O Núcleo de Prática Jurídica realizará duas Audiências Jurídicas Simuladas nas próximas quinta (25) e sexta-feira (26), às 7h e 19h, respectivamente, envolvendo os quintos anos do curso de Direito da ITE Bauru. A organização do evento é do professor e supervisor do Núcleo, mestre Márcio Gavaldão. Aberta ao público, a atividade será realizada no Salão do Júri, Bloco 4.
As audiências contarão com a participação dos acadêmicos que atuarão como partes, advogados e seus estagiários, juiz, escrevente e oficial de Justiça e testemunhas.
Na quinta-feira de manhã, as audiências serão presididas pelo juiz Yuji Uchiyama. Já o processo do período noturno será presidido pelo juiz de Direito Pedro Siqueira de Pretto, mestre pela ITE, atualmente lotado na comarca de Jaú.
Segundo o professor Gavaldão, o processo que serviu de base foi elaborado pelos acadêmicos, partindo de um contexto apresentado em sala de aula e simulando um acidente de trânsito.
"Partindo dessa premissa, os acadêmicos foram divididos em grupos, que atuaram elaborando a petição inicial e a contestação, fixaram os pontos a serem debatidos em audiência, distribuíram funções com juiz, serventuários partes, advogados e testemunhas", enumera.
Ainda segundo o professor, a atividade simulada servirá para que os acadêmicos vivenciem uma audiência de instrução e julgamento, bem próxima da realidade, para que possa servir de base o exercício da advocacia.
Filtros