Facebook Pixel Fallback
Topo verde MENU Fechar menu

Pós-Graduação em

Controladoria, Finanças e Gestão de Negócios

Titulação

MBA/Especialização

Duração

360 horas

Cidade

Bauru

Inscrições

Inscrições Encerradas

Clique aqui e preencha a Ficha de Inscrição

Reemissão Ficha de Inscrição

Documentação

I - 2 (duas) fotos 3x4 cm recentes, uma delas colada no requerimento de matrícula Bauru;
II - cópia reprográfica da Carteira de Identidade (RG) e do cartão de Cadastro da Pessoa Física (CPF) e, se for o caso, da Certidão de Casamento;
III - cópia frente e verso do diploma de curso superior reconhecido pelo Ministério da Educação e regularmente registrado ou, se ainda não expedido, cópia certidão de colação de grau;

• A documentação deverá ser enviada para o e-mail – cpg@ite.edu.br até o encerramento das inscrições.
Bauru: Praça 9 de Julho 1-51 - CEP 17050-790 – Bloco 4 – Secretaria da Pós-graduação. Telefone: (14) 2107-5075

Informações:
Telefone: (14) 2107-5075 – WhatsApp - (14) 98119-7070
Horário de Atendimento:
Segunda a sexta-feira: 9h às 11h45 e das 14h às 17h


Bauru

Coordenação Acadêmica

Ms. Roberval Modesto da Cunha.

Duração 

360 horas em doze meses.

Início das aulas 

09 de março de 2024.

Horários das aulas

Dois sábados por mês, das 8h30 às 15h30.

AULAS NO FORMATO HÍBRIDO (Presencial e Remotas ON-LINE (ao vivo) plataforma Zoom (as aulas são gravadas e ficam disponíveis na plataforma ITE Virtual).

Justificativa

O curso de Pós-Graduação em Controladoria, Finanças e Gestão de negócios, tipo MBA, contempla aprimoramento contínuo nesta área, oferecendo quatro pilares das competências profissionais: Instrumental, Operacional, Gerencial e Estratégico

Objetivos

Ampliar e aperfeiçoar a visão integrada, estratégica e global das atividades empresariais em geral, focada no desenvolvimento de valor para a empresa, além de motivar líderes empreendedores, tanto para crescimento no ambiente das organizações, quanto na eficácia dos negócios próprios.

Diferenciais

Formação abrangente e generalista, para enfrentar novos desafios, no mercado competitivo e dinâmico, com base em seis eixos: contábil, financeiro, planejamento, controle, gestão e avaliação, ministrados por docentes com grande experiência de mercado nos temas ministrados.

Público-Alvo

É direcionado a profissionais de nível superior que atuam ou aspiram a cargos em funções executivas, gerenciais ou de liderança em empresas públicas ou privadas, que necessitam de conhecimentos de gestão nas suas mais importantes áreas, empresários, empreendedores que planejam abrir seu próprio negócio e docentes.

Mercado De Trabalho

Propõe a formação profissional que reúna as competências para gerir o processo de levantamento, mensuração e análise dos dados, permitindo-lhe transformá-los em informações e saber interpretá-las para tomada de decisão estratégicas ou operacionais de grande impacto para atuar de forma estratégica em suas áreas de atuação, inclusive na docência do ensino superior.

Atividade e Estrutura Curricular

A estrutura curricular e distribuída em disciplinas e/ou módulos, com aulas na modalidade presencial ou no sistema on-line (ao vivo), ministradas aos sábados, das 8h30 às 15h30, sendo 2 sábados por mês, podendo ser utilizado 3 sábados por mês, de preferência quando for mês de 5 sábados e de acordo com o calendário das disciplinas e/ou dos módulos, sendo distribuído em atividades com aulas regulares e atividades desenvolvidas remotamente na forma individual ou em grupo.

O trabalho denominado de “Atividade de Final de Curso” poderá ser realizado através de relatório na participação de seminários, simpósios e congressos, ou seja, eventos em conformidade ou abrangência com a área do curso, assim como, resenha, resumo expandido, desenvolvimento de artigo científico, ou ainda, estudo de caso, com acompanhamento de um professor orientador, objetivando possibilitar o aprimoramento dos estudos desenvolvidos entre as diversas áreas do conhecimento e do ambiente organizacional, visando amplitude do mercado dinâmico, competitivo e corporativo.

Componente Curricular

A Integralização Curricular do curso de Pós-Graduação, nível Especialização, tipo MBA, possui uma carga horária total de 360 horas, desenvolvida em doze meses, com periodicidade distribuída em “atividades acadêmicas modulares”, ou seja, em disciplinas e/ou módulos, conforme calendário estabelecido no período de duração do curso.

Período e Duração dos Módulos

Aos sábados: De 09 de março de 2024 a 05 de abril de 2025, no horário das 8h30 às 15h30.

Reserva de direito

Reserva-se se o direito de não iniciar o curso se constatada inviabilidade financeira (mínimo 30 inscritos).

Investimento

24 parcelas mensais
12 parcelas de R$ 300,00 e mais 12 parcelas de R$ 315,00.
A primeira parcela será devida em 04 de março de 2024.
As demais parcelas vencerão no dia 5 de cada um dos meses subsequentes (a partir de abril).

A título de bônus por antecipação de pagamento, o valor das parcelas será decrescido de 2% (dois por cento), desde que a quitação da parcela ocorra até o dia 01 (um) do mês do seu vencimento.

Após o vencimento, multa de 2% (dois por cento) + juros de mora de 1% (um por cento) ao mês.

Bônus financeiros 

Diplomados pela ITE: 5% de desconto
Grupos de alunos de uma mesma empresa: PROEMPRESA (clique aqui).

Disciplinas / Módulos

  • Análise Financeira • Auditoria Avançada • Avaliação de Empresas - Valuation • Compliance • Contabilidade Societária • Contabilidade de Receitas, Contingências e Grupos Empresariais • Planejamento e Controle Orçamentário • Desenvolvimento Metodológico em Pesquisa e Docência no Ensino Superior • Finanças Corporativas e Gestão de Risco • Liderança Sistêmica e Comunicação Interpessoal • Gestão e Planejamento Tributário • Gestão de Custos e Precificação • Gestão de Marketing • Planejamento Estratégico • Instrumentos de Gestão de Controladoria • Matemática Financeira Aplicada • Mercado de Capitais e Investimentos  Inteligentes • Modelos de Gestão e Ambientes de Negócios • Perícia Econômica e Contábil • Sustentabilidade em Gestão de Pessoas com ênfase em Resultado • Técnicas de Consultoria Empresarial • *Atividade de Final de Curso.

Corpo Docente

*Corpo docente sujeito a alterações

Profa. Especialista Adriana Marli Bastos Dias Costa

Possui especialização em Administração de Empresas pela Fundação Armando Alvares Penteado (1997) e graduação em Comunicação Social - Habilitação Relações Públicas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1993). Atualmente é professora do Centro Universitário de Bauru - ITE nas disciplinas Fundamentos de Marketing, Pesquisa e Análise de Mercado, Gestão Estratégica e Tópicos Avançados de Marketing. Atua profissionalmente como consultora empresarial nas áreas de planejamento, gestão estratégica e acesso ao mercado. Tem experiência em Marketing e Comunicação.

 

Prof. Especialista Adriano Fabri
Economista desde 1993 e especialista em Administração de Empresas pela FAAP - Fundação Armando Alvares Penteado. Consultor de Empresas desde 1998, trabalhou em importantes instituições como SEBRAE e FIESP e desde 2000, sócio-diretor e consultor da ADRIANO FABRI CONSULTORIA E DESENVOLVIMENTO EMPRESARIAL S/C LTDA e da ADRIANO FABRI TREINAMENTOS EPP, onde já realiza trabalhos de consultoria em gestão econômica e financeira. Docente desde 1993, lecionou em importantes instituições de ensino como o SENAC, UNIVERSIDADE DO SAGRADO CORAÇÃO e, atualmente, leciona na pós-graduação e graduação do Centro Universitário de Bauru - ITE. Adriano Fabri colabora com entrevistas à Rede Globo, e possui artigos publicados nos principais sites especializados, dentre eles Pequenas Empresas Grandes Negócios e HSM Management, além de já ter concedido entrevista à Revista EXAME-PME. Adriano Fabri se dedica à educação empreendedora e capacitação de equipes desde 1998. 

Profa. Mestre Alexandra Fabri
Autora do livro O Código T: A Fórmula da transformação. Sócia/Diretora em Gestão de Pessoas da ADRIANO FABRI CONSULTORIA E EDUCAÇÃO COPORATIVA. Formada em Relações Públicas, especialista em RH e Mestre em Comunicação Empresarial pela UNESP, Analista Comportamental pela Extedend DISC, Master Practitioner em PNL- Programação Neolinguística pelo Instituto Você e Membro-Fundadora da ABPC-Associação Brasileira de Psicanálise Contemporânea de Piracicaba/SP, é docente nos cursos de pós-graduação nas áreas de administração e psicopedagogia, tendo lecionado em instituições como o FGV, UNISAGRADO, ITE, UNILAGO, FASAR e SENAC. Sua abordagem teórica, com mais de 22 anos de estudando o comportamento humano, aliada à sua vivência enquanto mentora e consultora, possibilita uma maior propriedade e credibilidade para falar sobre os assuntos abordados nas palestras e workshops, as quais se utiliza de uma linguagem objetiva e clara, que proporciona o fácil entendimento dos assuntos abordados.

Profa. Doutora Audrey do Nascimento Sabbatini Martins
Doutora em Comunicação pela UNESP/Bauru. Mestre em Comunicação pela Universidade de Marília. Possui graduação em Letras - Português pela Universidade do Sagrado Coração (1996). Professora da Faculdade Iteana de Botucatu e do Centro Universitário de Bauru, mantido pela Instituição Toledo de Ensino. Atualmente atua como supervisora do Núcleo de Iniciação Científica do Centro Universitário de Bauru. É membro efetivo da Academia Bauruense de Letras - ABL. É doutoranda pelo Programa de Pós -Graduação em Comunicação da FAAC - Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação - Campus UNESP - BAURU –SP.

Prof. Especialista Bruno Henrique Lucon
Possui graduação em Ciências Contábeis - Instituição Toledo de Ensino (2009), MBA em Gestão Tributária - FUNDACE - FEA/RP e Mestrando em Ciências Contábeis pelo Centro Universitário FECAP. Atualmente é sócio da Mathesis Assessoria e Consultoria Empresarial Ltda., professor da disciplina de Gestão Tributária no MBA em Controladoria e Finanças pelo Núcleo de Pós Graduação do Centro Universitário ITE, professor das disciplinas de ICMS e Contabilidade Tributária no MBA em Gestão Tributária nas Faculdades Integradas de Bauru e professor da graduação no Curso de Ciências Contábeis do Centro Universitário ITE. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Ciências Contábeis e Contabilidade Tributária. 

Prof. Mestre Carlos Roberto Sette
Possui graduação em Ciências Econômicas - Faculdades Metropolitanas Unidas (1972) e Mestrado em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2002). Atualmente é diretor - Crs Consultoria Negócios e Treinamento S C Ltda, professor - Faculdades Integradas de Bauru, professor da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho e professor titular da Universidade Paulista. Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Gestão da Qualidade na Informação, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão de recursos humanos, gestão do conhecimento, gestão da informação, contabilidade e gestão da qualidade. Registro CORECON nº 25427

Prof. Mestre Dércio Júlio Terrabuio Júnior
Mestre em Engenharia de Transportes – área: Planejamento e Operações em Sistemas de Transportes, pela USP/São Carlos, Especialista em Administração de Empresas pela FAAP e Graduado em Ciências Econômicas. Atua como consultor econômico-financeiro mais de 15 anos.

Prof. Mestre Flávio Mangili Ferreira
Mestre em Engenharia de Produção (Faculdade de Engenharia de Bauru da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, 2011). Especialista em Gestão Empresarial (Instituição Toledo de Ensino, 2003). Graduação em Ciências Contábeis (Instituição Toledo de Ensino, 1998) e graduação em Tecnologia Mecânica (Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, 1992). Professor em cursos de graduação e Pós-graduação. Experiência na coordenação de cursos de Graduação, Pós-graduação e no Ensino a Distância (EaD).

Prof. Especialista José Dutra Vieira Sobrinho
Especialista em Matemática Financeira com mais de 40 anos de profissão, atua frequentemente como consultor para jornais, revistas e emissoras de rádio e televisão.  Autor de livros que são referências para a área: Matemática Financeira e Manual de Aplicações Financeiras HP-12C, publicados pela Editora Atlas, e Cobrança de Juros sobre Juros – Anatocismo, pela Editora Almedina. Além disso, palestrante e consultor de Matemática Financeira para empresas, associações, instituições financeiras e escritórios de advocacia. Vice-Presidente da Ordem dos Economistas do Brasil (OEB) e membro efetivo do Conselho Regional de Economia de São Paulo (CORECON-SP).  

Prof. Doutor Marcos Antonio Bonifácio
Doutor em Ciências Ambientais pela UNESP-Sorocaba; Mestre em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente pela UNIARA-Araraquara; Especialista em Engenharia de Produção pela UNESP-BAURU; e Bacharel em Administração pela UNIARA-Araraquara. Na área acadêmica desde 2003, é Avaliador do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (BASis); possui experiência como Professor de Graduação e Pós-graduação tendo atuado em diversas IESs; também como Coordenador de curso de Graduação e Pós-graduação, já tendo coordenado o Programa de Pós-graduação em Gestão e o MBA Internacional em Angola ambos pela FAAG. Atualmente desempenha a função de Vice-Diretor na FATEC-JAHU. Na iniciativa privada, por ter atuado sempre em áreas industriais, possui grande afinidade com os temas gerenciais. Com experiência profissional de mais de 25 anos atuando na área de Produção e Manutenção Industrial em empresas de grande porte, sendo a maior parte destes diretamente com planejamento, projetos e gestão industrial. Participou da seleção e implantação de software de gestão de manutenção para todo o grupo Citrosuco Paulista S/A no Brasil (Matão/SP, Limeira/SP, Santos/SP e Videira/SC) e Estados Unidos (Lake Wales - Flórida); com experiência também em certificações de Qualidade (padrão ISO-9000), tendo atuado em auditorias Internas e Externas, inclusive como Auditor Líder credenciado pelo ANSI-RAB americano. 

Prof. Especialista Moises dos Santos Barbosa
Conselheiro Fiscal Certificado pelo IBGC. Formado em Ciências Contábeis pela UNICEP São Carlos em 2003, com Pós-Graduação nas áreas de Controladoria e Finanças (em 2007) e Gestão do Agronegócio pela CEPEA/ESALQ/USP (em 2015, sem entrega tese) e Especialização nas áreas de Contabilidade Internacional – IFRS e Gestão de Tributos ambas pela FIPECAFI. Professor do Curso de Pós-Graduação da Universidade Central Paulista de São Carlos-SP e de Graduação e Pós Graduação na FGP Pederneiras-SP, ministrando aulas nas áreas de Contabilidade, Finanças, Auditoria Fiscal, Controle Interno e Governança Corporativa. Contínuo desenvolvimento profissional participando constantemente de cursos, seminários e palestras que envolvem os temas de contabilidade, finanças, tributos, governança corporativa e gestão empresarial.

Prof. Doutor Nilton Cezar Carraro
Professor Adjunto da Universidade Federal de São Carlos, Campus Lagoa do Sino, Centro de Ciências da Natureza. Pós-Doutorado em Engenharia de Produção na UFSCAR, Doutor em Engenharia de Produção, Mestre em Ciências Contábeis, Especialista em Controladoria. Professor da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul entre 2015 e 2018 nos cursos de Ciências Contábeis, Administração e Engenharia de Produção. Atua no ambiente presencial e em EAD desde 2004, contribuindo com a Educação no Brasil e no Exterior. Professor autor de várias disciplinas e materiais em EAD para UFMS, UNINOVE, FGV, FAM. Já ministrou várias disciplinas para graduação e pós-graduação em várias IES do Brasil. Foi sócio proprietário de empresa em consultoria empresarial na área contábil e gestão por mais de dez anos. Atuou na contabilidade e gestão de várias empresas entre 1984 e 2014. A experiência profissional foi um motivador para as atividades na Educação, proporcionando a edição do primeiro livro em 2014. Atua em linhas de pesquisa direcionadas ao fortalecimento da microeconomia por meio da criação de técnicas que propiciem a eficiência e eficácia na utilização dos recursos e novos investimentos, promovendo a continuidade dos negócios, aumentando a criação de riquezas, gerando melhorias socioeconômicas e ambientais. 

Prof. Especialista Liandro Fabri
Possui graduação em Administração de Empresas - Instituição Toledo de Ensino (2005), MBA em Gestão Financeira Controladoria e Auditoria - Fundação Getúlio Vargas (2010). Atualmente é sócio e consultor empresarial nas áreas de finanças, custos, precificação, valuation e desenvolvimento de plano de negócios - ADRIANO FABRI CONSULTORIA E DESENVOLVIMENTO EMPRESARIAL LTDA. Ministrante de treinamentos e cursos empresariais, assim como disciplinas de graduação e pós-graduação nas referidas áreas da consultoria.

Prof. Especialista Osvaldo Luiz Gonçalves da Cunha
Possui graduação em Ciências Econômicas pela Instituição Toledo de Ensino (1992), graduação em Ciências Contábeis pelo Instituição Toledo de Ensino (2008), especialização em Administração de Empresas - Latu Sensu pelo Fundação Armando Álvares Penteado (1993), MBA em Controladoria e Finanças Empresariais pela ITE (2012) e curso-técnico-profissionalizante em Contabilidade pela Escola Técnica de Comércio Anchieta (1977). Atualmente é Professor Titular da Instituição Toledo de Ensino, além de experiência em Gestão de Custos e Auditoria.

Prof. Doutor Paschoal Tadeu Russo
Doutor em Ciências Contábeis e Controladoria pela FEA / USP, Mestre em Ciências Contábeis pela FECAP (Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado), MBA em Finanças pela FIA (FEA/USP) e Graduado em Engenharia Industrial Mecânica pelo Centro Universitário da FEI de São Bernardo do Campo - SP. É professor e coordenador do Programa de Mestrado Profissional em Controladoria e Finanças da Faculdade FIPECAFI. É sócio-diretor da PTR Assessoria em Gestão Empresarial Ltda. onde desenvolve projetos de consultoria realizando as seguintes atividades: Diagnósticos de gestão e econômico-financeiro com a proposição de plano de ações; planejamentos estratégicos e operacionais, implantação de controladorias e / ou práticas de contabilidade gerencial, tais como: orçamento empresarial, custeio, gestão baseada em valor, BSC, orçamento base zero, gestão baseada em projetos, etc. Participa de reformulações de estruturas organizacionais (áreas administrativas, gestão de pessoas, departamentos comerciais), e dá suporte aos processos de implantação de ERP, e de M&A. Realiza avaliações (Valuation), desenvolve projetos de Educação corporativa.

Prof. Doutor Reinaldo Cesar Cafeo
Doutor em Agronomia. Programa Energia na Agricultura, com linha de pesquisa em uso racional de energia na agricultura, Tese em Economia com o título ESTIMATIVA DO CUSTO MÉDIO PONDERADO DE CAPITAL EM PRODUTOS AGRÍCOLAS. Unesp Botucatu 2011. Tem mestrado em Comunicação Midiática. Dissertação em Jornalismo Econômico. Unesp Bauru 2002. Especialista em Engenharia Econômica pela Universidade São Judas (1989). Graduado em Ciências Econômicas (1983) e Ciências Contábeis (1985). Professor Titular de Economia e Finanças no Centro Universitário da Instituição Toledo de Ensino. Ministra aulas na graduação e pós-graduação. Articulista do Jornal da Cidade de Bauru, escreve para inúmeros sites de conteúdo em finanças e economia. Comentarista de Economia na Rádio FM 94 Bauru. Vice-presidente da Associação Comercial de Bauru. Delegado do Conselho Regional de Economia. Diretor do Escritório de Economia - Planeta Economia. Produz, apresenta e mantém canal de Economia no youtube.com/planetaeconomia - Canal Planeta Economia

Prof. Mestre Roberval Modesto da Cunha
Mestre em Energia na Agricultura pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP (2007); Especialização MBA em Cálculos Judiciais e Cálculos Atuarias, pela Faculdade Unyleya (2023); Especialização MBA Executivo em Gestão de Investimentos  pela Faculdade Unyleya (2021); Especialização, modalidade LATO SENSU, em Educação Matemática pela Faculdades Oswaldo Cruz (2002); Licenciatura em Ciências, com Habilitação em Matemática, pela Universidade do Sagrado Coração – USC (1995); Graduação em Administração pela Universidade de Marília (1989). Foi Coordenador do curso de Administração da Faculdade Iteana de Botucatu, mantida pela ITE, no período de outubro de 2011 até novembro de 2013. Foi também, Chefe do Departamento de Matemática e Estatística da Faculdade de Ciências Econômicas de Bauru - ITE, no período de março de 1999 até dezembro de 2010. Atualmente é Secretário Acadêmico das unidades de Ensino Superior da Instituição Toledo de Ensino - ITE e Professor Titular na disciplina de Matemática Aplicada, Cálculo Diferencial e Integral e de Matemática Financeira e Alternativas de Investimentos do Centro Universitário de Bauru e da Faculdade Iteana de Botucatu, ambas IES mantidas pela ITE. Coordena o Programa de Pós-graduação, modalidade MBA, na área de Controladoria, Finanças Empresariais e Gestão de Negócios oferecido pela ITE. Atua como Analista Financeiro, certificado pela CENOFISCO/SP. Tem certificação de Terapeuta Financeiro pela DSOP - Educação Financeira e ainda, atua como Professor Orientador de Pesquisa em Iniciação Científica e do Estágio Curricular Supervisionado. Tem experiência na área Educacional, Didático-Pedagógica e Administrativa-Acadêmica.

Prof. Mestre Tiago Rogério Ortolani
Possui graduação em Ciências Contábeis pela Faculdades Integradas de Jahu (2008), especialização em PERICIA E AUDITORIA CONTABIL pelo Centro Universitário FECAP (2010) e Mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade de Araraquara (2012). Atualmente é PROFESSOR UNIVERSITÁRIO da Faculdades Integradas de Jahu e Coordenador Curso da Faculdades Integradas de Jaú. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Ciências Contábeis. Atuando principalmente nos seguintes temas: GESTÃO DE CUSTOS, CUSTO META, ENGENHARIA DE VALOR.

Prof. Mestre Wagner Aparecido Ismanhoto
Mestrado em Economia Rural pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Botucatu-Brasil (2005), graduado em Economia pela Instituição Toledo de Ensino. Atualmente docente titular no Centro Universitário de Bauru, mantido pela Instituição Toledo de Ensino, Diretor Geral da Bruna Semi Jóias e Autônomo do Consórcio Internacional Brasil Fachion Jewellry Export Consortiun. Tem experiência na área econômica com ênfase em Teoria Econômica, Desenvolvimento Socioeconômico, Projetos e Empreendimentos.

Prof. Doutor Valdeir Rejanildo Vidrik
Possui graduação em Administração de Empresas - Instituição Toledo de Ensino (1992), mestrado em Administração pela Universidade de São Paulo (1999) e doutorado em História Econômica pela Universidade de São Paulo (2003). Atualmente é professor de graduação e pós-graduação em diversas instituições de ensino. Leciona conteúdos relativos a Administração Geral, Gestão de Inovação, Qualidade, Métodos e Técnicas de Pesquisa. Tem experiência em Gestão de Empresas, atuando principalmente nas seguintes áreas: Administração Geral e Gestão da Inovação. Na gestão educacional atuou como Diretor de Centro de Ciências Sociais Aplicadas e Coordenador de Cursos de Graduação.


Apostilas/Textos

Instituição Toledo de Ensino - ITE © 2024 - Todos os direitos reservados

Criado Por: