No dia 17 de agosto, a ITE sediou o segundo encontro do "Aprendendo a conciliar com o Cejusc-JT". Antes, aconteceu a palestra sobre conciliação, evento aberto para todos os alunos e comunidade. O evento fez parte das ações realizadas na "Semana Solidária de Conciliação", evento promovido pela Justiça do Trabalho.
O objetivo da ação foi preparar os alunos do Direito também para conciliar e não apenas para litigiar. O primeiro "Aprendendo a conciliar com o Cejusc-JT" foi realizado na ITE Bauru, no dia 18 de maio.
O projeto visa, ainda, integrar outras unidades da Circunscrição de Bauru e da jurisdição do TRT da 15ª Região.
Segundo o juiz Edson da Silva Junior, coordenador do Cejusc-JT de Bauru e idealizador do projeto, a iniciativa surgiu de uma conversa entre ele e os desembargadores do TRT-1, Edmundo Fraga Lopes (vice-presidente judicial) e Edison dos Santos Pelegrini (vice-ouvidor da 15ª e professor da ITE).
Cejusc de Bauru realiza evento para conciliações e arrecadações de alimentos
O Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) de Bauru, coordenado pelo juiz Edson da Silva Júnior e vinculado ao Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região, realizou, entre os dias 13 e 17 de agosto, a 1ª Semana Solidária da Conciliação.
Para fazer do evento uma atividade não só jurídica, mas também social, o magistrado e sua equipe pediram às partes, advogados, servidores, juízes, estagiários e estudantes que fizessem doações de alimentos não perecíveis, destinados às instituições de caridade da cidade.
Resultados da conciliação solidária
Foram realizadas 46 conciliações que resultaram no pagamento de mais de R$ 1 milhão aos empregados e na doação de 315 kg de alimentos e 80 garrafas pet de óleo de 900 ml.
O evento foi bem avaliado pelo juiz Edson da Silva quanto ao número de conciliações efetuadas e no que diz respeito à quantidade de alimentos arrecadados. O coordenador do Cejusc destacou que espera repetir a iniciativa em outras oportunidades e que torce para que ela se espalhe por toda a Justiça do Trabalho. "Além de garantir o acesso mais rápido à justiça, estaremos também contribuindo para a melhoria das condições de vida daqueles que mais precisam", concluiu.
(informações e texto da JA/GL- Divisão de Comunicação do CSJT)
Filtros