Facebook Pixel Fallback
Topo verde MENU Fechar menu

Notícias e eventos

Professor da casa é eleito para o Conselho Consultivo da FBC

Notícias e eventos • 06/02/2018
Compartilhe:
Facebook Twitter Whatsapp

Professor do curso de Ciências Contábeis da ITE, Luiz Fernando Nóbrega foi eleito recentemente para integrar o Conselho Consultivo da Fundação Brasileira de Contabilidade (FBC). Serão três anos de mandato na entidade. Confira a entrevista dele à assessoria de imprensa da ITE.

Assessoria de Imprensa ITE: Qual é o principal papel da FBC?

Professor Luiz: A Fundação Brasileira de Contabilidade (FBC) tem hoje como principal atribuição a aplicação do exame de suficiência, prova responsável pela inclusão do estudante no mercado de trabalho. E ainda apoia e financia inúmeros eventos de educação profissional pelo País.

Assessoria de Imprensa ITE - Como teve início a sua carreira profissional? 

Professor Luiz: Minha carreira institucional começou no Sindicato dos Contabilistas de Bauru, em 1999. No ano seguinte entrei como conselheiro do Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo, atuando como conselheiro efetivo e trabalhando no julgamento de processos de profissionais que transgrediam às questões técnicas, disciplinares e éticas da profissão.

Assessoria de Imprensa ITE - Você cursou Ciências Contábeis na ITE, certo?

Professor Luiz - Isso. Fiz minha graduação na ITE entre os anos de 1992 e 1995. E ainda na casa, eu fiz uma pós-graduação em Controladoria e Finanças.

Assessoria de Imprensa ITE: Você atuou em outras entidades da categoria?

Professor Luiz: Sim. Entre 2008/2009, atuei como vice-presidente de Desenvolvimento Profissional do Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo. Entre 2010/2011, eu fui vice-presidente de Administração e Finanças do mesmo Conselho.

Assessoria de Imprensa ITE - Desafiador? 

Professor Luiz: Foi uma tarefa árdua comandar um orçamento de 60 milhões por ano, com quase 600 pessoas entre funcionários, conselheiros, delegados e terceirizados. Já em 2012/2013 comandei o Conselho como presidente, representando na época 130 mil profissionais só no Estado (hoje somos 150 mil), o maior conselho do país. Entre 2014/2017, fui para o Conselho Federal de Contabilidade, atuando como vice-presidente de Fiscalização, Ética e Disciplina, atuando como instância recursal dos processos dos profissionais de todo o Brasil.

Assessoria de Imprensa ITE - Quais foram os destaques no Conselho Federal?

Professor Luiz: Neste período coordenei a comissão que trata dos assuntos de lavagem de dinheiro, tendo muita atuação junto ao Conselho de Controle de Atividades Financeiras (COAF), o maior órgão de investigação financeira do País e responsável por inúmeros relatórios de inteligência usados nas operações da Polícia Federal.

Assessoria de Imprensa ITE - Quais são as suas áreas de atuação, hoje? 

Professor Luiz - Trabalhei por 25 anos em escritório de contabilidade. Paralelamente, atuei em auditoria e perícia contábil. Hoje me dedico à perícia contábil, atuação em compliance, (uma área muito promissora para profissionais sérios e comprometidos). Além disso, atuo como professor da ITE (graduação) nas disciplinas de Perícia Contábil e compliance, e como docente da BSSP em pós-graduação nas mesmas disciplinas.

Assessoria de Imprensa ITE - Como você avalia o atual mercado de trabalho para o profissional de Ciências Contábeis? 

Professor Luiz - Hoje em dia, o mercado de trabalho exige além da formação técnica uma atenção muito grande às novas tecnologias. O advento e uso efetivo da AI, Block Chain, entre outras, irá trazer novos desafios aos profissionais. É preciso estar atento às mudanças e buscar capacitação contínua. Especificamente, na área contábil, percebe-se que a Perícia Contábil e a contabilidade para entidades do terceiro setor são segmentos importantes e promissores.

Instituição Toledo de Ensino - ITE © 2024 - Todos os direitos reservados

Criado Por: