Endereço
Praça Nove de Julho, 1-51 - Vila Pacífico IIEndereço
Avenida Alcides Cagliari, 2601 - Jardim AeroportoO Grupo de Pesquisa "Precedentalismo do Processo Civil brasileiro: precedentes ou técnica de sumarização de cognitividade?" está com nova reunião marcada para o dia 11 de março, às 17h, via Zoom.
A atividade é dirigida aos alunos dos terceiros e quartos anos do curso de Direito, das unidades de Botucatu e Bauru. Os responsáveis são os professores pós-doutor André Murilo Parente Nogueira e mestre Paulo Henrique Silva Godoy.
Para participar, os estudantes devem se inscrever na página do NAC (site da ITE) usando o seu R.A. A atividade somará cinco horas de atividade complementar do Grupo2.
Projeto
O projeto objetiva analisar as técnicas de formação e aplicação dos "precedentes" que estão sendo manejados no processo civil brasileiro, notadamente, súmulas, ementas e teses advindas da sistemática de julgamento de recursos repetitivos.
A pesquisa busca, também, verificar se o precedentalismo do processo civil brasileiro tem sido utilizado para proporcionar aumento numérico e não qualitativo dos julgamentos, servindo para mascarar uma realidade sumular pela via de um discurso precedentalista.
As pesquisas realizadas pelo grupo analisarão o comportamento do STJ frente ao novo modelo de precedentes, analisando suas súmulas e teses, assim como a referibilidade aos seus "precedentes".
Filtros
Mais Links
ITE