"Impressão de uma vida melhor" confeccionará próteses craniofaciais
No constante diálogo entre tradição e inovação, a ITE recebeu, no dia 24 de setembro, a visita dos especialistas em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial Patrícia Helena Bernardi e Eduardo Stedile Fiamoncini para firmar uma parceria e dar vida ao projeto "Impressão de uma vida melhor", que terá como base aplicações da tecnologia em modelagem e impressão 3D presentes no Laboratório de Inovação da ITE.
Participaram da reunião o coordenador do curso de Engenharia de Produção, Rodrigo Guarnetti, o assistente de diretoria da ITE, Mauro Toledo, Alexandre Rodrigues (Laboratório de Inovação), além dos alunos Ricardo Dias Hilário (segundo ano de Engenharia de Produção) e Michelle Aparecida Moraes de Souza (terceiro ano de Direito).
O projeto direciona o olhar da ITE para segmentos da área da saúde e, dessa forma, adentrará na área usando a tecnologia já presente na instituição. Serão confeccionadas próteses indispensáveis aos pacientes com deformidades craniofaciais.
"O objetivo principal da parceria é auxiliar o trabalho de especialistas na correção e falhas de deformidades craniofaciais, usando a tecnologia existente em nosso Laboratório de Inovação", comenta o assistente de diretoria da ITE, Mauro Toledo.
Ainda segundo Mauro, o projeto "Impressão de uma vida melhor" permitirá o aprimoramento de estudos e aplicações da tecnologia em modelagem e impressão 3D, dentro e fora do laboratório iteano.
Impressão 3D
Além de conhecerem as instalações do laboratório, os profissionais compartilharam experiências com alunos e professores, abordando principalmente assuntos voltados à prototipagem e impressão 3D em cirurgias de reconstrução craniana.
"A técnica de impressão de biomodelos, que são réplicas compatíveis com a anatomia humana, confeccionadas por impressão 3D é uma área de pesquisa com possibilidades incríveis quando pensamos em inovação", pontua o coordenador do curso de Engenharia de Produção, Rodrigo Guarnetti.
As diretrizes do projeto alcançam todos os cursos da instituição e validam a ideia de que as especificidades de cada curso podem contribuir para a solução de problemas e para a aplicação da pesquisa na área da saúde.
O projeto contribuirá, ainda, de maneira direta, para o desenvolvimento do conhecimento e experiência dos estudantes, professores e colaboradores da ITE, aumentando a bagagem da instituição, que já é referência dentro e fora do Brasil.
Filtros