Notícias e eventos
• 29/07/2025
Na manhã desta terça-feira (29), a ITE recebeu a visita do presidente do Conselho Regional de Economia de São Paulo (Corecon-SP), Odilon Guedes, que foi recebido por professores da casa para troca de experiências e contato entre instituição de ensino e órgão de classe.
Estiverem presentes o pró-reitor da ITE Bauru, professor mestre Tayon Soffener Berlanga; o diretor da ITE Botucatu, Alessandro Biem Cunha Carvalho; os professores economistas especialista Osvaldo Luís Gonçalves da Cunha, doutor Gilberto Vieira, mestre Gino Farina de Oliveira e doutor Ricardo Carrijo (coordenador do curso de Administração da ITE Bauru e membro do Corecon), além do professor mestre Dércio Júlio Terrabuio Junior, coordenador do curso de Ciências Econômicas da ITE e delegado regional do Corecon/SP, em Bauru.
Durante o encontro, Odilon ressaltou a importância da faculdade de economia no interior, fundamental para o desenvolvimento regional. "São estes profissionais que ajudam as empresas a captarem recursos, a fazer planejamento, a analisar o mercado e, na área pública, a assessorar as prefeituras e as câmaras com projetos".
Ainda segundo o presidente do Corecon, no setor público, por exemplo, a formação do economista é fundamental para as prefeituras captarem recursos, analisarem as receitas, a entrada de novas empresas, enfim, tudo o que influência na arrecadação. "É o economista que planeja e analisa essas variáveis todas que ajudam o município".
Para ele, é preciso mudar a mentalidade de que o profissional da economia atua apenas no mercado financeiro. "O mercado é bastante amplo: tem a indústria, o serviço, o comércio, o setor público, as empresas que exportam...", finaliza.