Octavio Quintanilha Bertolucci (formado recentemente no curso de Sistemas de Informação) e o professor Marcelo Lampkowski publicaram um artigo científico intitulado"Os benefícios da utilização de agentes de software crawlers", no vol. 9, n. 1. da Revista Fatecnológica (ISSN 1980-8526). Acesse aqui ou aqui.
O trabalhou, segundo o professor Lampkowski, relata as ações realizadas pela empresa Datafiniti, situada em Austin, Texas (EUA), com agentes de software crawlers. "Toda a pesquisa foi realizada em contato direto com a diretoria de marketing dessa empresa", lembra.
Agentes de software são sistemas de informação flexíveis e com capacidade de tomar ações autônomas. Esses agentes são capazes de perceber eventos e reagir aos mesmos. Dependendo do contexto, podem planejar e iniciar séries únicas de ações para alcançar seus objetivos e se comunicar com outros agentes (ou pessoas) para uma determinada finalidade.
Um agente de software crawler possibilita a coleta de dados e a extração da informação necessária, além de processos de indexação e persistência automatizada e sistemática. Possui alta taxa de assertividade, minimiza erros, otimiza processos e reduz custos para as empresas.
Sobre os cursos de Sistemas de Informação e Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas da ITE, o professor ressalta que, além das metodologias de ensino diferenciadas e com excelente corpo docente e estrutura de laboratórios, ainda incentivam a pesquisa e a extensão.
"Tanto o curso de Sistemas de Informação quanto o de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas são nota 4 no MEC e ENADE (maiores notas entre as particulares de Bauru)", enfatiza.
Filtros