Professor do curso de Direito da ITE Bauru (e procurador do Estado), Vanderlei Ferreira de Lima está em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, onde participa entre os dias 28, 29 e 30 de agosto do "IV Congresso Mundial de Justiça Constitucional", com o trabalho "A atuação voluntária de universitários no combate à exploração infantil e na concretização dos direitos fundamentais das crianças e dos adolescentes".
"Precisamos humanizar o ensino superior. A atuação voluntária de universitários na proteção de pessoas que se encontram em situação de vulnerabilidade é um bom e importante começo", comenta.
Ainda segundo o professor, seu trabalho defende a contribuição de universitários para o fim da triste realidade que é a exploração infantil: exploração pelo tráfico, pelo trabalho nas esquinas, pela mendicância, pela vadiagem...
"Devem e podem contribuir para que todas as crianças tenham oportunidade de frequentar escola pública gratuita e de qualidade em período integral, no mínimo até os 14 anos de idade. Lugar de criança é na escola estudando e desenvolvendo atividades lúdicas", grifa.
O professor ainda pretende esclarecer a sociedade, notadamente a classe empresarial, sobre a necessidade de contratação legal do adolescente aprendiz.
"Precisamos propiciar vagas de trabalho ao adolescente a partir de 14 anos. Eles querem e precisam trabalhar. O que está faltando é oportunidade. O futuro melhor de nosso País depende do cuidado, proteção e educação que propiciamos para as nossas crianças e adolescentes", finaliza.
Filtros