Simab: ITE abraçou a Semana do Meio Ambiente

Notícias e eventos • 07/06/2024
A ITE participou ativamente da XXIV Semana Integrada do Meio Ambiente de Bauru (Simab), com atividades que colocaram professores e estudantes em contato direto com as ações desenvolvidas pelo município em prol do meio ambiente.

No dia 4 de junho, o professor doutor Rodrigo Guarnetti foi um dos palestrantes da abertura do evento, realizada no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Bauru. O iteano abordou o tema de recursos hídricos e o Projeto Pappa Águas.

Também estiveram presentes os coordenadores de cursos: professor doutor Ricardo Carrijo (Administração), professor mestre Edson Mitsuya (cursos de aviação) e a professora mestra Alessa Berretini, do curso de Engenharia de Produção.

Rui Barbosa

No dia 5, um grupo de professores e alunos esteve presente na Feira da Simab, realizada na Praça Rui Barbosa.

Divulgamos o projeto Pappa Águas, uma iniciativa do Núcleo de Sustentabilidade da ITE Bauru, que conta com a participação de alunos e professores do curso de Engenharia de Produção, em parceria com a Unesp Bauru e com o apoio da Fundação Toledo (Fundato).

O projeto visa monitorar a qualidade da água de 12 pontos do Rio Bauru. Os resultados nas coletas e análises realizadas até o momento podem ser visualizados através do site https://www.pappa-aguas.fundato.org.br/

Palestra

Ainda no dia 5, o Salão do Júri da ITE recebeu a palestra "Construindo um futuro sustentável, integrando saúde humana, ambiental e animal", ministrada pela bióloga Bruna Mendonça (bruna.mendonca@unesp.br).

A palestra explorou o conceito de Saúde Única, uma abordagem holística que reconhece a interconexão entre a saúde humana, ambiental e animal.

Parceria

A ITE é parceira da Simab e a professora mestra e coordenadora do curso de Engenharia de Produção da ITE Bauru, Alessa Berretini é nossa representante na organização das ações.

"A participação de alunos e professores na Simab foi de suma importância para a promoção da consciência ecológica e a formação de uma cultura de sustentabilidade", comenta Alessa.

Ainda segundo a coordenadora, tal engajamento permite a troca de conhecimentos sobre práticas ambientais responsáveis, incentiva o desenvolvimento de projetos ecológicos na comunidade escolar e desperta o interesse das futuras gerações na preservação do planeta.

"Além disso, a colaboração entre educadores e estudantes fortalece o senso de responsabilidade coletiva, essencial para enfrentar os desafios ambientais globais. Assim, a semana dedicada ao meio ambiente torna-se um momento de aprendizado prático e significativo, impactando positivamente tanto no ambiente acadêmico quanto a comunidade ao redor", enfatiza.