ITE tem dois aprovados no 95º concurso do MPSP

Notícias e eventos • 02/04/2024
Entre os mais de 10 mil inscritos, apenas 50 conseguiram aprovação

Seguindo a tradição de ter os nomes de seus alunos nas listas de aprovados dos principais concursos jurídicos do Brasil, a ITE divulga agora, e com orgulho, os iteanos que passaram no 95º concurso de ingresso na carreira do Ministério Público do Estado de São Paulo (MPSP): Taísa Silva Dias Frezza e Jean Carlos Ferres da Silva, formados em Direito pela ITE Bauru em 2014 e 2017, respectivamente.

Apenas 50 candidatos conseguiram aprovação entre os mais de 10 mil inscritos em um dos certames mais concorridos do Brasil. O resultado foi divulgado no dia 15 de março.

Confira a entrevista que eles concederam à assessoria de imprensa da ITE, onde dão dicas de preparação e destacam a importância de nossa instituição na realização deste sonho.

Assessoria de imprensa ITE - Como iniciar uma rotina de estudos para a carreira do Ministério Público?
Jean Carlos Ferres da Silva - Uma das características dos editais para a carreira do Ministério Público (extensivo à Magistratura, Procuradoria Geral do Estado, entre outras) é a sua extensão. Por isso, um planejamento se faz necessário. O meu contemplou todas as etapas: prova objetiva, escrita e oral. Porém, em cada etapa do certame, as prioridades se alteravam, e a forma de treinamento. Esse entendimento foi um dos grandes aprendizados que adquiri no decorrer da preparação: estudar para o todo, sem esquecer as prioridades de cada etapa.

Assessoria de imprensa ITE - O que é necessário ter no cronograma de estudos para um concurso como este?
Taísa Silva Dias Frezza - Eu estipulei cronogramas diários, semanais e metas mensais de leituras e revisões periódicas. Eventuais intercorrências diárias, eu tentava compensar durante a semana ou no mês. Estudava duas ou no máximo três matérias por dia, circulando entre doutrina (basicamente resumos pessoais que fui construindo ao longo da jornada), legislação e jurisprudência.

Assessoria de imprensa ITE - Vocês tiveram outras aprovações?
Jean Carlos - Sempre tive um objetivo fixado: ingressar na carreira do Ministério Público, instituição que tenho indescritível admiração e respeito. Por isso, após alcançar os três anos exigidos de experiência jurídica, dediquei-me exclusivamente a este objetivo, embora tenha feito outros concursos para testar conhecimento e identificar minhas falhas. Em 2018 fui aprovado em 2º lugar para procurador jurídico do município de São João do Pau D'Alho/SP, mas não assumi.
Este ano, além da aprovação do MPSP, estou na etapa oral do LX Concurso de Ingresso na Carreira do Ministério Público do Estado de Minas Gerais.
Taísa - Eu fui aprovada duas vezes no concurso de outorga de delegações de serventias extrajudiciais promovido pelo egrégio Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (2015 e 2017). Também fui aprovada no concurso para promotora de Justiça substituta do Ministério Público do Estado do Pará (2023).

Assessoria de imprensa ITE -  Como vocês avaliam o papel da ITE nas aprovações?
Taísa -  A ITE tem papel fundamental na minha formação acadêmica. O corpo docente diferenciado, a didática e o conteúdo de qualidade formaram a minha base. Embora saibamos que o conteúdo jurídico sofra constantes alterações, a formação de base é fundamental. Algumas anotações da época da faculdade me acompanharam durante toda a trajetória de preparação para o concurso.
Jean Carlos -  A ITE tem papel fundamental em toda minha trajetória. A estrutura: sala de aula, biblioteca, suporte administrativo, financeiro e acadêmico e a qualidade do corpo docente sempre foram um diferencial. A afirmação fica mais evidente pelas conquistas, resultado de uma base jurídica sólida adquirida ao longo de minha formação. A primeira delas foi a sonhada aprovação no Exame da OAB, quando eu ainda estava no início do último ano da faculdade. Levo comigo uma eterna gratidão pela  ITE e corpo docente.

Assessoria de imprensa ITE - Qual é o conselho de vocês para os alunos que estão começando a jornada?
Jean Carlos -  O caminho até a aprovação é árduo e exige comprometimento. Há a necessidade de fazer abdicações temporárias. Talvez o grande conselho, unânime entre os aprovados, se resuma em uma palavra: persistência!
Taísa - Precisamos destacar que a trajetória de preparação para concurso público é um processo progressivo, que exige muita perseverança e disciplina. Construir um bom material para revisões é essencial, dando atenção às novidades legislativas e jurisprudenciais. É fundamental elaborar cronogramas de estudo e tentar cumpri-los ao máximo.