Debates contaram com o conhecimento de especialistas do Brasil e Espanha, além de seis ministros de Estado
Foram dois dias de uma intensa programação de palestras com renomados professores do Brasil e do exterior, além da experiência de peso de seis ministros de Estado. O “Primeiro Congresso Ibero-americano de Estado de Direito e Governança Pública”, uma parceria da ITE com a Universidade de Salamanca, representou uma experiência ímpar para estudantes e docentes.
“Este congresso mostrou a qualidade do nosso curso de Direito e foi capaz de despertar no aluno o interesse pelo estudo e a possibilidade. Todos são capazes. Há 30 anos, por exemplo, o ministro André Mendonça estava sentado na cadeira como eles estão hoje. Então é uma experiência ímpar. Desconheço outra faculdade no Brasil que tenha feito um evento com este nível no pós-pandemia, com professores de Salamanca e seis ministros de Estado”, aponta o coordenador do curso de Direito da ITE Bauru, Luiz Nunes Pegoraro.
Estudante do terceiro ano do curso de Direito da ITE, José Roberto Della Togna Saab acredita que os eventos oferecidos pela ITE integram o que há de melhor na faculdade: “Eu acredito que, ao menos no Interior, não há uma instituição que promova encontros com tamanha qualidade”.
Quem tem a mesma opinião do colega é Emanuele Canela Losila, aluna do quarto ano. Para ela, além de agregar conhecimento, uma ação realizada em conjunto com uma instituição do exterior promove intercambio cultural.
“O que alimenta o desenvolvimento do nosso aprendizado. Além disso, a ITE incentiva a nossa participação ativa através da apresentação dos painéis de pesquisa”, pontua.
‘Vamos intensificar a nossa internacionalização’
Presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), a professora do programa de mestrado e doutorado em Direito da ITE, doutora Cláudia Mansani Queda de Toledo, ressalta a mobilidade importante que a parceria da ITE com a Universidade de Salamanca representa.
“Salamanca tem 800 anos e é pioneira nas áreas de concentração do programa da ITE. Os debates agregaram muito aos professores da casa e à comunidade em geral. A ITE (com o programa de Mestrado e Doutorado) tem uma base de 25 anos e vai intensificar a sua internacionalização”, garante.
Já o catedrático e vice-reitor da Universidade de Salamanca, professor Nicolás Rodríguez-Garcia salienta que os dois dias de trabalhos e trocas de opiniões podem resultar em aproximações e aprendizados mútuos.
“Para nós de Salamanca é um orgulho ter um convênio firmado com a ITE, que resultou neste primeiro congresso internacional com a reunião de especialistas espetaculares e temas fundamentais que preocupam qualquer país, seja na Europa ou na América Latina”, grifa.
Tema do momento
O ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Antônio Anastasia, aponta que a governança pública, somada às questões relativas ao controle das decisões públicas é o tema do momento, porque o Brasil ainda vive um clima de insegurança jurídica decorrente de um estágio ainda não tão maduro de governança.
“Minha carreira profissional sempre foi voltada à necessidade de aperfeiçoar a administração pública, o que significa melhorar os mecanismos de governança, o implemento de melhores políticas públicas, além de fornecer ao cidadão melhor educação, segurança púbica e infraestrutura”, enumera.
O ministro do TCU também destaca a relevância de um congresso com especialistas europeus no tema. “Eles têm muita experiência no assunto e podem ajudar a identificar soluções para contribuir com o amadurecimento das nossas intuições. A ITE está de parabéns pela iniciativa”, finaliza.
Filtros