Notícias e eventos
• 02/05/2024
Egresso do curso de Direito da ITE Bauru, Gabriel Pereira Ramos Ferreira foi aprovado no concurso para promotor de Justiça do Estado de Minas Gerais. Parabéns, iteano! Confira, abaixo, a entrevista do nosso mais recente #destaqueiteano.
Assessoria de Imprensa ITE - Quando você se formou?
Gabriel Pereira Ramos Ferreira - Iniciei a graduação na ITE Bauru no ano de 2012, me formando em dezembro de 2016 (2012-2016). Cursava Direito no período da manhã. Hoje, mais de 7 anos após o término da graduação, posso dizer que o meu sonho profissional está realizado e que tudo valeu a pena.
Assessoria de Imprensa ITE - Ser promotor de Justiça já era uma meta nessa época?
Gabriel Pereira Ramos Ferreira - Meu sonho sempre foi ser promotor de Justiça. Tanto que fui aprovado para delegado de Polícia do Estado do Rio Grande do Norte, mas desisti. O cargo é admirável e eu respeito imensamente a carreira. No entanto, pensei que eu poderia perder meu foco caso assumisse o cargo de Delegado de Polícia.
Assessoria de Imprensa ITE - Quais foram as suas outras conquistas (concursos)?
Gabriel Pereira Ramos Ferreira - Fui aprovado nos seguintes concursos:
- Procurador Jurídico da Câmara Municipal de Cafelândia/SP (1º lugar), cargo que atualmente ocupo.
- Advogado da Câmara Municipal de Avanhandava/SP (2º lugar).
- Procurador Jurídico do Município de Monte Azul Paulista/SP (1º lugar).
- Delegado de Polícia do Estado do Rio Grande do Norte.
- Promotor de Justiça do Estado de Minas Gerais.
Assessoria de Imprensa ITE - Quais foram os seus passos até chegar à aprovação?
Gabriel Pereira Ramos Ferreira - A caminhada rumo à aprovação começou já com a minha preparação para o Exame da OAB, no meu último ano de graduação. Entendi ali a importância da disciplina e das renúncias para uma aprovação, e isso foi fundamental durante a minha jornada.
Assessoria de Imprensa ITE - Chegou a advogar?
Gabriel Pereira Ramos Ferreira - Depois que me formei, advoguei apenas pontualmente, pois meu foco sempre foi estudar para concurso público. No entanto, demorei a me aventurar nos concursos de Promotor de Justiça, pois, apesar de ser meu principal objetivo, achava que ainda me faltava tempo de preparação.
Assessoria de Imprensa ITE - Como você se preparou para tal concurso?
Gabriel Pereira Ramos Ferreira - No início, priorizei concursos para cargos que contavam com uma jornada de trabalho reduzida para continuar tendo boas horas de estudo na minha rotina e, ao mesmo tempo, ter condições de me manter financeiramente. Esse foi meu plano para conciliar trabalho e estudo, talvez o grande dilema de quem se dedica aos concursos. Em 2021 vieram as primeiras aprovações, quando comecei a exercer o cargo de Procurador da Câmara Municipal de Cafelândia/SP. Mantive-me estudando, mas a partir de então com um único foco: ser promotor de Justiça.
Assessoria de Imprensa ITE - Decepções fizeram parte deste caminhar?
Gabriel Pereira Ramos Ferreira - Tive várias reprovações. A mais dolorosa aconteceu em 2023, quando fui eliminado na prova oral do 94º Concurso de Promotor de Justiça do Estado de São Paulo. Tinha ali a chance de me tornar Promotor "em casa", mas não obtive sucesso. Não era a minha hora. No entanto, em menos de um ano, fui agraciado com uma nova oportunidade: a prova oral do concurso de Promotor de Justiça do Estado de Minas Gerais. Dessa vez, com a graça de Deus, fui aprovado.
Assessoria de Imprensa ITE - Quais são os seus conselhos para os que ainda estão na sala de aula?
Gabriel Pereira Ramos Ferreira - Para aqueles que pretendem estudar para concurso público, posso dizer que:
- não importa o cargo almejado, para alcançá-lo deve-se compreender duas premissas básicas: a caminhada exigirá de você disciplina e para exercer essa disciplina, você precisará fazer renúncias. Aliás, não só nos concursos, mas em quase tudo na vida.
-
A persistência levará à aprovação, mais cedo ou mais tarde, é inevitável.
-
O caminho é espinhoso, mas é justamente a dificuldade do processo que torna a vitória ainda mais saborosa.
-
Não se compare com ninguém. São inúmeras as variáveis que fazem cada um levar o seu tempo até a aprovação. A sua virá no tempo necessário e suficiente para você, e é somente isso que importa.