Iteanos do curso de Direito da ITE Bauru, Raphaela Conte (4º ano B diurno) e João Carlos de Almeida Neto (5º ano B diurno) participaram do Summer School ABDConst "Avanços da Jurisdição Constitucional: diálogos Brasil-Portugal", realizado de 7 a 11 de outubro, na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa.
"Foi uma experiência indescritível. Oportunidade única. Foram cinco dias incríveis de palestras, aulas e debates com renomados juristas brasileiros e portugueses, entre eles o professor Jorge Miranda. Podemos dizer com todas as letras que aprendemos e absorvemos o Direito Constitucional direto da fonte", narra Raphaela.
Os estudantes também representaram a ITE através da apresentação de um resumo expandido com orientação e coautoria da professora doutora Cláudia Queda Toledo, intitulado "Reflexões Críticas Acerca dos Avanços da Jurisdição Constitucional Brasileira e Lusitana: o Ativismo Judicial e a Importância do Diálogo entre os Poderes".
Para João, esta foi a maior oportunidade acadêmica que já tiveram. "Presenciar aula de juristas que apenas conhecemos pelos livros foi algo único. Estivemos no lugar deles por um momento. Foi uma oportunidade sem tamanho estar no berço dos juristas e sermos ali, por alguns instantes, professores/debatedores. Foi incrível", completa.
Summer School
O Summer School consiste em uma semana de atividades de pesquisa, seminários e debates com juristas brasileiros e estrangeiros. Prima-se pela excelência acadêmica e pelo estabelecimento de relações de cooperação científica e institucional com renomadas instituições internacionais, tendo como base o diálogo transnacional. Realizado pela primeira vez em 2013, o Summer School já ocorreu em universidades da Itália e Espanha. Este ano, Portugal recebeu o evento.
Filtros