Notícias e eventos
• 06/09/2024
Graduado em Direito pela ITE Bauru (2018), o advogado Lucas Grandini Arthuso é coautor da obra "Direito Digital Aplicado 6.0: A Sociedade do Futuro", uma publicação da
Editora Revista dos Tribunais. Ele também fez pós-graduação em LLM em Civil e Processo civil na ITE.
Lucas escreveu sobre o tema "Privacy UX, Privacy by Design e Dark Patterns", onde oferece uma visão abrangente sobre a metodologia do Privacy by Design, destacando a relação entre privacidade e experiência do usuário, apresentando exemplos de práticas recomendadas para interfaces de privacidade e padrões obscuros que devem ser evitados.
"A experiência do usuário (UX) e a privacidade são essenciais para o desenvolvimento de produtos e serviços. Enquanto a UX foca em criar interfaces intuitivas e eficientes que satisfaçam o usuário, o Privacy by Design enfrenta o desafio de integrar a privacidade em todas as etapas do projeto, exigindo estratégias bem definidas e um conhecimento de tecnologias e segurança da informação", descreve.
Ainda segundo o iteano, a combinação das abordagens garante que os produtos não apenas atendam às expectativas dos usuários, mas também respeitem a sua privacidade, promovendo uma relação ética e confiável.
"Neste sentido, a experiência do usuário e a privacidade não só podem, como devem andar juntas. É possível integrar as duas áreas de maneira harmoniosa. Utilizando-se de padrões de privacidade, é possível estabelecer uma relação ética e transparente com o usuário, fundamentada na confiança. Isso permite criar um jogo de soma positiva, onde a conformidade com a legislação de privacidade é assegurada, ao mesmo tempo em que a satisfação do usuário é mantida", garante.
Leia também