Na próxima segunda (20 de junho), às 17h, o Auditório do Bloco 1 da ITE recebe a mesa de abertura da “I Semana Municipal de Política sobre Drogas”, evento realizado pelo Conselho Municipal de Políticas Públicas sobre Álcool e outras Drogas (Comad), de 20 a 25 de junho. A abertura também será transmitida via zoom.
O primeiro dia de evento será revertido em cinco horas de atividade complementar do Grupo 3 (para alunos de Bauru e Botucatu). As inscrições também estão abertas para a comunidade, via NAC.
O tema exposto na mesa de abertura é “Cannabis medicinal e políticas sobre drogas”,com as convidados Nayara Mazini Ferrari, diretora executiva da Associação Brasileira de Cannabis Medicinal (Abracamed); Leandro Esbúrneo Laposta, juiz de direito e professor da ITE e Daniel Munhoz Moreira, médico psiquiatra prescritor de cannabis medicinal. A responsável é a professora mestra Magna Gabriella Viganó Cavalcanti.
Durante a semana estão previstas ações que abordam a necessidade da conscientização sobre o uso de substâncias psicoativas e estimulam o debate público sobre as políticas de drogas em parceria com diversas instituições do município.
Semana
A Semana Nacional de Políticas sobre Drogas foi instituída pela Lei nº 13.840 de 2019 e deve ocorrer anualmente na quarta semana de junho. Durante esse período, devem ser intensificadas a difusão de informações sobre os problemas decorrentes do uso de droga, a divulgação de ações de prevenção e tratamento, a promoção de eventos para o debate público sobre as políticas de drogas e a mobilização da comunidade para a participação nas ações.
Com o objetivo de incluir a Semana em seu calendário de ações, o Comad convidou diversas instituições municipais para firmar parceria na realização do evento. Foram acionados representantes das políticas públicas da saúde, assistência social e educação, instituições de ensino superior, conselhos de classe, órgãos da Justiça e instituições que atuam no tratamento e reinserção de usuários.
As instituições parceiras desenvolveram um cronograma de ações, com a finalidade abordar temáticas relacionadas a políticas públicas sobre álcool e drogas. A proposta é promover a difusão de informações sobre a questão das drogas na sociedade e estimular o desenvolvimento de estratégias de prevenção nos diferentes espaços, em consonância com os princípios e diretrizes do Plano Municipal de Políticas Públicas sobre Álcool e outras Drogas.
Comad
O Comad é um órgão deliberativo composto por representantes do governo e sociedade civil, que tem por objetivo definir as políticas públicas municipais sobre álcool e outras drogas.
O colegiado é responsável por desenvolver estratégias para o enfrentamento dos problemas relacionados ao consumo de álcool e drogas, promovendo a intersetorialidade e a integralidade de ações para a redução de danos sociais, à saúde e à vida causados pelo consumo destas substâncias.
Além disso, o Comad deve monitorar a execução do Plano Municipal de Políticas Públicas sobre Álcool e outras drogas, que enfatiza o reconhecimento da diversidade de fatores relacionados ao uso indevido de álcool e outras drogas, e advoga pela adoção da abordagem multidisciplinar das ações de prevenção, tratamento, redução de danos e reinserção social de usuários.
Mais
Interessados em acompanhar as atividades do Comad podem participar como ouvintes das reuniões, que durante a pandemia ocorrem em ambiente virtual e são divulgadas no Diário Oficial de Bauru e no canal do Instagram @comadbauru. Contato: bauru.comad@gmail.com.
Filtros