ITE recebe 'Orienta'

Notícias e eventos • 15/04/2024
Evento promovido pelo Sinafresp está com inscrições abertas

Na próxima terça-feira (30), a partir das 8h, o Auditório do Prédio Pioneiro da ITE Bauru recebe uma audiência pública do "Orienta". O evento tem o intuito de aproximar o contribuinte do Fisco Paulista, além de orientar a sociedade sobre as questões burocráticas relacionadas à arrecadação tributária. INSCRIÇÕES AQUI.

Na ocasião, serão discutidos assuntos relacionados ao dia a dia das empresas e dos empresários, contabilistas e advogados, como:

• Reforma Tributária em duas grandes etapas e a configuração dos novos tributos.
  • Desconformidades do Simples Nacional e dos microempreendedores individuais (MEIs).
  • Projeto de Compliance da Sefaz/SP.

Promovido pelo Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita Estadual de São Paulo (Sinafresp), essa edição conta com a parceria das entidades: Associação Comercial e Industrial de Bauru (ACIB), Federação dos Contabilistas do Estado de São Paulo (FECONTESP), OAB Bauru, SEBRAE Bauru; CIESP Bauru, Sindicato das Empresas Serviços Contábeis (SESCON SP), Sindicato dos Contabilistas de Bauru (SINDCON) e Instituição Toledo de Ensino (ITE).

8h - Credenciamento e boas-vindas.

8h30 - Abertura e composição da mesa.

9h - Palestra: Reforma Tributária em duas grandes etapas e a configuração dos novos tributos.
Palestrante: Luciana Moscardi Grillo - Auditora Fiscal da Receita Estadual de São Paulo. Membro da Comissão Técnica da Federação Nacional dos Auditores de Tributos (Febrafite) e Diretora Jurídica da Associação dos Auditores Fiscais do Estado de São Paulo (Afresp). Atuou como Delegada Tributária de Julgamento do Estado entre 2008 e 2016 e atualmente exerce a função de Delegada Regional Tributária de Bauru.

ETAPA 1 - Transição dos tributos;
  • Principais características dos tributos a serem instituídos;
  • Sobre os demais tributos: Imposto Seletivo, CBS, ITCMD, IPVA e IPTU;
  • Alíquotas de referência;
  • Como ficarão os benefícios fiscais dos tributos atuais?
  • Como ficarão os saldos credores e os créditos acumulados ao final da transição em 2032.

ETAPA 2 - Transição federativa;
  • O Comitê Gestor;
  • Regimes de exceção do IBS e da CBS;
  • Outras alterações relevantes;

10H45 - COFFEE BREAK

11h - Palestra: Principais desconformidades no Simples Nacional

Palestrantes: Devanir Zuliani e Tatsuo Sasaki - Auditores Fiscais da Receita Estadual de São Paulo e diretores do Sinafresp.

• DEC - Falta de credenciamento, e-mail desatualizado, falta de atendimento aos avisos e notificações;
  • Falta de atualização cadastral: possibilidade de suspensão da IE;
  • Aquisição e estoque de mercadorias sem NFes, tratamento fiscal e penalização;
  • Vendas, inclusive por meio de marketplace, sem emissão de NFes, tratamento fiscal e penalização;
  • Falta de desenquadramento MEI, tratamento fiscal e penalizações;
  • Situações que possibilitam exclusão do SN;
  • Falta de entrega de DAS-MEI ou PGDAS, ou entrega com omissão de receitas, tratamento fiscal e penalizações;
  • Responsabilidade solidária;
  • Interpostas pessoas no QS e condomínio de empresas para diluir receitas.

11h40 - Palestra: Compliance Setorial da Sefaz/SP

Palestrante: Alexandro Afonso - Auditor Fiscal da Receita Estadual de São Paulo. Supervisor de Assuntos Estratégicos da Coordenadoria de Fiscalização da Sefaz/SP. Professor da Escola de Governo do Estado de São Paulo - EGESP - em Cobrança Administrativa de Tributos.

• Autorregularização do contribuinte;
  • Ressignificação da fiscalização;
  • Novo ambiente de negócios.

12H20 - ENCERRAMENTO