Evento discute o papel das instituições de ensino nas práticas de sustentabilidade - Instituição Toledo de Ensino

Evento discute o papel das instituições de ensino nas práticas de sustentabilidade

publicado em 02 de setembro de 2020, 11:02

Um ciclo de palestras realizadas no dia 17 de setembro, a partir das 19h (via zoom), falará sobre o papel das instituições de ensino nas práticas possíveis de sustentabilidade. As inscrições também estão abertas à comunidade.

Para participar, estudantes e comunidade precisam se inscrever no site da ITE (página do NAC). Os interessados realizarão um cadastro e, após, será possível a inscrição.

PROGRAMAÇÃO

19h: abertura do evento com a reitora e professora doutora Cláudia Mansani Queda de Toledo e com o gestor Flávio Toledo.

19h10

“Sustentabilidade e desenvolvimento humano”. Palestrante: doutor Enzo Barberio Mariano. Mediadora: professora mestra Marinez Cristina Vitoreli. 

20h30

“Resíduos sólidos e o projeto Unesp Recicla”. Palestrante: professora doutora Rosane Aparecida Gomes Battistelle. Mediadora: professora doutora Daniela Aparecida Rodrigueiro.

21h30 

“ITE Recicla”. Palestrantes: professora mestra Marinez Cristina Vitoreli e professor doutor Rodrigo Luiz Guarnetti. Mediadora: professora mestra Alessa Berretini da Silva Rodrigues

QUEM SÃO

Marinez Cristina Vitoreli - Graduada em Administração (ITE-Bauru-2002), MBA em Gestão Estratégica de Negócios (2007) e Mestrado em Engenharia da Produção pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2010) e Doutoranda em Engenharia de Produção pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (previsão de conclusão em 2023). Atualmente é professora na Instituição Toledo de Ensino de Bauru (desde 2013), onde ministra a disciplina Gestão Estratégica da Produção e Operações e também coordena um projeto institucional denominado "ITE RECICLA", atuando na gestão e melhoria dos indicadores ambientais da instituição.

Enzo Barberio Mariano - Professor assistente doutor no departamento de Engenharia de Produção da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", Campus de Bauru/SP. Coordenador dos programas de mestrado e doutorado em Engenharia de Produção, onde também atua nas linhas de pesquisa operacional e sustentabilidade de sistemas produtivos. Líder do grupo de pesquisa em sustentabilidade e desenvolvimento humano. Ex-editor-chefe e atual editor adjunto da revista Gestão de Operações e Sistemas (GEPROS). Possui graduação em Engenharia de Produção Mecânica pela Universidade de São Paulo (2005) e em Pedagogia pela Universidade Federal de São Carlos - (2011). É também mestre (2008) e doutor (2012) em Engenharia de Produção pela Universidade de São Paulo.

Daniela Aparecida Rodrigueiro - Professora universitária, advogada, graduada em Direito pela Instituição Toledo de Ensino (1993). Mestre em "Sistema Constitucional de Garantia de Direitos" - Instituição Toledo de Ensino (2001). Doutora em Direito pela Instituição Toledo de Ensino (2015). Coordenadora do curso de Direito da Unidade Iteana de Botucatu/SP e de Ibitinga de 2006 a 2012. Coordenadora do Núcleo de Iniciação à Pesquisa Científica da Faculdade de Direito de Bauru de 2005 a 2010. Membro eleita do Conselho de Cursos do Centro Universitário de Bauru da ITE. Professora do Curso de Direito do Centro Universitário de Bauru, mantido pela Instituição Toledo de Ensino e dos cursos de Pós-Graduação Lato Sensu também mantidos pela Instituição Toledo de Ensino. Supervisora do Núcleo de Pesquisa do Centro Universitário de Bauru (de 2013 a 2014). Professora do Curso de Direito da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP).

Rosane Aparecida Gomes Battistelle A pesquisadora possui graduação em Engenharia Civil pela Unesp de Bauru (1986), com Mestrado em Engenharia Civil (Engenharia de Estruturas) pela Universidade de São Paulo (1991), com doutorado em Ciências da Engenharia Ambiental pela Universidade de São Paulo (2002) e Pós-Doutoramento, na área de novos materiais na Universidade de Aveiro - Portugal (2009-2010). Livre-Docência (2011) pela Universidade Estadual Paulista Júlio Mesquita Filho (Unesp). Atualmente é professora da Unesp. Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Estruturas, atuando principalmente nos seguintes temas: construção civil, materiais alternativos e em chapas de partículas compostas de resíduos agroindustriais.

Alessa Berretini da Silva Rodrigues - Doutoranda em Engenharia de Produção FEB/Unesp Bauru. Mestre em Engenharia de Produção FEB/Unesp Bauru (bolsista Capes). Especialista- MBA em Gestão Empresarial. Especialista em Metodologias do ensino a distância. Graduada em Administração com ênfase em Sistemas de Informação e Graduada em Engenharia de Produção. Formada no curso de Música - trompete erudito- pelo Conservatório Dramático e Musical Dr. Carlos de Campos de Tatuí. Experiência profissional na área de implantação, suporte, consultoria e coordenação de projetos de sistemas. Corretora de imóveis. Atualmente é professora e coordenadora do Curso de Engenharia de Produção da Instituição Toledo de Ensino. Sócia-Proprietária da empresa Berretini corretora de seguros (Jaguari Seguros).

Luiz Guarnetti -  Professor coordenador do curso de Engenharia de Produção na Instituição Toledo de Ensino (ITE). Doutor em Energia, Mestre em Engenharia de Produção e Graduado em Engenharia Elétrica. Atua principalmente em projetos e pesquisas envolvendo energia renovável, indústria 4.0 e sustentabilidade.