Inscrições
Até 06 de março de 2026
CLIQUE AQUI E PREENCHA A FICHA DE INSCRIÇÃO
DOCUMENTAÇÃO
I – 1 fotos 3x4 cm recentes,
II – Cópia reprográfica da Carteira de Identidade (RG) e do cartão de Cadastro da Pessoa Física (CPF) e, se for o caso, da Certidão de Casamento;
III - Cópia frente e verso do diploma de curso superior reconhecido pelo Ministério da Educação e regularmente registrado ou, se ainda não expedido, cópia certidão de colação de grau;
A documentação deverá ser anexada em formato PDF ao preencher a ficha de inscrição. O prazo final para a submissão da documentação é 06 de março de 2026.
INFORMAÇÕES:
Telefone: (14) 2107-5075 – (14) 2107-5076
E-mail: cpg@ite.edu.br
HORÁRIO DE ATENDIMENTO: Segunda a quinta-feira: 9h às 11h45.
Bauru
Coordenação Acadêmica
Me. Roberval Modesto da Cunha.
Duração
378 horas
Início das aulas
14 de março de 2026.
Horários das aulas
Sábados, das 8h30 às 16h.
AULAS NO FORMATO PRESENCIAL .
Justificativa
O curso de Pós-Graduação em Controladoria, Finanças e Gestão de negócios, tipo MBA, contempla aprimoramento contínuo nesta área, oferecendo quatro pilares das competências profissionais: Instrumental, Operacional, Gerencial e Estratégico
Objetivos
Ampliar e aperfeiçoar a visão integrada, estratégica e global das atividades empresariais em geral, focada no desenvolvimento de valor para a empresa, além de motivar líderes empreendedores, tanto para crescimento no ambiente das organizações, quanto na eficácia dos negócios próprios.
Diferenciais
Formação abrangente e generalista, para enfrentar novos desafios, no mercado competitivo e dinâmico, com base em seis eixos: contábil, financeiro, planejamento, controle, gestão e avaliação, ministrados por docentes com grande experiência de mercado nos temas ministrados.
Público-Alvo
É direcionado a profissionais de nível superior que atuam ou aspiram a cargos em funções executivas, gerenciais ou de liderança em empresas públicas ou privadas, que necessitam de conhecimentos de gestão nas suas mais importantes áreas, empresários, empreendedores que planejam abrir seu próprio negócio e docentes.
Mercado De Trabalho
Propõe a formação profissional que reúna as competências para gerir o processo de levantamento, mensuração e análise dos dados, permitindo-lhe transformá-los em informações e saber interpretá-las para tomada de decisão estratégicas ou operacionais de grande impacto para atuar de forma estratégica em suas áreas de atuação, inclusive na docência do ensino superior.
Atividade e Estrutura Curricular
A estrutura curricular e distribuída em disciplinas e/ou módulos, com aulas na modalidade presencial ou no sistema on-line (ao vivo), ministradas aos sábados, das 8h30 às 16h. São 28 sábados, durante o período da programação da Pós-graduação, sendo 2 sábados por mês, porém, poderá ocorrer três sábados no mês de maio de 2026 e um sábado no mês de fevereiro de 2027, de acordo com o calendário das disciplinas e/ou dos módulos, distribuídos em atividades com aulas regulares, atividades desenvolvidas remotamente na forma individual ou em grupo, assim como, atividades avaliativas, na forma de trabalho, pesquisa e aprimoramento do conhecimento, nos assuntos desenvolvidos nos módulos/disciplinas, conforme cronograma estabelecido pelos docentes
O trabalho denominado de “Atividades de Final de Curso”, exigido para conclusão do curso, conforme tipos de modalidade, explicitados no comunicado que será expedido pela coordenação, deverá ser realizado através da escolha de uma das seguintes modalidades, a seguir: relatório na participação em seminários, simpósios ou congressos, ou seja, eventos em conformidade ou abrangência com a área do curso; resenha; resumo expandido; desenvolvimento de artigo científico e elaboração de estudo de caso, modalidade consultoria, objetivando possibilitar o aprimoramento dos estudos desenvolvidos entre as diversas áreas do conhecimento e do ambiente organizacional, visando amplitude do mercado dinâmico, competitivo e corporativo.
A Integralização Curricular do curso de Pós-Graduação, nível Especialização, tipo MBA, possui uma carga horária total de 378 horas, desenvolvida nos meses estabelecidos no cronograma, com periodicidade distribuída, em disciplinas e/ou módulos, constituindo em “atividades acadêmicas modulares” e “atividades avaliativas”, conforme definição no calendário ao longo de período de duração do curso e pelos docentes de cada módulo/disciplina.
Período e Duração dos Módulos
Aos sábados: De 14 de março de 2026 a 19 de junho de 2027.
INVESTIMENTO
Reserva de direito
Reserva-se se o direito de não iniciar o curso se constatada inviabilidade financeira (mínimo 30 inscritos).
Disciplinas / Módulos
-
Análise Gerencial Corporativa • Auditoria Avançada • Avaliação de Empresas - Valuation • Aplicação de BI–Business Intelligence nas Organizações • Governança e Compliance Empresarial • Contabilidade Societária • Planejamento e Controle Orçamentário • Gestão Estratégica em Finanças • Liderança Sistêmica e Comunicação Interpessoal • Gestão e Planejamento Tributário • Gestão de Custos e Precificação • Gestão de Inovação e Risco • Desenvolvimento de Mercados & Negócios • Planejamento Estratégico • Instrumentos de Controladoria • Matemática Financeira Aplicada • Mercado Financeiro e de Capitais • Modelos de Gestão e Inteligência Competitiva • Perícia Econômica Financeira • Sustentabilidade em Gestão de Pessoas com ênfase em Resultado • Consultoria Empresarial • *Atividades de Final de Curso.
Corpo Docente
*Corpo docente sujeito a alterações
- ADRIANA MARLI BASTOS DIAS COSTA
- ADRIANO FABRI
Pós-graduada em RH e Mestre em Comunicação Empresarial pela UNESP e Graduada em Relações Públicas. Analista Comportamental pela Extedend DISC, Master Practitioner em PNL- Programação Neolinguística pelo Instituto Você e Membro-Fundadora da ABPC-Associação Brasileira de Psicanálise Contemporânea de Piracicaba/SP. Autora do livro: O Código T: A Fórmula da transformação. Sócia/Diretora em Gestão de Pessoas da ADRIANO FABRI CONSULTORIA E EDUCAÇÃO COPORATIVA.
- BRUNO HENRIQUE LUCON
Pós-graduado em Gestão de Tributos pela FUNDACE/USP de Ribeirão Preto. Graduado em Ciências Contábeis pela ITE. Consultor tributário e empresário contábil. sócio da Mathesis Assessoria e Consultoria Empresarial Ltda.
- CARLOS ROBERTO SETTE
Mestrado em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Graduado em Ciências Econômicas - Faculdades Metropolitanas Unidas. Atualmente é diretor - Crs Consultoria Negócios e Treinamento S C Ltda. Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Gestão da Qualidade na Informação, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão de recursos humanos, gestão do conhecimento, gestão da informação, contabilidade e gestão da qualidade. Registro CORECON nº 25427
- CARLOS ADRIANO ROZABONI
MBA em Gerenciamento de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas, MBA em Business Intelligence pelo Instituto de Gestão e Tecnologia da Informação, Graduado em Sistemas de Informação pela Faculdade FGP. Possui certificação como Scrum Master pela Scrum Alliance. Possui, 16 anos de experiência na área de Tecnologia da Informação, atua em arquitetura de softwares de dados, gerenciamento de projetos, com foco atual em ciência de dados e estratégias data-driven. Sócio-diretor da Data Guvi, empresa especializada em análise e ciência de dados, onde desenvolve soluções para indústrias, bancos e empresas de tecnologia, impulsionando resultados por meio de estratégias baseadas em dados.
- DÉRCIO JÚLIO TERRABUIO JÚNIOR
Mestre em Engenharia de Transportes – área: Planejamento e Operações em Sistemas de Transportes, pela USP/São Carlos, Pós-graduado em Administração de Empresas pela FAAP e Graduado em Ciências Econômicas. Atua como consultor econômico-financeiro mais de 15 anos.
- FLÁVIO MANGILI FERREIRA
Mestre em Engenharia de Produção Faculdade de Engenharia de Bauru da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP. Pós-graduado em Gestão Empresarial pela ITE. Graduado em Ciências Contábeis e graduado em Tecnologia Mecânica. Professor em cursos de graduação e Pós-graduação. Experiência na coordenação de cursos de Graduação, Pós-graduação e no Ensino a Distância (EaD).
- JOSÉ DUTRA VIEIRA SOBRINHO
Pós-graduado em Matemática Financeira com mais de 40 anos de profissão, atua frequentemente como consultor para jornais, revistas e emissoras de rádio e televisão. Autor de livros que são referências para a área: Matemática Financeira e Manual de Aplicações Financeiras HP-12C, publicados pela Editora Atlas, e Cobrança de Juros sobre Juros – Anatocismo, pela Editora Almedina. Além disso, palestrante e consultor de Matemática Financeira para empresas, associações, instituições financeiras e escritórios de advocacia. Vice-Presidente da Ordem dos Economistas do Brasil (OEB) e membro efetivo do Conselho Regional de Economia de São Paulo (CORECON-SP).
- LIANDRO FABRI
Graduado em Administração de Empresas pela Instituição Toledo de Ensino, Pós-graduado em Gestão Financeira Controladoria e Auditoria pela Fundação Getúlio Vargas. Atualmente é sócio e consultor empresarial nas áreas de finanças, custos, precificação, valuation e desenvolvimento de plano de negócios - ADRIANO FABRI CONSULTORIA E DESENVOLVIMENTO EMPRESARIAL LTDA. Ministrante de treinamentos e cursos empresariais, assim como disciplinas de graduação e pós-graduação nas referidas áreas da consultoria.
- LEANDRO DOS SANTOS ROSA
Graduado em Administração pela Instituição Toledo de Ensino. Atualmente é professor de Pós-graduação avaliação de empresas da Universidade Paulista. Tem experiência na área de Economia e Administração, com ênfase em Mercado de Capitais e Avaliação de Empresas.
- MARCOS ANTÔNIO BONIFÁCIO
Doutor em Ciências Ambientais pela UNESP-Sorocaba; Mestre em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente pela UNIARA-Araraquara; Especialista em Engenharia de Produção pela UNESP-BAURU; Avaliador do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (BASis); possui experiência como Professor de Graduação e Pós-graduação tendo atuado em diversas IESs; também como Coordenador de curso de Graduação e Pós-graduação, já tendo coordenado o Programa de Pós-graduação em Gestão e o MBA Internacional em Angola ambos pela FAAG. Atualmente desempenha a função de Vice-Diretor na FATEC-JAHU. Na iniciativa privada, por ter atuado sempre em áreas industriais, possui grande afinidade com os temas gerenciais. Com experiência profissional de mais de 25 anos atuando na área de Produção e Manutenção Industrial em empresas de grande porte, sendo a maior parte destes diretamente com planejamento, projetos e gestão industrial. Participou da seleção e implantação de software de gestão de manutenção para todo o grupo Citrosuco Paulista S/A no Brasil (Matão/SP, Limeira/SP, Santos/SP e Videira/SC) e Estados Unidos (Lake Wales - Flórida); com experiência também em certificações de Qualidade (padrão ISO-9000), tendo atuado em auditorias Internas e Externas, inclusive como Auditor Líder credenciado pelo ANSI-RAB americano.
- MOISES DOS SANTOS BARBOSA
Conselheiro Fiscal Certificado pelo IBGC. Pós-Graduado nas áreas de Controladoria e Finanças e nas áreas de Contabilidade Internacional em IFRS e Gestão de Tributos ambas pela FIPECAFI. Graduado em Ciências Contábeis pela UNICEP São Carlos. Docente do Curso de Pós-Graduação da Universidade Central Paulista de São Carlos-SP.
- OSVALDO LUIZ GONÇALVES DA CUNHA
Pós-graduação em Administração de Empresas pela Fundação Armando Álvares Penteado, Pós-graduação em Controladoria e Finanças Empresariais pela ITE , Graduado em Ciências Econômicas e Ciências Contábeis pela Instituição Toledo de Ensino Atualmente é Professor Titular da Instituição Toledo de Ensino, além de experiência em Gestão de Custos e Auditoria.
- REINALDO CESAR CAFEO
Doutor em Agronomia - Programa Energia na Agricultura, com linha de pesquisa em uso racional de energia na agricultura, Unesp Botucatu. Mestre em Comunicação Midiática. Pós-graduação em Engenharia Econômica pela Universidade São Judas. Graduação em Ciências Econômicas e Ciências Contábeis. Professor Titular de Economia e Finanças no Centro Universitário da Instituição Toledo de Ensino. Ministra aulas na graduação e pós-graduação. Articulista do Jornal da Cidade de Bauru, escreve para inúmeros sites de conteúdo em finanças e economia. Comentarista de Economia na Rádio FM 96.9 Bauru. Vice-presidente da Associação Comercial de Bauru. Delegado do Conselho Regional de Economia. Diretor do Escritório de Economia - Planeta Economia. P roduz, apresenta e mantém canal de Economia no youtube.com/planetaeconomia - Canal Planeta Economia.
- ROBERVAL MODESTO DA CUNHA
Mestre em Energia na Agricultura pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP; Pós-graduado em Cálculos Judiciais e Cálculos Atuarias, pela Faculdade Unyleya; Pós-graduado em Gestão de Investimentos pela Faculdade Unyleya; Pós – graduado em Educação Matemática pela Faculdade Oswaldo Cruz; Licenciatura em Ciências, com Habilitação em Matemática, pela Universidade do Sagrado Coração; Graduação em Administração pela Universidade de Marília (1989). Coordenou o curso de Administração da Faculdade ITEANA de Botucatu, Atuou também, como Chefe do Departamento de Matemática e Estatística da Faculdade de Ciências Econômicas de Bauru – ITE. Atualmente é Secretário Acadêmico das unidades de Ensino Superior da Instituição Toledo de Ensino - ITE e Professor Titular na disciplina de Matemática Aplicada, Cálculo Diferencial e Integral e de Matemática Financeira e Alternativas de Investimentos do Centro Universitário de Bauru e da Faculdade ITEANA de Botucatu. Coordena o Programa de Pós-graduação, modalidade MBA, na área de Controladoria, Finanças Empresariais e Gestão de Negócios oferecido pela ITE. Atua como Analista Financeiro, certificado pela CENOFISCO/SP. Tem certificação de Terapeuta Financeiro pela DSOP - Educação Financeira e ainda, atua como Professor Orientador de Pesquisa em Iniciação Científica e do Estágio Curricular Supervisionado. Tem experiência na área Educacional, Didático-Pedagógica e Administrativa-Acadêmica.
- TIAGO ROGÉRIO ORTOLANI
Mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade de Araraquara. Pós-graduação em Pericia e Auditoria Contábil pelo Centro Universitário FECAP. Graduação em Ciências Contábeis. Sócio da INTEGRALE Corporativa. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Ciências Contábeis. Atuando principalmente nos seguintes temas: GESTÃO DE CUSTOS, CUSTO META, ENGENHARIA DE VALOR.
- VALDEIR REJANILDO VIDRIK
- WAGNER APARECIDO ISMANHOTO
Mestrado em Economia Rural pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Botucatu-Brasil (2005), graduação em Economia pela Instituição Toledo de Ensino. Atualmente docente titular no Centro Universitário de Bauru, mantido pela Instituição Toledo de Ensino, Diretor Geral da Bruna Semi Jóias e Autônomo do Consórcio Internacional Brasil Fachion Jewellry Export Consortiun. Tem experiência na área econômica com ênfase em Teoria Econômica, Desenvolvimento Socioeconômico, Projetos e Empreendimentos.

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