Novo ministro da Justiça estudou na ITE e hoje é professor na instituição - Instituição Toledo de Ensino

Novo ministro da Justiça estudou na ITE e hoje é professor na instituição

publicado em 28 de abril de 2020, 11:55

Formado em Direito em 1993, atualmente ele integra o corpo docente do programa de Mestrado e Doutorado da ITE

Nomeado para o Ministério da Justiça nesta segunda-feira (27), o doutor André Luiz de Almeida Mendonça, que ocupava o cargo de advogado-geral da União é iteano, formado em Direto pela ITE Bauru em 1993. Desde 2019, ele é professor do programa de Mestrado e Doutorado da instituição, a convite da reitora Cláudia Queda de Toledo e do gestor Flávio Toledo.

Em 2018, Dr. André recebeu uma homenagem da ITE e foi convidado a integrar o corpo docente para uma nova disciplina do Doutorado, que cientificamente aborda os conceitos internacionais sobre o Sistema Anticorrupção no Estado de Direito. A disciplina ministrada é "Sistema Anti-corrupção e Compliance".

Dr. André é o responsável na ITE pelo convênio internacional com a Universidade de Salamanca, onde também é professor. Em entrevista à comunicação da ITE na ocasião de sua homenagem, ele relembrou os bons tempos de estudante, com o objetivo de mostrar aos alunos que com dedicação é possível alcançar seus objetivos mais altos. 

"As lembranças da ITE são muito boas. Eu me lembro dos amigos, dos professores históricos, grandes nomes que passaram pela universidade e que certamente contribuíram para a formação de grandes juristas que o País tem através da ITE. Foram momentos muito gratificantes. Ao mesmo tempo, foram anos difíceis, pessoalmente falando, já que perdi meu pai quando eu estava no meio do curso. Ele ainda era muito jovem quando faleceu e chegou a ser estudante também da ITE. Em Bauru foram anos de muito aprendizado, amadurecimento e de descobertas do Direito. Guardo tudo isso na memória, com muita gratidão. Espero que a faculdade continue formando os profissionais que sempre formou. A ITE sempre foi uma referência no estado de São Paulo", afirmou.

Na ITE, o atual ministro da Justiça ainda fez questão de aconselhar os estudantes de Direito e falar sobre suas experiências pessoais com os estudos. 

"Dediquem-se aos estudos. Eu não parei de estudar um ano sequer desde que eu me formei. Acho que isso é o que faz a diferença:  estudo permanente e conhecimento atualizado", destacou.

Online

Neste último final de semana (24 e 25 de abril) o novo ministro da Justiça deu aula para o Doutorado da ITE pelo aplicativo zoom e dialogou com os alunos sobre as publicações científicas jurídicas sobre temas como confiança, transparência na administração pública e pilares do sistema anticorrupção no Estado Democrático de Direito. 

A ITE registra suas homenagens ao atual ministro da Justiça André Luiz Almeida Mendonça, que construiu carreira sólida na Advocacia Geral da União e que conta com a admiração de seus pares, tanto na carreira jurídica quanto na docência. 

 

Leia também

https://www.ite.edu.br/noticias/1258-ministro-chefe-da-agu-inaugura-edicao-2020-do-programa-de-mestrado-e-doutorado-da-ite

https://www.ite.edu.br/noticias/791-exclusivo-novo-ministro-da-agu-lembra-tempos-de-iteano

https://www.ite.edu.br/noticias/790-formado-na-ite-andre-luiz-de-almeida-mendonca-e-escolhido-para-chefiar-a-agu-do-novo-governo

https://www.ite.edu.br/noticias/1054-ite-celebra-dia-do-advogado-com-palestra-do-ministro-da-agu-nesta-segunda