Notícias e eventos
• 10/10/2024
Estudante do oitavo termo do curso de Direito da ITE Botucatu, Caique Fernandes de Souza, 39 anos, foi classificado em primeiro lugar para o cargo de Oficial de Justiça do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP), Região de Jundiaí - ampla concorrência. Natural de Rio Claro/SP, a história de Caique com o Direito começou quando ele decidiu mudar de carreira.
"Sou formado em Biomedicina com mestrado em genética. Após o mestrado, decidi mudar de carreira e prestar concursos públicos. Ingressei no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) como Técnico do Seguro Social. E entrei no curso de Direito da ITE exatamente para prestar concursos na área jurídica", narra.
Entre estudos e trabalho
Durante a preparação para o concurso de Oficial de Justiça do TJSP, Caique conta que estudava pela manhã de três a quatro horas por dia, trabalhava à tarde (em home office pelo INSS) e frequentava as aulas da ITE à noite.
"O curso de direito da ITE foi e está sendo importante para construir uma base sólida de conhecimentos jurídicos, o que permite a aprendizagem de diversos institutos e dispositivos com maior facilidade", comenta.
Entre os períodos, Caique ainda organizava a casa, passeava com os cachorros e, aos finais de semana, estudava de seis a oito horas no sábado e no domingo. "Estudei todos os dias por três meses, sem nenhum dia de descanso", destaca.
Mas tanto esforço e disciplina renderam ao iteano o primeiro lugar na classificação para o cargo de Oficial de Justiça do TJSP. "Fui nomeado para a comarca de Várzea Paulista e pretendo morar em Jundiaí".
Planos
E Caique não vai parar por aqui. Após a graduação, ele já tem planos: "Pretendo prestar concursos jurídicos para oficial de cartório e procuradorias. Estes são os meus próximos passos".
Para quem sonha em mudar de carreira ou de área, ele tem um conselho: "Esta é uma decisão importante que, naturalmente, pode trazer medo ou insegurança. No entanto, sempre que houver insatisfação ou a possibilidade de uma vida melhor, é necessário sair da zona de conforto e encarar o desafio. Os frutos dessa decisão podem ser extremamente gratificantes, como foram para mim", finaliza.