O professor da ITE e economista Reinaldo Cafeo lançou recentemente o Canal no Youtube "Planeta Economia", um projeto que pretende passar conhecimento de forma simples e bem didática, e que conta, agora, com o apoio e parceria da ITE. Toda semana tem vídeo novo. Cafeo ainda é Delegado Regional de Bauru do Conselho Regional de Economia do Estado de São Paulo (Corecon-SP) e tem vasta experiência em comunicação social voltada para a economia. Confira a entrevista que ele concedeu à assessoria de imprensa da ITE sobre o canal e a nova parceria.
Assessoria de Imprensa ITE - Como nasceu a ideia do canal Planeta Economia?
Reinaldo Cafeo - Eu trabalho com consultoria há muitos anos e no final dos anos 90 eu já tinha uma plataforma e uma empresa ligada à internet. Na época, eu escrevia artigos diários e fui um dos primeiros a lançar um site sobre economia. Eu sempre estive ligado à mídia e fiz mestrado em comunicação. Durante todo esse tempo, uma de minhas principais preocupações foi falar de economia usando uma linguagem descomplicada. Bom, eu tive um jornal impresso durante sete anos, o Planeta Economia, que tratava dos temas que trato agora. Afastei-me um pouco desse mundo quando me tornei diretor executivo de uma empresa, mas decidi voltar. As coisas mudaram com o passar dos anos, evidentemente. E a introdução das mídias sociais à comunicação me deu a oportunidade de trabalhar com vídeos no Youtube.
Assessoria de Imprensa ITE - Como foi a preparação para o uso das novas plataformas?
Cafeo - Eu pesquisei durante seis meses para entender esse mundo novo e optei por um canal no Youtube. A partir dele, a ideia é explorar as redes sociais, atingindo o público que se interessa por economia, mas tem dificuldade em entender o "economês" (aqueles termos complicados da economia). Minha proposta é trabalhar temas com a linguagem próxima desse leigo em economia. O canal nasceu em dezembro e já tem mais de 40 mil visualizações.
Assessoria de Imprensa ITE - O que você tem levado para esse público?
Cafeo - Entendendo melhor o mundo econômico, a pessoa consegue levar isso para a vida pessoal e para a carreira profissional. O estudante pode complementar os seus estudos e as empresas podem impactar o que está sendo trabalhado no ambiente econômico de suas próprias organizações. Vale destacar que eu também trabalho finanças, ensinando, por exemplo, como é que a pessoa pode sair do vermelho. Enfim, são temas também complementares. Ainda sobre o meu público-alvo, no primeiro momento eu mapeei alunos do ensino fundamental que teriam interesse no vestibular e um certo entendimento. Também mapeei estudantes de graduação, já que a maioria dos cursos têm a disciplina de economia. Por sinal, já tenho alguns colegas economistas e professores utilizando os meus vídeos em sala de aula.
Assessoria de Imprensa ITE - Qual é o objetivo do canal?
Cafeo - O principal objetivo do canal é criar uma comunidade de interesse em torno do tema econômico, mas sem o economês. Pego um fato econômico atual e o transmito usando uma linguagem mais próxima do grande público. Por exemplo, sai o índice de inflação, além de falar desse índice, que é o que normalmente todo mundo reproduz, eu explico como é que esse índice é composto, como isso é trabalhado.
Assessoria de Imprensa ITE - Como é feita a escolha dos temas dos vídeos?
Cafeo - A escolha dos vídeos gira em torno do que eu percebo atuando com comunicação na área econômica, isso desde os anos 90. Estou na rádio 94FM desde 2000, escrevo para o Jornal da Cidade toda quinta-feira e aos domingos na coluna "Descomplicando a Economia". Ministro palestras em organizações e fico atento ao comportamento das famílias. Assim vou pegando os temas. Além disso, tenho uma equipe de retaguarda que mapeia os 10 temas mais trabalhados durante a semana na internet, fazemos uma reunião semanal e desenvolvemos os vídeos.
Assessoria de Imprensa ITE - O Canal tem divisões?
Cafeo - Podemos dizer que ele é separado por blocos. Temos o "Descomplicando a Economia", vídeos que explicam bem o que é cada tema: inflação, PIB... eu explico as expressões em destaque naquela determinada semana. Temos o "Plantão", que é o grupo onde trabalho sobre a notícia factual, aquela que saiu agora. A mídia noticia que o governo reduziu a taxa de juros, por exemplo. Nesse acaso, eu explico o que é isso, no que isso pode impactar na vida das pessoas, das empresas. Tenho também uma entrevista e um bloco sobre finanças pessoais, uma parte específica, minha palestra fragmentada. Explico e dou dicas sobre finanças de casa: como fazer compras no supermercado, cheque especial, cartão especial...Ainda existe o "News", notícias em torno da questão econômica. O Guru Econômico, que vai explicar as siglas que definem termos econômicos.
Assessoria de Imprensa ITE - São postados quantos vídeos por semana?
Cafeo - São três vídeos por semana, normalmente de segunda, quarta e sexta.
Assessoria de Imprensa ITE - Você é formado pela ITE, certo?
Cafeo - Sim. Eu vim para a ITE estudar em 1978 e brinco que não fui mais embora para a casa. Formei-me e com 20 para 21 anos eu fui aproveitado para a escola técnica e, de lá para cá, eu acabei sendo professor de todos os cursos da casa e hoje sou professor de economia no curso de Direito e na pós-graduação. A ITE, agora através do gestor Flávio Toledo, está usando mais intensamente as redes sociais. Discutimos estratégias nas redes sociais e estabelecemos uma parceria com o canal.
Assessoria de Imprensa ITE - Como será essa parceria?
Cafeo - O canal também é uma complementação em sala de aula, tanto para minha disciplina quanto para as de colegas que podem fazer sugestão de temas, inclusive. A parceria consiste no apoio da ITE, na inserção de vídeos, entre outros... Os nossos vídeos também irão para o site da ITE. É uma parceria muito otimista. Eu sou Delegado Regional de Bauru do Conselho Regional de Economia do Estado de São Paulo (Corecon-SP) e meus vídeos também irão para a TV Economista e mídias sociais do Conselho.
Confira o vídeo de chamada para o canal Planeta Economia
Filtros