A palestra foi oferecida aos alunos do ensino fundamental da Escola Estadual Francisco Antunes
Aluno do mestrado em Direito da ITE Bauru, Ciderlei Honório dos Santos palestrou no dia 20 de novembro para alunos da Escola Estadual Francisco Antunes, localizada no Jardim Bela Vista. O tema ministrado foi "Dia Nacional da Consciência Negra".
A convite da diretora da escola, Ciderlei falou para cerca de 120 estudantes do ensino fundamental (do quinto ao sétimo ano), além de professores da instituição.
Segundo o iteano, a palestra explanou para as séries iniciais a importância da liberdade e da igualdade, valores imprescindíveis para se alcançar um país com verdadeira democracia racial e, assim, mais justo e com iguais oportunidades, que independem da cor da pele.
"Penso que o Dia Nacional da Consciência Negra é uma data importante, pois cria a oportunidade de refletirmos sobre nossos valores enquanto pessoas e nação, despertando-nos para a empatia e a solidariedade para com o outro, independentemente de condição ou cor de pele, até porque temos a mesma origem e somos todos igualmente humanos e, por isso, merecedores de igual respeito, consideração e oportunidades", enfatiza o mestrando.
Ainda na visão de Ciderlei, o Dia Nacional da Consciência Negra propicia bramir pela igualdade e refutar todas as formas de preconceito.
"A data ajuda a despertar a consciência nacional sobre o que é preciso para igualar os excluídos, principalmente os negros", finaliza.
O palestrante, Ciderlei Honório, é aluno do mestrado em Direito da ITE Bauru
Filtros