Ministro da Educação recebe homenagem da ITE e fala sobre sua época de estudante iteano
Nesta segunda-feira (10), a ITE recebeu em suas dependências o ministro da Educação, Milton Ribeiro. O novo responsável pela pasta do MEC formou-se em Direito na instituição em 1990 e foi homenageado com uma placa no hall de entrada do Prédio Pioneiro, espaço que já eternizou a passagem de dezenas de nomes ilustres, entre eles, o também iteano e atual ministro da Justiça, André Mendonça (professor da casa).
O ministro foi recebido pelo gestor Flávio Toledo, pela reitora Cláudia Queda Toledo, coordenadores dos cursos e colaboradores da ITE. Após a cerimônia, doutor Ribeiro seguiu para o estúdio da ITE, onde participou de gravações.
Confira trechos da entrevista que ele concedeu à assessoria de imprensa da ITE, onde fala sobre desafios do MEC e recorda seus tempos de iteano.
Assessoria de Imprensa ITE - O senhor formou-se na ITE em 1990. Quais são as lembranças que carrega?
Ministro Milton Ribeiro - Minhas recordações são maravilhosas. Eu morava em Pederneiras, estudava na ITE de manhã e vinha de ônibus da prefeitura para Bauru. Foi um período muito importante. Tive professores maravilhosos, com relação à presença e conteúdo, por exemplo. Estou aqui agradecendo tudo isso que a instituição me proporcionou. Tive Covid-19 e prometi a mim mesmo agradecer as escolas por onde passei assim que me recuperasse.
Assessoria de Imprensa ITE - O que a ITE representa para o senhor?
Ministro Milton Ribeiro - O objetivo da ITE é realmente a formação das pessoas, diferente do que, infelizmente, a gente vê por aí em instituições que usam a educação apenas para ganhar dinheiro. Isso faz toda a diferença, pois a educação é um bem e não uma mercadoria. E isso eu sempre vi na família Toledo. A ITE tem paixão e seriedade pela educação. Isso é o que eu sempre senti. Impossível não aceitar um convite como este.
Assessoria de imprensa ITE - Qual é o principal desafio da sua gestão no MEC?
Ministro Milton Ribeiro - O primeiro é levar as pessoas a entenderem a importância da educação. Nenhum país conseguiu ter algum progresso sem educação séria, sem investir de fato nas crianças e nos adolescentes. Nossas crianças precisam de conteúdo. Eu creio que esse (a educação básica) é o meu maior desafio. Outro é pacificar.
Assessoria de Imprensa ITE - E o que o senhor quer dizer com "pacificar"?
Ministro Milton Ribeiro - Tenho uma postura pacífica. Em uma reunião com reitores das universidades federais brasileiras, que foi muito boa, eu disse que sei que a maior parte tem uma visão diferente, talvez a maioria seja de militantes ou simpatizantes de esquerda, mas eu disse a eles que temos uma grande coisa em comum: nós todos amamos a educação. Então vamos focar neste ponto em comum e vamos seguir adiante.
Assessoria de Imprensa ITE - O senhor pode deixar uma mensagem para nossos alunos?
Ministro Milton Ribeiro - A mensagem que deixo para os alunos é que levem a sério os seus estudos. Daqui (da ITE), hoje, nós temos dois ministros na administração do País. E nossa base foi a ITE.
Filtros