Facebook Pixel Fallback
Topo verde MENU Fechar menu

Notícias e eventos

Encontro debateu os desafios da ressocialização no sistema prisional

Notícias e eventos • 17/05/2023
Compartilhe:
Facebook Twitter Whatsapp
No dia 15 de maio, os estudantes dos dois últimos anos do curso de Serviço Social da ITE participaram de uma atividade especial que abordou os desafios da ressocialização no sistema prisional e contou com os conhecimentos de especialistas, como a diretora da unidade prisional feminina de Pirajuí, Graziella Fernanda Rodrigues Costa.

As responsáveis pela atividade foram as professoras Ilda Chicalé, Lilia Chrisina de Oliveira e Glauber Woida. A professora Ellen Francinne de Oliveira Rossetto Silva também participou da ação.  

O principal objetivo do encontro foi abordar a conjuntura do sistema prisional no Estado de São Paulo, destacando a importância dos direitos humanos e os desafios enfrentados pelo Estado no processo de ressocialização.

Quem também contribuiu com o tema foi o professor Leandro Ebúrneo Laposta, com sua vasta experiência na Corregedoria Nacional de Justiça e no Departamento de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário, compartilhou exemplos concretos de violação dos direitos humanos no sistema prisional.

Ele ressaltou a importância do papel do Estado em garantir os direitos humanos durante o cumprimento da pena. Além disso, enfatizou a necessidade dos alunos desenvolverem habilidades e competências específicas para efetivar a ressocialização dos reeducandos, possibilitando uma reintegração eficaz na sociedade.

Leitura Dirigida

A diretora Graziella apresentou aos alunos a oportunidade de estabelecer uma parceria no Projeto de Leitura Dirigida. Nessa iniciativa, os alunos atuariam como "pareceristas" das leituras realizadas pelas reeducandas, contribuindo para a remissão de pena por meio da leitura.

Tal proposta é de suma importância para a ressocialização, uma vez que promove a educação e a reflexão no âmbito do sistema prisional.

Resultados

Segundo a professora Ilda, a atividade proporcionou aos alunos uma oportunidade ímpar para aprofundar seu conhecimento sobre o sistema prisional e para refletir sobre seu papel como futuros assistentes sociais.

"A presença da diretora Costa permitiu que os estudantes compreendessem a fundo os desafios vivenciados pelas unidades prisionais, bem como a importância do trabalho desempenhado para a ressocialização das reeducandas", avalia.

Ainda segundo a professora, a experiência fortaleceu ainda mais a preparação dos estudantes, proporcionando-lhes uma visão mais ampla do sistema prisional e incentivando-os a adquirir competências socioemocionais indispensáveis para o trabalho com reeducandos, em consonância com as diretrizes do Código de Ética do Serviço Social e as exigências da Lei de Execução Penal.

Instituição Toledo de Ensino - ITE © 2024 - Todos os direitos reservados

Criado Por: