Para comemorar o Dia do Advogado (11 de agosto), a ITE trará o professor doutor Rogério Magnus Varela Gonçalves, presidente da Comissão Nacional do Exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), para palestrar no próximo dia 14, às 19h30, e no dia 15, às 8h. Gratuitas e abertas à comunidade, as palestras ocorrerão no auditório do prédio Pioneiro (Bloco1) e trarão a importância do exame da OAB como tema.
O Brasil celebra o Dia do Advogado em 11 de agosto. Nesta mesma data, em 1827, foram instituídas as duas primeiras faculdades de Direito do Brasil. Para o coordenador do curso de Direito da ITE Bauru, o professor Luiz Pegoraro, a profissão do advogado é indispensável à administração e manutenção da Justiça na sociedade.
"O advogado tem um papel fundamental na formação da sociedade, garantindo seu bom funcionamento, pluralidade e democracia".
Ainda segundo Pegoraro, cabe à atividade advocatícia ser uma espécie de negociadora ou conciliadora, capaz de solucionar conflitos, entre partes opostas de um problema.
"É papel do advogado a garantia e o cumprimento do direito do seu cliente, em meio a uma sociedade que está cada dia mais complexa e burocrática", frisa.
Já a reitora da ITE, Cláudia Queda Toledo, que é advogada atuante, lembra que o advogado é, por excelência, aquele que revela as contradições no processo, aquele que traz o argumento, que debate em prol de seu cliente para a concretização da justiça. "O advogado transforma, modifica as convicções. Essa é a grande colaboração da advocacia para a sociedade: a transformação. Com sua atuação, esse profissional aperfeiçoa o Estado Democrático", completa.
Pioneira
O coordenador ainda lembra que, muitas vezes, a própria opinião pública vira-se contra o advogado, e cita um grande jurista brasileiro, Rui Barbosa, que dizia que ninguém é indigno de defesa. "Sendo assim, como em qualquer profissão, jamais se pode generalizar a classe baseando-se em poucos exemplos de má conduta ante ao papel do advogado", pontua.
Nesse sentido, acredita Pegoraro, a ITE sempre se destacou na formação de líderes e advogados renomados nacionalmente, preparando-os ao pleno exercício, orgulhando-se do sério trabalho desenvolvido há mais de 60 anos, quando Ulysses Guimarães foi o primeiro diretor do curso de Direito.
Cláudia ainda pontua que é na busca do aperfeiçoamento profissional da advocacia que o curso de Direito da ITE vem desempenhando sua função social e regional, com a formação de excelentes advogados, também nos cursos de especialização, mestrado e doutorado.
Sobre o palestrante
Rogério Magnus Varela Gonçalves é graduado em Direito pela Universidade Federal da Paraíba, mestre em Ciências Jurídicas pela Universidade Federal da Paraíba (2002) e doutor em Direito Constitucional na Universidade de Coimbra (2010). Também é doutor revalidado pela Universidade Federal da Paraíba e conselheiro federal da OAB.
Atualmente, ele é professor titular do Centro Universitário de João Pessoa, professor colaborador da Fundação Educacional Jayme de Altavila, sócio-fundador do Varela e Negreiros Advogados Associados, fundador do Instituto Eduardo Correia, professor da pós-graduação da Fundação Escola Superior do Ministério Público da Paraíba, professor da pós-graduação da Escola Superior da Advocacia, professor da pós-graduação da Escola Superior da Magistratura Trabalhista, professor da pós-graduação da Universidade Cândido Mendes e professor da pós-graduação da Universidade Potiguar.
Filtros