Notícias e eventos
• 07/11/2022
Os acidentes de trabalho com os coletores da Empresa Municipal de Desenvolvimento Urbano e Rural de Bauru (Emdurb), ocasionados por material perfurocortante, foram tema de uma aula especial da disciplina Administração de RH, de responsabilidade do professor mestre José Munhoz Fernandes.
Desenvolvida na última semana, a atividade voltou-se aos alunos dos terceiros anos do curso de Administração e foi possível por meio de uma parceria firmada entre a ITE e a Emdurb (diretoria de Limpeza Pública).
“Trabalhamos o tema escolhido utilizando a metodologia ativa denominada de aprendizagem baseada em problemas”, comenta o professor.
Ainda segundo Munhoz, a partir da realidade verificada: o descarte incorreto de materiais como caco de vidro, agulhas e até mesmo facas, foi verificado nos últimos dois anos um aumento significativo de casos de afastamento do trabalho dos coletores, fato originado por acidentes de trabalho que ocorrem quando esses profissionais recolhem os sacos de lixo orgânico, principalmente.
De acordo com o diretor de Limpeza Pública da Emdurb, Fabiano Serpa, foram inúmeras as campanhas da empresa para conscientizar a população sobre o correto descarte desses materiais, mas os acidentes continuam ocorrendo praticamente todos os meses.
Utilizando-se de dados fornecidos pela empresa e com base na fundamentação teórica, os iteanos discutiram o problema, trazendo para a sala de aula resultados de pesquisas que fizeram sobre o tema e reflexões provocadas durante as aulas, utilizando-se da metodologia “Aprendizagem baseada em problemas”.
“Dessas discussões surgiram várias contribuições trazidas pelos alunos. Algumas embasadas em casos de sucesso encontrados em outros municípios e outras fruto das reflexões que resultaram em sugestões viáveis de serem utilizadas no enfrentamento deste problema”, narra Munhoz.
O relatório contendo as contribuições e reflexões foi entregue no dia três de novembro pelo professor Munhoz ao diretor de Limpeza Pública da Emdurb.