Facebook Pixel Fallback
Topo verde MENU Fechar menu

Notícias e eventos

Professora da ITE recebe Moção de Aplauso da Câmara de Vereadores de Bauru

Notícias e eventos • 28/11/2022
Compartilhe:
Facebook Twitter Whatsapp

Professora do curso de Serviço Social da ITE, Josiane Fernandes Lozigia Carrapato recebeu uma Moção de Aplauso da Câmara de Vereadores de Bauru pelo trabalho "Da invisibilidade à visibilidade da população transexual no ambulatório: É possível?".

Em julho, a professora foi premiada no "XXXVI Congresso Nacional de Secretários Municipais de Saúde", realizado na cidade de Campo Grande, Mato Grosso do Sul.

O trabalho foi realizado no Ambulatório Especializado às pessoas Transexuais e Travestis, juntamente com Ana Paula Balderrama Carvalho de Oliveira e Márcia Regina Martins Lopes.

Mais

O Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) de Bauru foi implantado em 25 de agosto de 1995 com a finalidade de realizar atividades educativas, aconselhamento e atendimento anônimo a indivíduos interessados no diagnóstico da infecção por HIV.

"Diante da expertise em vinculação com a população em vulnerabilidade, o CTA foi o serviço escolhido para implantação do Ambulatório de Assistência Especializada às pessoas Transexuais e Travestis - Ambulatório TT, sendo este inaugurado em 12 de novembro de 2020", explica a iteana.

Ainda segundo a professora, a população transexual e travesti sofre diversas violências em seu cotidiano e ao mesmo tempo é invisível no aspecto legal e assistencial, pois não é respeitada, nem mesmo em relação ao seu nome social.

Os atendimentos no ambulatório são realizados através de acolhimento inicial, avaliação social, avaliação psicológica, avaliação de enfermagem e avaliação com médica endocrinologista.

Diante dos atendimentos e das necessidades individuais são direcionados para o grupo terapêutico, processo de hormonioterapia, cadastramento de intenção para cirurgia de redesignação de gênero, atendimento familiar, mediação nas relações laborais, entre outros.

"Hoje, como resultado, o Ambulatório conta com 186 pessoas cadastradas dessa população vulnerável e também com o acompanhamento regular com atendimentos individuais e grupais, acolhendo e dando visibilidade para essas pessoas", completa. 

Instituição Toledo de Ensino - ITE © 2024 - Todos os direitos reservados

Criado Por: