Evento de aprendizagem por meio de jogos envolveu diversos cursos da ITE Botucatu e Bauru
Considerando as tendências no mundo da educação (bem como as exigências no mercado de trabalho), no mês de maio foi realizado o "Mega Negócios Game", evento de aprendizagem por meio de jogos que envolveu os alunos de Administração, Ciências contábeis, Economia, Engenharia da Produção e Ciências Aeronáuticas. O responsável foi o professor Daniel Vialogo.
Segundo o professor, foi desenvolvido um jogo para promover a aprendizagem em aulas através da criação de empresas, atuação do aluno de forma mais ativa e resolução de situações problema.
"No jogo, os alunos formam grupos para constituírem sociedades e criam novos modelos de negócio. Conforme a localização da empresa (inicialmente em alguma das regiões no Brasil), os alunos criam o negócio definindo produtos, serviços, logomarca, público alvo e outros aspectos importantes para atuação no mercado", explica.
Para aplicação do jogo, utiliza-se um tabuleiro (no formato de mapa mundi personalizado), fichas para preenchimento com dados do grupo e da empresa e marcadores para identificar a localização do negócio no mapa.
A cada rodada, o docente utiliza uma carta que contém uma situação problema podendo ser sobre crise econômica, problemas com demanda, polêmicas com clientes nas redes sociais e outros cenários que fazem parte da realidade do mercado. As cartas que foram utilizadas com os alunos se referiam ao conteúdo tratado no momento segundo o plano de ensino.
Baseando-se na carta retirada, o docente coloca as empresas em meio a questões delicadas e arriscadas (utilizando a linha de jogabilidade RPG), sendo concedido um tempo (cronometrado) para cada grupo realizar uma reunião para posterior tomada de decisões na jogada, ou seja, propor soluções para o problema enfrentado.
Conforme o jogo evolui, os grupos podem expandir o negócio, selecionando uma nova região para onde pretendem aumentar as operações comerciais.
Objetivos
Entre os objetivos: possibilitar uma interação maior entre alunos e professores; permitir ao aluno que exercite técnicas de negociação; aprimorar habilidades com foco na capacidade de resolver problemas; despertar no aluno o raciocínio rápido para tomada de decisões; promover o aprendizado de forma coletiva; compreender a importância dos conceitos da disciplina na gestão de um negócio; propiciar a aprendizagem de forma mais dinâmica, de encontro com metodologias ativas; além de estimular e provocar a pesquisa.
Segundo semestre
"Para criar o jogo, considerei minha vivência com a aprendizagem por meio de jogos em outros cenários, onde os resultados são muito positivos e gratificantes. O jogo será retomado no segundo semestre", finaliza o professor Vialogo.
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