Gestor da ITE participa de encontro de reitores na Espanha

Notícias e eventos • 12/05/2023

Valência - Museu da Ciência

Entre os dias 8 e 10 de maio, o gestor da ITE, Flávio Toledo, esteve em Valência (Espanha) onde participou do "V Encontro de Reitores Universia", levando a ITE mais uma vez ao mundo acadêmico internacional.

Com o tema "Universidade e Sociedade", o evento contou com o apoio do Santander e reuniu cerca de 800 reitores e representantes acadêmicos de 26 países.

Segundo o gestor da ITE, a discussão nesse encontro teve como foco principal o papel da universidade como força motriz para um desenvolvimento socioeconômico mais sustentável. Além disso, foi discutida a importância de a universidade atuar em colaboração com governos, indústria e com a sociedade.

"Fiquei muito entusiasmado com as perspectivas de aproximação das diferentes universidades visando estreitar os laços internacionais e, assim, permitindo a necessária mobilidade dos alunos a fim de emprestar-lhes a urgente visão plural multicultural e diversa", comenta.

Ainda de acordo o gestor, o evento foi muito prestigiado, com diversas autoridades presentes, entre elas destaca-se a presença da presidente do Banco Santander e da Universia, Ana Botín; do presidente do governo da Espanha, Pedro Sánchez e do economista Lawrence Summers, secretário do Tesouro dos Estados Unidos na presidência de Bill Clinton,  e que foi presidente da Universidade Harvard.

"Também esteve presente o reitor da Universidade de Guadalajara, Ricardo Villanueva Lomeli, que já tem convênio com a ITE. Todos eles realmente preocupados com a formação de uma rede de conhecimento internacional para o aprimoramento da pesquisa", destaca Toledo.