Entre os meses de abril e março, os alunos dos primeiros anos dos cursos de Administração, Ciências Econômicas, Ciências Contábeis e do segundo ano de Ciências Aeronáuticas realizaram a atividade denominada "Pesquisa e recriação de cenário de negócios", de responsabilidade do professor Daniel Vialôgo. Marketing foi a área envolvida.
A partir de uma análise de cenário de negócios, considerando um recorte do programa de TV Shark Tank (Negociando com tubarões), os alunos realizaram uma atividade envolvendo pesquisa e trabalho em equipe.
Como objeto de estudo para contextualização e pesquisa sobre segmentação de mercado, os estudantes consideraram a empresa "Cat My Pet", que apresentou uma proposta para investidores no programa Shark Tank.
Prática
A atividade foi dividida em duas partes: a primeira sobre segmentação de mercado analisando o ambiente de negócios da empresa Cat My Pet. "Para esta primeira parte, disponibilizei livros da biblioteca para os grupos utilizarem durante a pesquisa", acrescenta Vialôgo.
Na segunda parte da proposta, foi recriado um episódio do programa Shark Tank, pesquisando sobre os participantes (tubarões investidores e a empresa Cat My Pet). "Neste caso, cada grupo estudou sobre um diferente personagem, conforme sorteio realizado em sala de aula", narra o professor responsável.
Ainda segundo o docente, os grupos que ficaram com os investidores "tubarões" no sorteio (fundadores de empresas como China in Box, Polishop, Chilli beans entre outras grandes marcas) pesquisaram sobre a história de cada uma das marcas, com o objetivo de compreender e aprofundar sobre ambiente de negócios e aspectos mercadológicos.
O grupo que representou a empresa Cat My Pet realizou uma pesquisa para conhecer mais sobre o modelo de negócio e as caraterísticas do mercado alvo atendido pela marca.
Por fim, foi destinada uma aula para recriação do episódio, na qual cada grupo desempenhou um determinado papel nos moldes do programa.
"Para a apresentação, um grupo que representou a empresa Cat My Pet realizou contato com os sócios proprietários e firmaram uma parceria. A empresa forneceu uniforme, fez um vídeo para os alunos e também disponibilizou produtos para utilização em sala de aula", finaliza Vialôgo.
Filtros