Notícias e eventos
• 05/02/2026
"Nunca parem de estudar com afinco". O conselho é do professor do mestrado e doutorado em Direito da ITE, Alexandre Naoki Nishioka, que acaba de ser nomeado juiz do Tribunal de Impostos e Taxas (TIT) do Estado de São Paulo (biênio 2026/2027).
Trata-se de nomeação do governador do Estado de São Paulo, realizada por decreto após amplo processo seletivo conduzido pelo Tribunal. Parabéns, professor!
O Juiz do TIT é responsável por julgar os recursos administrativos interpostos pelos contribuintes ou pela Fazenda do Estado de São Paulo, relativamente aos tributos estaduais, como o ICMS, o IPVA e o ITCMD.
O professor Alexandre já foi conselheiro do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais do Ministério da Fazenda (CARF) e reforça a grandeza de ter no corpo docente da ITE, um juiz do TIT.
"Isso permite aos estudantes ter uma visão ampla das complexas disputadas tributárias, sob o ponto de vista do julgador, do advogado e do jurista", destaca.
E vai além. Ele aconselha aos estudantes que objetivam ocupar funções administrativas de julgamento em tribunais administrativos como o CARF e o TIT, a sempre estudarem com afinco.
"Pois os processos seletivos são baseados em toda a experiência profissional, seja na academia, no cotidiano das empresas e/ou nos escritórios de advocacia", completa.
Ainda segundo o professor, ter no currículo cursos de especialização, mestrado e doutorado é um grande diferencial nesses processos seletivos.