Desde 2016, a ITE conta com um convênio com o serviço do Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF) da Receita Federal. Um programa que oferece orientações e serviços ao contribuinte de baixa renda, feitos por alunos com a supervisão dos professores orientadores do curso de Ciências Contábeis.
Com o programa, os atendidos têm mais acesso aos serviços disponíveis pela Receita Federal gratuitamente. Entre as ações estão as orientações ao preenchimento da declaração de ajuste anual do IRPF e auxílio na inscrição e formalização do MEI (microempreendedor individual): abertura, orientações, formalizações, situação fiscal, débitos, baixa e entre outros.
Os iteanos ainda auxiliam a população na inscrição e informações cadastrais de CPF e CNPJ, nas consultas à situação fiscal, aos parcelamentos de débitos da Receita Federal e da Procuradoria da Fazenda e, entre outros, ajudam a obter informações sobre certidões negativas de débitos de PF e PJ.
De acordo com o professor Hideyuki Kashio, do curso de Ciências Contábeis, a parceria já rendeu ações com orientações sobre declaração de Imposto de Renda (Pessoa Física), regularização de CPF, cadastros e regularização de situação de MEI (Microempreendedor Individual), cursos para alunos e professores pela plataforma CUBO Z da Receita Federal, além de apresentações de teatro.
Mais
A Receita Federal do Brasil - RFB, através do NAF, tem a finalidade de aproximar o estudante de Ciências Contábeis e a população em geral (de baixa renda).
A atuação da Receita Federal nos núcleos é apoiar as universidades com as quais firmou termo de colaboração técnica na capacitação dos alunos colaborando para que apliquem o aprendizado acadêmico na prática de suas obrigações. O objetivo é contribuir com a formação de profissionais cientes da função social dos tributos e dos direitos e deveres associados à tributação.
Filtros