No dia 16 de maio, a partir das 19h, acontece no auditório do Prédio Pioneiro da ITE a peça teatral "Por dentro da bagagem", realizada pela Receita Federal do Estado de São Paulo. O evento é gratuito e aberto à comunidade.
O espetáculo faz parte do Programa de Educação Fiscal da Receita Federal e é uma parceria da ITE (NAF ITE) com a Receita Federal.
A peça mostra, de forma bem-humorada, o cotidiano de um aeroporto internacional e as regras de bagagem que viajantes que desembarcam do exterior devem seguir
A peça
"Por Dentro da Bagagem" é uma produção da Receita Federal no estado de São Paulo, promete deixar todo espectador muito bem informado sobre as regras de bagagem e o papel da Aduana brasileira na proteção da sociedade. Mas não espere termos técnicos ou explicações monótonas e complicadas.
O espetáculo, ao dramatizar cenas do cotidiano de um grande aeroporto, informa o público de uma forma lúdica e divertida, sempre se valendo de muito humor. Na trama, uma senhora portuguesa é barrada na entrada no Brasil por ter esquecido seu passaporte, no mesmo dia em que um cachorro despachado aparece morto, e diversos funcionários que trabalham no aeroporto se mobilizam para tentar solucionar ambas as situações.
No entremeio, as histórias de uma viajante embriagada, um muambeiro profissional, um turista português, uma passageira que não entende português, entre outras, intercalam-se com a história principal.
A produção está inserida no esforço da Receita Federal de se aproximar do cidadão leigo e de promover a educação fiscal e a orientação tributária e aduaneira. O texto foi elaborado a partir de histórias reais vividas na ala de desembarque internacional de passageiros da Alfândega do Aeroporto de Guarulhos e de outras situações fictícias. Os atores são todos servidores da Receita Federal.
Celso Viáfora, músico, poeta, escritor e também auditor da Receita Federal, assina o roteiro e a trilha sonora da peça (são cinco músicas compostas por ele especialmente para o espetáculo). Artista consagrado no Brasil e no mundo, Viáfora foi ganhador do prêmio Grammy na categoria compositor, em 2006, e tem trabalhos em parceria com alguns dos maiores artistas brasileiros e internacionais, tais como: Ivan Lins, Francis Hime, Vicente Barreto, Ney Matogrosso, Simone, Nana Caymmi, MPB-4, Jane Monheit, Maria Scheneider e muitos outros. O espetáculo tem direção de Adilson Azevedo e é encenada, com produção da Equipe de Educação Fiscal da 8ª. Região Fiscal, sob coordenação de Matheus Moura, pelos servidores federais Gabriela Vasconcelos, Katia Nobre, Priscila Penna, Roger Martin e Tibério Barreira que integram a Cia ZeroOito de Teatro. Os figurinos foram desenhados por Érica Leme.
Filtros