos).

Disciplinas / Módulos

  • Gestão de Tributos Indiretos – ICMS e ICMS-ST (Substituição Tributária) • Gestão de Tributos Indiretos – PIS e COFINS • Direito Tributário na Gestão de Tributos • Controladoria no ambiente tributário e fiscal • Gestão de Tributos Indiretos – IPI •  Gestão de Tributos Indiretos – ISSQN •  Gestão Tributária no SIMPLES •  Gestão Tributária na Exportação e Importação •  Gestão de Contribuições Sociais e Encargos Trabalhistas - INSS/FGTS •  Gestão Tributária dos tributos sobre o lucro (IRPJ/CSLL) - Lucro Presumido/Arbitrado •  Gestão Tributária dos tributos sobre o lucro (IRPJ/CSLL) - Lucro Real •  Auditoria Avançada •  Gestão de Tributos sobre o Patrimônio e Transferência Patrimoniais- IPTU/IPVA/ITR/ITBI/ITCMD • Matemática Financeira Aplicada •Contabilidade Societária •Impacto Tributário na formação de custos e venda •  Gestão Tributária nas reorganizações Societárias - fusão, cisão e Incorporação • Contencioso Fiscal Administrativo e Jurídico • Consultoria Empresarial •  Compliance Empresarial • Gestão e Planejamento Tributário  • *Atividades de final de curso.

Corpo Docente

*Corpo docente sujeito a alterações

- ADRIANO FABRI

Pós-graduação em Administração de Empresas pela FAAP-. Graduação em Economia. Consultor de Empresas desde 1998. Sócio-diretor e consultor da ADRIANO FABRI CONSULTORIA E DESENVOLVIMENTO EMPRESARIAL S/C LTDA e da ADRIANO FABRI TREINAMENTOS EPP, onde já realiza trabalhos de consultoria em gestão econômica e financeira. Docente desde 1993. Atualmente, leciona na pós-graduação e graduação do Centro Universitário de Bauru- ITE. Colabora com entrevistas à Rede Globo, e possui artigos publicados nos principais sites especializados, dentre eles Pequenas Empresas Grandes Negócios e HSM Management, além de já ter concedido entrevista à Revista EXAME-PME. Adriano Fabri se dedica à educação empreendedora e capacitação de equipes desde 1998.

 - BRUNO HENRIQUE LUCON

Pós-graduação em Gestão de Tributos pela FUNDACE/USP de Ribeirão Preto. Graduação em Ciências Contábeis pela ITE. Consultor tributário e empresário contábil. Sócio na Zimez Consultoria Empresarial.  Vasta Experiência na análise, planejamento e gestão tributária das empresas, com foco em criar soluções que diminuam os custos tributários atuais e, ainda, possibilitem resultados a longo prazo.

 - FRANCISCO RAMOS MANGIERI

Graduação em Direito pela ITE - Bauru. Advogado. Auditor Fiscal. Consultor. Diretor do Departamento Tributário da Prefeitura de Bauru/SP. Ex-Diretor da Divisão de Receitas Mobiliárias da Prefeitura de Bauru/SP. Presidente do Conselho de Contribuintes do Município de Bauru/SP. Sócio e Palestrante da Empresa Tributo Municipal - Cursos e Treinamentos. Pós-Graduado em Direito Tributário.

 - GABRIEL BELLATO FERREIRA PRÓSPERO

Pós-graduação em Contabilidade, Compliance e Direito Tributário. Pós-graduação em IFRS – FIPECAFI. Graduação Ciências Contábeis – Universidade de Mogi das Cruzes. Experiência na área contábil e financeira, abrangendo desde a esfera teórica, atuando como docente no ensino superior, até o ambiente corporativo com funções em empresas de grande e médio porte. Certificado como Auditor Independente (CNAI) e Association of Chartered Certified Accountants (ACCA - IFRS).
Experiência no exterior, Estados Unidos, visando auxiliar a gerência local na melhoria dos processos contábeis (BR GAAP e US GAAP) e de custeio. Trabalhos diretos com auditoria externa (Big Four) com ênfase em demonstrativos contábeis e controles internos, com elaboração de demonstrações financeiras completas inclusive com atendimento a demandas CVM.
Participação no desenvolvimento do programa de KeyUsers para o SAP, sendo nomeado como Keyuser para os módulos FI/CO e implementação da ferramenta BPC. Sócio da MGK Assessores.
 - JOSÉ DUTRA VIEIRA SOBRINHO

Pós-graduação em Matemática Financeira com mais de 40 anos de profissão, atuando frequentemente como consultor para jornais, revistas e emissoras de rádio e televisão.  Livros que são referências para a área: Matemática Financeira e Manual de Aplicações Financeiras HP-12C, publicados pela Editora Atlas, e Cobrança de Juros sobre Juros – Anatocismo, pela Editora Almedina. Além disso, palestrante e consultor de Matemática Financeira para empresas, associações, instituições financeiras e escritórios de advocacia. Vice-Presidente da Ordem dos Economistas do Brasil (OEB) e membro efetivo do Conselho Regional de Economia de São Paulo (CORECON-SP).

 - LUCIANA MOSCARDI GRILLO

Advogada, Engenheira Civil e Auditora Fiscal da Receita Estadual com titulação de Máster Internacional em Fazenda Pública, Gestão e Administração Tributária pela Universidade Nacional de Educação a Distância da Espanha. 
Na Secretaria da Fazenda de São Paulo atuou como Delegada Tributária de Julgamento entre 2008 e 2016, e como Juíza do Tribunal de Impostos e Taxas por dois mandatos.
Atualmente exerce a função de Delegada Regional Tributária de Bauru, membro da Comissão Técnica da Febrafite e Diretora Jurídica da Afresp.

 - MARCOS VINÍCIO BILANCIERI

Mestre em Administração pela Universidade Metodista de Piracicaba. Graduação em Ciências Contábeis - ITE. Docente do Centro Universitário de Bauru. Tem experiência na área de Administração Pública, com ênfase em Contabilidade e Gestão Pública, atuando principalmente nas seguintes áreas: Gestão de Políticas Públicas e Planejamento Orçamentário. Ministra Palestra na área de Contabilidade e Administração Pública com ênfase em Planejamento Público, Licitações e Normas de Contabilidade Pública. Ministra Cursos e Palestras na área pública. Atualmente é Prefeito do município de Boracéia-SP e Coordenador do curso de Ciências Contábeis do Centro Universitário de Bauru-ITE.

 - MOISÉS DOS SANTOS BARBOSA

Pós-Graduação nas áreas de Controladoria e Finanças e nas áreas de Contabilidade Internacional em IFRS e Gestão de Tributos ambas pela FIPECAFI. Conselheiro Fiscal Certificado pelo IBGC. Graduado em Ciências Contábeis pela UNICEP São Carlos em 2003.  Docente do Curso de Pós-Graduação da Universidade Central Paulista de São Carlos-SP.

 - OSVALDO LUIZ GONÇALVES DA CUNHA

Pós-graduação em Administração de Empresas pela Fundação Armando Álvares Penteado e Pós-graduação em Controladoria e Finanças Empresariais pela ITE, Graduado em Ciências Econômicas e Ciências Contábeis pela Instituição Toledo de Ensino Atualmente é Docente Titular da Instituição Toledo de Ensino, além de experiência em Gestão de Custos e Auditoria.

 - PAULO HENRIQUE BARBOSA PEGAS

Mestre em Ciências Contábeis (UERJ). Contador, atuando profissionalmente na área contábil-tributária há 30 anos, principalmente em instituições financeiras. Professor titular da disciplina Contabilidade e Planejamento Tributário no curso de graduação em Ciências Contábeis do Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais (IBMEC-RJ). Nos cursos de pós-graduação, atua também no IBMEC-RJ, na Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras (FIPECAFI-SP) e na Universidade Candido Mendes (UCAM), em parceria com o Instituto de Pesquisa e Estudos Contábeis (IPECRJ). Especialista em PIS/COFINS; autor de diversos livros e artigos.

 - ROGÉRIO CANACIRO

Pós-graduação em Controladoria e Finanças pelo Centro Universitário Eurípides de Marília. Graduação em Ciências Contábeis. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Ciências Contábeis. Atualmente é docente e coordenador adjunto do curso de Ciências Contábeis da UNIVEM. Supervisor Regional na empresa Softmatic Sistemas Automáticos de Informática Ltda.

 - SINTIA SALMERON

Mestre em Direito Constitucional pelo Centro Universitário de Bauru - Instituição Toledo de Ensino. Pós-graduação em Direito Tributário pelo Instituto Brasileiro de Estudos Tributários, IBET, Brasil. Advogada Tributarista com atuação voltada para administração de passivos tributários (processos judiciais tributários).

 - TIAGO ROGÉRIO ORTOLANI

Mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade de Araraquara.Pós-graduação em Pericia e Auditoria Contábil pelo Centro Universitário FECAP. Graduação em Ciências Contábeis. Sócio da INTEGRALE Corporativa. Experiência na área de Administração, com ênfase em Ciências Contábeis. Atuando principalmente nos seguintes temas: GESTÃO DE CUSTOS, CUSTO META, ENGENHARIA DE VALOR.

 


Apostilas/Textos

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