Nesta sexta (8), o doutor Nelson Nery Júnior ministra uma aula especial com o tema "Um ano e meio de vigência do Código de Processo Civil", como encerramento do semestre das aulas de pós em Direito Civil e Processual Civil.
Nelson Nery Júnior é reconhecido em todo o País por sua atuação nas áreas de Direito Processual Civil, Civil, do Consumidor, Ambiental, Comercial, Administrativo e Constitucional, além de exercer arbitragem em casos nacionais e internacionais. Ao longo de sua carreira, tem sido responsável por trabalhos como Código de Processo Civil Comentado, Código Civil Comentado e Constituição Federal Comentada, todos best-sellers da literatura jurídica brasileira.
É graduado em Direito pela Universidade de Taubaté, livre-docente, doutor e mestre em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Doutor em Direito Processual Civil pela Universität Friedrich-Alexander Erlangen-Nürnberg. É professor titular da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (Unesp), além de ser colaborador permanente do Centro de Extensão Universitária e do Instituto Brasiliense de Ensino e Pesquisa.
É árbitro em diversas câmaras de arbitragem do Brasil e do exterior, destacando-se as do Centro de Arbitragem e Mediação da Câmara de Comércio Brasil-Canadá, do Instituto dos Advogados de São Paulo, da Câmara de Comércio Brasil-Portugal. Está também habilitado a atuar como Amicus Curiae e elaborar Affidavits.
Foi procurador de Justiça do Ministério Público do Estado de São Paulo por 27 anos. É membro da Wissenschaftliche Vereinigung für Internationales Verfahrensrecht (Alemanha), da International Association of Procedure Law, da Asociación Iberoamericana de Derecho Procesal, da Academia Brasileira de Direito Civil, da Deutsch-Brasilianische Juristen Vereinigung.
É coautor dos projetos que se converteram na Lei da Ação Civil Pública (L 7347/85) e no Código de Defesa do Consumidor (L 8078/90). Membro da Academia Paulista de Direito (cadeira n. 25) e da Academia Paulista de Letras Jurídicas (cadeira n. 54), membro do Instituto dos Advogados de São Paulo (IASP).
Fundou a União dos Juristas Católicos de São Paulo, da qual é diretor-tesoureiro. É, ainda, autor de diversas obras de grande influência e acatamento nos tribunais e órgãos administrativos, e de importante circulação no mercado jurídico nacional e internacional.
Filtros