O jurista e professor Damásio Evangelista de Jesus morreu, aos 84 anos, na noite desta quarta-feira (12), em Bauru. Um dos mais respeitados e conhecidos especialistas em Direito Penal do Brasil, ele faz parte do time de iteanos que entrou para a história. Sua trajetória no direito lhe garantiu renome internacional e autoridade para falar sobre diversos assuntos polêmicos.
Nascido em Cerquilho, Interior de São Paulo, Damásio se formou em Direito pela ITE Bauru em 1960. Dez anos depois fundou, em Bauru, um complexo educacional que leva seu nome. Em 1975, mudou-se para São Paulo e criou um curso preparatório para concursos de carreiras jurídicas, o mais antigo do País.
Familiares, amigos e admiradores se despedem no salão nobre 1 do Centro Velatório Terra Branca, localizado na quadra 5 da rua Gerson França. O sepultamento será sepultado no Cemitério Jardim do Ypê, às 16h30.
Perfil
Damásio de Jesus foi advogado criminalista, parecerista, Chanceler da Faculdade de Direito Damásio, Doutor Honoris Causa em Direito pela Universidade de Estudos de Salerno (Itália) e autor de mais de 20 livros publicados pela Editora Saraiva.
Atuou durante 26 anos no Ministério Público do Estado de São Paulo, tendo se aposentado em 1988 como Procurador de Justiça. Teve papel significativo em trabalhos importantes realizados para o Ministério da Justiça, a Prefeitura da Cidade de São Paulo, a Câmara dos Deputados, o Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária e a Secretaria da Administração Penitenciária do Estado de São Paulo.
Com vasto reconhecimento internacional, atuou também como representante brasileiro nas várias sessões organizadas pela Organização das Nações Unidas (ONU) em todo o mundo, onde já discutiu variados temas, a maioria abordando a prevenção ao crime e a justiça penal, os crimes de corrupção nas transações comerciais internacionais, o controle de porte e uso de armas de fogo, entre outros.
Com informações do JCNET e Damásio Educacional*
Filtros