Iteanos visitam Brasília

Notícias e eventos • 08/05/2023

Nos dias 11, 12 e 13 de abril, um grupo de alunos do curso de Direito da ITE Botucatu realizou visitas técnicas ao Superior Tribunal de Justiça (STJ), Tribunal Superior do Trabalho (TST), Supremo Tribunal Federal (STF) e Câmara dos Deputados. O professor Rafael Monteiro Teixeira foi o responsável pela atividade realizada no Distrito Federal.

No dia 11, o grupo foi recebido na Câmara pelo deputado Carlos Sampaio, onde foi realizada uma palestra sobre o processo legislativo e o funcionamento do Parlamento, além de uma visita às instalações. Ao final, os alunos puderam ver uma parte da sessão que ocorria no plenário da Câmara naquele momento.

A visita ao STJ ocorreu no dia 12, momento no qual, acompanhados por servidores locais, os estudantes puderam conhecer toda a estrutura e funcionamento da Corte. No mesmo dia, conheceram também os principais pontos turísticos da cidade, com destaque especial a Praça dos Três Poderes.

No último dia, pela manhã, os iteanos visitaram o TST e tiveram a oportunidade de conhecer toda a sua estrutura e de acompanhar uma parte da sessão de julgamento que acontecia naquele momento.

À tarde foi a vez de visitar e acompanhar a sessão plenária de julgamento no STF. Os alunos da ITE tiveram o prazer da referência expressa feita pela Ministra Rosa Weber com relação à presença naquele ato e pela intervenção do ministro André Mendonça ao relatar sua origem iteana e a alegria de receber alunos de sua instituição de origem.

"Foi uma experiência extraordinária, pois despertou nos estudantes o mais puro interesse pelo estudo das ciências jurídicas ao colocá-los em contato direto com as mais altas Cortes do País", grifa o professor Rafael.