Primeira ação conjunta entre estudantes e Secretaria Municipal do Meio Ambiente resultará no plantio de 100 mudas de árvores
Estudantes do segundo ano de Administração (diurno) da ITE Bauru, Luiz Felipe Pascon, André Luiz Costa e Letícia Talia criaram o projeto Renovar, uma empresa sustentável idealizada para o Inova ITE 2019, evento realizado no próximo 31 de maio pela disciplina Plano de Negócios, sob a responsabilidade da professora Adriana Bastos Costa.
O projeto ganhou corpo e com a parceria da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semma) plantará 100 mudas de árvores no próximo sábado (25), às 8h30, no bairro Edson Francisco da Silva. Voluntários são bem-vindos.
Serão plantadas mudas nativas da região (não-frutíferas) em um terreno localizado na rua Sebastião Joaquim Sampaio, esquina com a rua Professora Floripes Silveira Souza. O ponto de encontro será a rotatória da avenida Moussa Tobias com a Nações Unidas.
Projeto
O Renovar tem como princípio a sustentabilidade e o principal produto é um copo feito de fibra de bambu e acabamento em silicone, o que já coopera com o meio ambiente no momento em que a pessoa que adquire o copo deixa de utilizar copos e garrafas plásticas.
Dentro de cada copo colocado à venda é inserido um cartão do projeto, contendo os endereços das redes sociais e o número correspondente a uma nova árvore, que será plantada pela equipe, identificada, fotografada e divulgada nas mídias, onde o comprador do copo poderá identificar a muda que ele "plantou" ao adquirir o copo. Nesta primeira edição foram confeccionados 100 copos. Todos foram vendidos.
Ideia
"Estudamos sobre gestão ambiental na faculdade e sobre todo o consumo desenfreado de recursos naturais do planeta e, tendo em vista que o Inova ITE pede uma proposta sustentável para o negócio, decidimos estudar o ramo da sustentabilidade", comenta Luiz Felipe Pascon, um dos idealizadores do projeto.
Com a ideia em mente, os iteanos foram em busca de parceiros e a Semma abraçou os planos dos estudantes.
Na ITE
Antes do plantio de sábado, na sexta-feira (24), a primeira muda será enraizada na Praça da ITE. A muda de número 1 será plantada às 8h30. Todos podem participar.
"Nosso objetivo é dar continuidade ao projeto porque acreditamos nele. Com esse piloto tivemos o entendimento de algumas coisas que podem ser melhoradas e, com toda certeza, com a ajuda da população e de parceiros, podemos até expandi-lo em escala nacional", acredita Luiz.
Filtros