Egresso visita a ITE e fala sobre carreira docente

Notícias e eventos • 05/02/2024

Formado em 2009 no curso de Administração da ITE Bauru, o professor doutor Murilo Roberto Jesus Maganha visitou a instituição, no dia 31 de janeiro, onde foi recebido pelo professor doutor José Munhoz Fernandes, orientador de TCC do visitante.

Segundo o professor Munhoz, o curso de Administração, embora seja bacharelado, desperta o interesse de alguns alunos em iniciar a carreira de docente e pesquisador, como foi o caso do Murilo e de vários outros ex-alunos da ITE, que hoje são docentes e pesquisadores.

"E isso deve ser estimulado pelos nossos professores como uma real possibilidade de atuação no mercado de trabalho. Claro que a opção tem forte relação com o perfil do aluno, principalmente de querer aprender sempre e prosseguir com seus estudos na pós-graduação", afirma o professor.

Murilo atua como professor universitário desde 2015, carreira que almejava desde o final da graduação na ITE. O iteano fez mestrado em Engenharia de Produção (Estratégia em Operações e Sistemas) na Universidade Estadual Paulista (Unesp/Bauru) e doutorado em Engenharia de Produção (Gestão da Qualidade) na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), entre outras formações complementares.

Depois de atuar como professor em instituições de educação superior como a Universidade Estadual de Goiás, Universidade Estadual de Ponta Grossa e Universidade Federal da Grande Dourados, hoje o Murilo é professor visitante na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP).

"A importância da iniciação científica oferecida pela ITE aos alunos e os ótimos professores que tive são fatores que com certeza me nortearam para a pesquisa e a docência. O trabalho de conclusão do curso de Administração também foi decisivo, pois me fez refletir e buscar novas oportunidades na área de pesquisa científica, em especial, motivou-me a buscar formação na pós-graduação stricto sensu", narra Murilo.