Palestra discorre sobre a condição da mulher encarcerada
A "condição da mulher encarcerada" é o foco (em 2021) do grupo de estudos "Sistema Penitenciário e Dignidade Humana", que recebe a palestra da professora mestra Mônica Renata Dantas Mendonça (Mato Grosso do Sul), no dia 28 de abril, às 17h30. O líder do grupo é o professor doutor Sílvio Carlos Álvares.
Com o título "O amor encarcera? Notas sobre as representações sociais de gênero", a palestra pretende debater as representações sociais de gênero de mulheres em cumprimento de pena em regime aberto, apontando reflexões pertinentes sobre a influência para a inserção no mundo do crime. "Uma oportunidade de dar visibilidade às suas narrativas, que por vezes são ignoradas por serem mulheres e egressas do sistema prisional", explica a palestrante.
A atividade está com inscrições abertas para alunos da ITE (Bauru e Botucatu) e comunidade. Para iteanos, somará cinco horas de atividade complementar do Grupo2. Estes devem se inscrever na página do NAC (site da ITE) usando o seu R.A.
Já os interessados da comunidade precisam se inscrever também no site da ITE, realizando um cadastro antes no local indicado na página. Dessa forma, será gerado um login e senha para acesso e inscrição. Haverá emissão do certificado.
Convidada
Mônica Renata Dantas Mendonça é mestra em psicologia pela UFMS (2016). Atualmente trabalha mobilizada na Coordenação Geral de Pesquisa Aplicada (CGPA) do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP). Pós-Graduada em Neuropedagogia pela UNIJALES (2011). Pós-Graduada em Administração Penitenciária pelas FIPAR (2008). Atualização em Violência Doméstica contra crianças e adolescentes pela UNICSUL (2008). Curso de Capacitação para Oficiais Penitenciários (2016). Psicóloga formada pela UFMS (2007). Polícia Penal da área de segurança e custódia desde 2001.
Filtros