Facebook Pixel Fallback
Topo verde MENU Fechar menu

Notícias e eventos

Professora de Serviço Social palestra em evento do HCFMB

Notícias e eventos • 28/11/2017
Compartilhe:
Facebook Twitter Whatsapp

Evento do Hospital das Clínicas de Botucatu celebrou os 50 anos de Serviço Social 

A professora Maria Inês Fontana, do curso de Serviço Social, palestrou sobre a pesquisa na prática profissional do assistente social, no dia 24 de novembro, no II Encontro do Núcleo de Serviço Social do Hospital das Clínicas de Botucatu (HCFMB), evento que celebrou os 50 anos do Serviço Social, com o tema "A trajetória histórica do trabalho e a construção da formação profissional".  

O tema da palestra da iteana foi objeto de estudo de sua tese, que teve como sujeitos de pesquisa os supervisores de estágio do curso de serviço social da ITE Bauru, em 2010. Também palestraram no evento as professoras Isabel Cristina Giglioli e Nilza Pinheiro dos Santos (Unifac Botucatu) e Maria Lúcia Martinelli (PUC-SP).

"Embora o Serviço Social seja uma profissão de caráter interventivo, sua prática profissional não pode parar na ação interventiva, pois deve buscar, no processo da pesquisa, apoio e sustentação para uma ação profissional mais dinâmica e questionadora, que caminhe concomitantemente com os diferentes e velozes movimentos da sociedade contemporânea", comentou a palestrante da ITE.

Maria Inês ainda ressaltou que, a prática, no entanto, não deve ser de uma ação investigativa que busque tão somente a nuança do real, mas sua compreensão, e assim, requer que seja uma ação profunda e contínua para dar conta da pluralidade existente nas relações sociais, que trazem consigo e conjuntamente a singularidade e a particularidade.

"Nos dias atuais não se tem como negar a complexidade das relações profissionais do Serviço Social; é preciso reconhecer a importância de novos conhecimentos para a ação profissional, que oportunizam a criação e a inovação de procedimentos técnicos e operativos, instrumentalizando os requisitos teóricos para o agir profissional", grifou.

A professora também falou sobre a relação entre pesquisa e produção de conhecimento. Afirma que não há construção de conhecimento sem o uso da pesquisa científica, que se vale indispensavelmente de métodos e instrumentais e que deve transmitir racionalidade, ordenação, otimização de esforços, garantir o espírito crítico, permitir a criatividade e devassar o novo. A pesquisa na contemporaneidade vem sendo muito exercitada e valorizada em todas as áreas da vida humana, segundo ela.

"Este foi o horizonte da palestra objetivando motivar e trazer a ampliação do uso da pesquisa no exercício profissional, pela sua importância e assim que os profissionais dos diversos espaços ocupacionais a percebam como condição fundamental para a consolidação do Serviço Social na divisão sociotécnica do trabalho, bem como para que a profissão participe ativamente na conquista por uma sociedade mais justa e igualitária", finaliza.

Na foto, mestre Priscila Picoli (assistente social do Hospital da Unesp e ex-aluna da ITE), Gustavo Pompei (especialista em Serviço Social, assistente social da Prefeitura Pederneiras e ex-aluno ITE), dra. Maria Lúcia Martinelli (professora da Puc) e a palestrante e professora da ITE Maria Inês Fontana

Instituição Toledo de Ensino - ITE © 2024 - Todos os direitos reservados

Criado Por: