Facebook Pixel Fallback
Topo verde MENU Fechar menu

Notícias e eventos

Iteano é aprovado para delegado da Polícia Civil de São Paulo

Notícias e eventos • 11/08/2025
Compartilhe:
Facebook Twitter Whatsapp

Formado em Direito pela ITE Bauru em 2017, Renan Meleiro Crepaldi é o novo destaque da ITE. Ele foi aprovado recentemente para o concurso de Delegado de Polícia da Polícia Civil do Estado de São Paulo. Parabéns, iteano! Confira a entrevista que ele concedeu à Comunicação da ITE.
 
Instituição Toledo de Ensino (ITE) - Qual foi o maior desafio desta aprovação?
Renan Meleiro Crepaldi - O concurso teve a peculiaridade de ter sido, até hoje, o concurso para a carreira com o maior índice de reprovação na prova oral. Foram aprovados menos candidatos do que o número de vagas disponíveis.
 
ITE - A carreira pública sempre foi um objetivo seu?
Renan - É uma forte inclinação desde o início da faculdade. No segundo ano, em 2014, fui aprovado em um concurso para o cargo de Oficial Administrativo da Polícia Civil e, ainda naquele ano, fui nomeado e passei a trabalhar na Polícia Científica, no Instituto Médico Legal - (IML) de Bauru. Foi nesse período que aprendi a trabalhar, tendo a sorte de contar com o apoio de colegas com muita experiência, algo fundamental para formar uma base capaz de me deixar preparado para o que viria a seguir.
 
ITE - Teve outras aprovações em concursos?
Renan - Durante todo o curso de Direito continuei a trabalhar no IML e, em 2018, recém-formado, fui aprovado em segundo lugar no concurso para Analista Jurídico do Ministério Público do Estado de São Paulo, Regional de Bauru e passei por diversos municípios. Em paralelo ao MP, passei a desempenhar a função de coordenador e professor de curso preparatório para concursos.
 
ITE - Qual foi o papel da ITE em suas conquistas?
Renan - A base formada durante a graduação foi imprescindível para chegar ao resultado dos dias atuais. Eu me inspirei muito nos professores que, em grande parte, são formados na ITE também. Ter uma base sólida na graduação te coloca muitos passos à frente na preparação para concursos de carreiras jurídicas, pois permite que você inicie sua preparação de forma mais avançada e objetiva, mirando nas peculiaridades e execução das provas, sem ter que "correr atrás" do básico, do trivial, pois você já teve isso bem consolidado. Por exemplo, assim como muitos colegas, ainda no início do último ano de faculdade, fui aprovado no Exame da OAB.
 
ITE - Ter sido aluno da ITE te abriu outras portas?
Renan - Ter me formado na ITE sempre me possibilitou ser bem recebido nos órgãos em que atuei. Em todos os locais que passei sempre havia um colega iteano ocupando os mais diversos cargos, o que me ajudou a criar empatia e gerar reciprocidade, graças ao bom nome e legado da instituição.
 
ITE - E sobre as suas principais lembranças da época da faculdade?
Renan - Desde o início do curso sempre fui um entusiasta acadêmico, gostava de participar das atividades e eventos da faculdade, buscava contribuir com as aulas, com os colegas. Fiz muitas amizades, inclusive com professores, e também foi na ITE que conheci minha esposa, que foi minha colega de turma. Lembro-me com carinho da biblioteca Rui Barbosa, onde estudei muito e do jardim do prédio pioneiro, onde refleti muito sobre o futuro.
 
ITE - Quais são as suas dicas para quem sonha com concursos públicos?
Renan - A decisão de estudar para concursos públicos deve ser tomada de forma consciente, sabendo exatamente o que isso significa no que tange ao nível de dedicação exigida, abdicação e renúncia em diversos aspectos da vida. É preciso ter consciência do tempo médio de uma preparação, bem como o tempo percorrido entre a abertura de um concurso, a aprovação e, finalmente, a nomeação. Tudo isso deve estar bem claro para evitar frustações e desistências no meio do caminho. É preciso ter resiliência para suportar o processo e se dedicar de forma séria e responsável.
 
ITE - Um conselho para os concurseiros.
Renan - Se você quer seguir carreira no serviço público, reforce as virtudes da retidão, da presteza, da honestidade, da justiça e da humildade. Eu ingressei no serviço público no cargo mais baixo da Polícia Civil e, 10 anos depois, retornarei ao órgão no cargo de direção da instituição. Começar pequeno não define onde podemos chegar. Mantenha-se virtuoso, motivado.
 
ITE - Uma frase.
Renan - Recordo-me de uma frase do professor Antônio Eufrásio de Toledo, fundador da ITE, que escolhi para figurar no meu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC): "Sejamos eternamente moços", que reflete justamente a manutenção de um ideal por toda a vida. Não podemos esmorecer pelas dificuldades encontradas no caminho.

 

Instituição Toledo de Ensino - ITE © 2025 - Todos os direitos reservados

Criado Por: